Vizualizar Versão Completa : Evolução: CDMA & GSM 3G


Nosyel
13-10-2008, 02:47 PM
Diante de diversas mudanças tecnológicas que estão ocorrendo no nosso País como, a chegada da televisão digital, acompanhamos o desenvolvimento da rede das operadoras de telefonia móvel. Atualmente, as chamadas de voz já atingiram seu nível de evolução máximo e deram espaço para a chegada da nova geração da rede de dados: GSM 3G.
A necessidade atual dos usuários por conectividade e informações on-line gerou uma alta demanda de desenvolvimento de redes de dados mais rápidas e de novos equipamentos. Tanto é que pudemos acompanhar de perto a migração da tecnologia móvel CDMA, que hoje possui cobertura apenas em alguns estados, para a tecnologia GSM, que possui cobertura em todo o território nacional.
Hoje, o que acontece é a convergência das tecnologias móveis na terceira geração, que passou por CDMA EV-DO e GSM EDGE, unindo-se em UMTS (WCDMA/HSDPA). Estas tecnologias são voltadas para a otimização do tráfego de dados (Internet Móvel), oferecendo taxas de até 7,2 Mbps, ou seja, uma boa velocidade e atende as necessidades dos usuários através do acesso a e-mails, páginas da Web, envio e recebimento de imagens, sons, vídeos em alta velocidade e até a chamada de vídeo-conferência.
As novas tecnologias previlegiam as conexões de dados em relação a voz por alguns motivos. Um deles é que as chamadas convencionais de voz já possuem uma boa qualidade: são limpas e estáveis. Além de não poderem ser estendidas a locais subterrâneos (onde não há sinal), o tráfego de voz “desperdiçam” os recursos da rede e são “caras” para as operadoras.
Por outro lado, as conexões de dados oferecem infinitas opções de conteúdo e a sensível diferença de ser compatível com outras formas de conexão, o que permite distribuir os recursos de rede de acordo com as necessidades dos usuários, em dado momento. As conexões de dados mudaram a forma de tarifação, substituindo a contagem de tempo por MegaBites trafegados, o que resultou em uma agradável redução nos valores das contas de telefonia móvel no final do mês.
Acompanhando a evolução das conexões de dados, vemos a chegada de muitos players e infinitas quantidades de modelos de aparelhos, desde os mais básicos até os mais completos, com funcionalidades que incluem até GPS. Exemplos desta diversidade podem ser vistos nas vitrines das operadoras: modems para acesso a internet e PDAs que realmente substituem computadores em determinadas utilizações como na automação da força de vendas.
Então, podemos afirmar que a nova geração de telefonia móvel deve impulsionar o setor de telecom com inúmeras novidades em produtos e serviços, principalmente, relacionados a dados. Então, viva a evolução! Que ela traga todos os benefícios anunciados.

Guinhow N95
13-10-2008, 03:30 PM
muito bom o tópico ;)

Nosyel
13-10-2008, 04:02 PM
muito bom o tópico ;)
vlw guinhow sempre pesquisando para melhor deixar informado nossos membros, brigadão awe e abraços!!! ;)