Vizualizar Versão Completa : Site mostra ranking de usuários mais influentes do Twitter


Ivonei Farias
23-09-2010, 04:33 PM
http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/09/23/01zrankingg.jpg
Site mostra ranking dos mais influentes por
assuntos mais comentados (Foto: Reprodução)

Avaliação não leva em conta celebridades com mais seguidores.
Pesquisa considera os assuntos mais comentados no momento.


O ator Ashton Kutcher tem mais de cinco milhões de seguidores e o compositor John Mayer, antes de fechar sua conta, superava os 3,7 milhões. Porém, ter um grande número de seguidores no Twitter não é garantia de ser influente.
Pesquisadores da Northwestern University, nos Estados Unidos, revelaram tecnologia que permite avaliar as dezenas de milhões de tweets enviados a cada dia no microblogs e determinar as pessoas mais influentes quanto aos assuntos mais comentados. E elas podem não ser as celebridades com mais seguidores.
"As pessoas acreditam que, só porque você tem grande número de seguidores, tem o potencial de influenciar, e não é assim que acontece," disse o professor Alok Choudhary, diretor do departamento de engenharia elétrica e ciência da computação da Northwestern, em Illinois.
O astro dos esportes LeBron James, por exemplo, pode influenciar as pessoas quando escreve no Twitter sobre basquete, mas tem menos influência caso esteja expressando suas ideias sobre a indicação de um novo juiz para a Corte Suprema, segundo explicação de Choudhary.
"A ideia era como determinarmos quais são os tweets importantes e quem são as pessoas que realmente influenciam as demais em tempo real," ele explicou em entrevista.
Ranking
Usando pesquisa de dados de texto em escala maciça, análise de redes e indicadores de resposta em tempo real, Choudhary e Ramanathan Narayanan, alunos de pós-graduação da universidade, desenvolveram um site que oferece um ranking sobre os tweeters mais importantes quanto a cada tópico.
Ainda que o Twitter, que limita suas mensagens a 140 caracteres, só tenha quatro anos de idade, se tornou um site de redes sociais imensamente popular, semelhante ao Facebook e ao LinkedIn, com 145 milhões de usuários e uma média diária de 90 milhões de tweets.
"Assim, que tweets você deveria ler? Que tweets estão sendo lidos pelos especialistas em mídia quanto a qualquer dado assunto, a exemplo de política, lei, moda e alimentos? Nós fornecemos essa informação," disse Narayanan.
Fonte: G1