Vizualizar Versão Completa : Samsung enfrenta perspectivas desfavoráveis em televisores


jr.hard
07-10-2010, 06:34 PM
Samsung enfrenta perspectivas desfavoráveis em televisores

As projeções de lucro decepcionantes da Samsung Electronics causaram preocupações quanto a uma possível desaceleração devido à queda dos preços de seus principais produtos, motivando queda de suas ações após o fim de uma sequência de resultados trimestrais recordes da empresa.

A maior fabricante mundial de chips de memória, que tradicionalmente supera até mesmo as mais otimistas das projeções do mercado, está enfrentando perspectivas desfavoráveis, já que uma economia mundial frágil prejudicou a demanda por televisores e computadores.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) antecipa que o crescimento mundial se reduza a 4,2% no ano que vem, ante a previsão de 4,8% para este ano, devido aos problemas nas economias avançadas.

A Samsung, que também é a segunda maior fabricante mundial de celulares e a líder no mercado de LCD, estimou que seu lucro operacional e faturamento ficarão abaixo do consenso do mercado para o período de julho a setembro.

"O desempenho dos painéis de cristal líquido [LCD] e dos televisores parece pior que o esperado e a pressão de queda nos resultados só vai crescer com a queda nos preços dos chips e os cortes de preços mais altos pelos fabricantes de televisores", disse o analista Chung Young-woo, da Korea Investment & Securities.

"A alta sazonal que costuma acontecer na demanda devido às festas de final de ano será menor, desta vez, e uma recuperação no faturamento é improvável antes do início do ano que vem", acrescentou.

A Samsung, primeira empresa de tecnologia de alcance mundial a apresentar números preliminares para os resultados do trimestre encerrado em setembro, pode servir como referência aos investidores de tecnologia, em companhia da Intel e da AMD, que divulgam seus balanços na semana que vem.

A companhia se saiu bem na disputa com a rival Micron nos chips e manteve a liderança nos televisores em disputa contra a Sony e a Panasonic.

Os analistas preveem queda do lucro da Samsung a 4 trilhões de won no trimestre em curso, e que se mantenha por volta desse nível até o segundo trimestre do ano que vem devido aos preços baixos dos chips e telas planas.

As ações da Samsung, empresa de tecnologia da Ásia com maior valor de mercado, caíram 2,9% nesta quinta-feira.

A empresa informou que prevê lucro operacional no trimestre encerrado em setembro de 4,8 trilhões de won, na faixa de 4,6 trilhões a 5 trilhões de won, abaixo do consenso do mercado de 5,2 trilhões de won.

Isso seria uma queda de 4% em relação ao recorde de 5 trilhões de won no trimestre anterior, mas 14% acima dos 4,2 trilhões de won registrados um ano antes.

O balanço oficial da Samsung será divulgado no final de outubro.


fonte: folha.com (uol)