Vizualizar Versão Completa : [Tutorial - V8] Particionando a memória de 2GB


Ivonei Farias
22-09-2010, 04:42 PM
Vamos aprender como criar uma nova partição na memória de 2GB é um procedimento avançado e um pouco complicado , leiam com atenção e não pulem nenhuma etapa.


Você precisa da MP Elysseum (Aqui (http://www.motomodd.net/4394-v8-mp-elysseum-by-kleto.html)) ou MPKG básico e as seguintes atualizações:


busybox.1.14.ins ( em anexo)
tools_ext.ins ( em anexo)

Basta copiá-los para o seu V8 e instalá-los clicando sobre eles com o gerenciador de arquivos do V8(File Manager).



Agora conecte com o cabo USB para PC e telnet iniciar com um MS-DOS prompt de comando onde você digita

"telnet 192.168.16.2"

em seguida, faça login como "root"

OK, a primeira coisa a fazer é desmontar o cartão de memória de 2GB (/ dev / MMC), mas antes que isso pode ser feito é necessário que haja alguns programas fechados que o acesso a memória de 2GB, e enquanto o V8 utiliza a memória de 2GB não é possível desmontá-lo, mas os 2GB de memória precisa ser desmontada para que possa ser particionada.

Assim, o primeiro comando é

"ps-a"

Isto irá listar todos os programas atuais que estão em execução, agora encontrar a primeira aparição de

/ Usr / SYSqtapp windowsserver / windowsserver-qws

e

/ Usr / bin mfmsp / mfmsp

tomar nota do número à esquerda (é o PID ou Programa ID) de como você vai precisar deles.

Por exemplo no meu V8 / usr / SYSqtapp / windowsserver / windowsserver-qws tem um PID de 74 e / usr / bin / mfmsp / mfmsp tinha um PID de 292, estes irão ser diferentes no seu V8, mas em algum lugar nesse intervalo.

A fim de fechar esses você precisa do "Kill" comando seguido do número PID, por isso para o meu V8 eu entraria

"Kill 74"

e, em seguida

"Kill 292"

se você fizer outro

"ps-a"

você não deve ver qualquer um desses programas em execução.

Agora digite

"umount / dev/mmca1"

Se você receber a mensagem de que não pode ser desmontada, uma vez que ainda está ocupado, então você não pararam os programas direito.

Uma vez que a memória de 2GB é desmontado pode ser dividido.

Agora, entra

"busybox fdisk / dev / mmca"

http://img37.imageshack.us/img37/8572/capturaf.png (http://img37.imageshack.us/i/capturaf.png/)

O programa deve começar fdisk

Você pode usar o "m" de comando para exibir todas as outras opções, como:

p (olhar o que está disponível, deve ser a partição atual)

d (auto-selecionar e excluir)

p (o que não está mais no controle da partição)

n (criar uma nova)

p (o que é primário)



Agora vamos criar 3 partições uma fat com ~ 965MB / dev/mmca1, uma ~ 965MB ext2 como / dev/mmca2 eo resto como uma partição swap em / dev/mmca3

Mas primeiro temos que apagar a partição existente e que fizemos com o comando

"d"

Quando perguntado o número da partição basta digitar 1

http://img198.imageshack.us/img198/1257/capturac.png (http://img198.imageshack.us/i/capturac.png/)

Agora, verifique com o "p" de comando e ele deve estar vazia.

Agora vamos criar algumas partições. O primeiro deles é como a mmca1 de idade, mesmo nome, o mesmo sistema de arquivos somente menores.

Comece com comando "n" para criar uma nova partição, então "p" select para partição primária. Como esta é a nossa primeira partição digite "1" para o número da partição.

http://img44.imageshack.us/img44/3582/capturas.png (http://img44.imageshack.us/i/capturas.png/)

O tamanho desta partição é geralmente apresentado em cilindros e os 2GB de memória tem 995 deles, porque queremos que apenas menos da metade então entramos 1 para o primeiro cilindro e 480 para o último cilindro.

Verifique com o comando "p"

Você vai ver que a partição / dev/mmca1 vai de 1 cilindro para cilindro de 480, tem um tamanho de 967.648MB e um sistema de arquivos de 83, que é o Linux. Mas, porque queremos a FAT (atualmente fat16), que é o sistema de arquivo original temos que mudar isso usando o "t" de comando. Desta vez, não estamos sendo perguntar qual partição queremos mudar e como só existe uma, mas com as próximas que serão solicitados. Você deverá ver "Hex code (type L a lista de códigos):" Agora, tipo "L" e na lista a seguir você verá que o código para o FAT16 é de 6, faça também uma nota do Linux (83) e swap ( 82) como aqueles que você precisa para as próximas duas partições. Por agora, basta digitar "6".

Verifique com o comando "p eo sistema de arquivos mudou.

Próximo partição é o mesmo tamanho (480 garrafas) será também uma partição primária (/ dev/mmca2) com o Linux do sistema de arquivos 83.

Primeiro "n" seguido por "p" e "2" como esta é a nossa segunda partição.

http://img199.imageshack.us/img199/139/capturaz.png (http://img199.imageshack.us/i/capturaz.png/)

Primeiro cilindro é 481 e o último cilindro é 961 (481 +480 = 961).

OK, verifique com comando "p", não se preocupe se as partições não têm o mesmo tamanho exato para o último byte, eles iram precisar de formatação de qualquer maneira mais tarde.

Desta vez, o sistema de arquivos está correta, pois queremos que ele seja Linux (83).

Então agora para a última partição.

Novamente começam com "n", seguido por "p" e "3" como esta é a nossa terceira partição, desta vez você pode aceitar os valores padrão para o cilindro e sobrenome.

Verifique com "p" e você verá que o sistema de arquivos em / dev/mmca3 é 83, mas precisamos que ela seja 82 (Linux swap), assim que entrar em "T", seguido por "3" como nós queremos mudar o sistema de arquivos na nossa terceira partição e o código hexadecimal é "82".

Verifique novamente com "p" e agora tudo parece perfeito.

Agora, se você deseja tamanhos diferentes que você pode fazer isso alterando o número do cilindro para cada partição, mas primeiro você deve excluí-los com o "d" comando seguido da partição que pretende eliminar, como "d" "3", então " d "" 2 "e, finalmente," d "," 1 "e começar de novo.

Quando estiver satisfeito com as partições use o "w" de comando, que irá escrever a tabela de partição.

Fdisk irá gravar a nova tabela de partição e você pode ter algumas mensagens, que você pode ignorar.

Agora precisamos formatar as partições recém-criadas, mas é preciso reiniciar para que o V8 pode ler as tabelas de partição de novo e nós temos que usar o telnet novamente.

O primeiro (/ dev/mmca1) será o formato usando o V8, basta abrir o gerenciador de arquivos após a reinicialização e quando você clica em memória estendida, você receberá uma mensagem de que este não como foi formatada e se você quiser formatá-lo Agora>vai fazê-lo.

Agora precisamos formatar as partições, segundo e terceiro. Para isso, precisamos telnet novamente e uma vez conectado digite o seguinte comando

"mke2fs-j / dev/mmca2", que irá formatar / dev/mmca2 com o sistema de arquivos Linux ext2 com journaling, que é realmente ext3. Um sistema de arquivos com diário tem a vantagem de poder se resiste offs súbita. como remover a bateria, muito melhor o sistema de arquivos ext2 normal.

Agora, entra

"busybox mkswap /dev/mmca3 ", que será o formato da dev/mmca3 / Linux com o sistema de arquivos swap.

Para ativar o swap basta digitar "swapon / dev/mmca3" Check on-V8 em Tweaks> System Info e você vai ver a partição de swap.

Feito! Quase!

Agora você tem particionada e formatada a sua memória de 2GB, mas não termina aqui, como você deseja que o V8 para ter acesso às partições. Este é o pouco complicada, não em termos de como fazer isso, mas mais no caminho onde pretende que o novo / dev/mmca2 sendo montada. Vou usar um exemplo, mas você pode naturalmente escolher qualquer outra pasta ou caminho, mas o princípio continua o mesmo. Primeiro, precisamos de uma nova pasta em algum lugar da leitura / gravação de arquivos de sistema do V8, que servirá como um ponto de montagem / dev/mmca2. Optei por criar uma nova pasta "extra" em / ezxlocal / download / mystuff. Eu faço isso com o comando "mkdir / ezxlocal / download / mystuff / extra". OK, eu já criou uma nova pasta que será o nosso ponto de montagem / dev/mmc/mmca2. A montagem é feita com este comando.

"mount-t ext3 / dev/mmca2 / ezxlocal / download / mystuff / extra"

Se você usar o gerenciador de arquivos V8 e você ir para / download / ezxlocal / mystuff / extra que você verá apenas uma pasta chamada "Lost and Found", que é a pasta em Linux para todos os arquivos que são apanhados depois de um poder repentino fora.

Unfortunaltely este monte de comando precisa ser executado depois de cada reinicialização ou incluídos no firmware. Mesmo com a partição de swap dev/mmca3, onde um swapon "simples / dev/mmca3" vai fazê-lo. Então você tem que criar um script que contém o swapon "/ dev/mmca3 comando" e "mount-t ext3 / dev/mmca2 / ezxlocal / download / mystuff / comando" extra, copiar este script em / download / ezxlocal / mystuff e executar com FV Gerenciador de Arquivos( FV File Manager).

Alternativamente, você pode editar o CG36/etc/fstab e entrar lá como essas

/ dev/mmca2 / ezxlocal / download / mystuff extra / ext3 defaults 0 0

/ dev/mmca3 none swap sw 0 0



Finalmete terminado .



Créditos: rasputin007



Tradução: Ivonei Farias™

Aleexx2
23-09-2010, 12:46 AM
Bom tuto valeu :up:

guinho w.a
23-09-2010, 11:43 AM
Vlws maninho, mas pode postar o download do arquivo a baixar nos processos, colocar a frase (Procure no Google), é um convite ao usuário a deixar o forum. ;)

Arquivos sem direitos autorais ou Copyrights podem ser anexados no forum, arquivos com direitos autorais ou Copryrights podem ser anexados em servidores externos como *******, ********** e etc...

Ivonei Farias
23-09-2010, 04:20 PM
Blz maninho, eu tenho em meu HD virtual no ******* mas aqui no trampo é infelismente bloqueado o site , assim que chegar em casa em anexo o link.:up:
:Edit:
Prontinho, esta em anexo no primeiro topico:up:

guinho w.a
01-10-2010, 01:00 PM
Blz maninho, eu tenho em meu HD virtual no ******* mas aqui no trampo é infelismente bloqueado o site , assim que chegar em casa em anexo o link.:up:
:Edit:
Prontinho, esta em anexo no primeiro topico:up:
Vlws maninho. :)