Vizualizar Versão Completa : [TUTO] Criando seus arquivos MGX


Liine meksquer
11-11-2009, 07:51 PM
►Para quem não sabe do que se tratam, MGX são aplicativos que poderão ser executados em celulares MotoLinux que tenham o MpkgBox instalado.
Procure saber quais os flashes que possuem o MpkgBox e quais os MGX já disponíveis.Para iniciar o Desenvolvimento, você irá precisar desses 2 programas:
Notepad++
http://www.*******.com/file/133774957/b07c88bb/Notepad_-_DARKSCARFACE_Moderador_GSMFans.html

7-Zip
http://www.*******.com/file/133773175/ff80e214/7-Zip_-_DARKSCARFACE_Moderador_GSMFans.html (http://www.*******.com/file/133773175/ff80e214/7-Zip_-_DARKSCARFACE_Moderador_GSMFans.html)

►Vamos conhecer um pouco a estrutura de um arquivo:-
(um exemplo de aplicativo)
jhowepanda.mgx (onde na verdade, o arquivo MGX é um arquivo zip renomeado)

Dentro deste arquivo teremos a seguinte estrutura:-


jhowepanda/(diretório)
jhowepanda/jhowepanda.cfg (arquivo básico de configuração)
jhowepanda/icone.png
jhowepanda/outros arquivos.xxx

►Arquivo cfg: é a base do MGX. Nele estarão todas as configurações básicas do aplicativo.

Ele deve possuir o seguinte conteúdo:


NomeDoAplicativo.cfg
Name = NomeDoAplicativo
Author = Seu nome
Version = Versão da sua aplicação
Icon = (Arquivo de imagem formato PNG de 48x48 pixels)
Exec = (arquivo/script a ser executado)
Comment = Comentários em geral que você queira fazer.

Quando você instalar o arquivo MGX no seu MotoLinux o conteúdo do arquivo será extraído para algum dos seguintes diretórios:

►/mmc/movinand1/mpkgbox/ (memória telefone)
ou
►/mmc/mmca1/mpkgbox (cartão de memória)

►Procedimento para criação:-



Crie um diretório qualquer (nova pasta) em alguma local do seu computador, neste caso, pegarei o exemplo do arquivo citado acima (jhowepanda).
Abra o Notepad ++ e crie um arquivo novo. Ele deve ser do tipo ANSI UNIX. Para isso basta fazer a conversão utilizando o menu Formatar.
Adicione para o seu arquivo o seguinte conteúdo:-

Name = jhowepanda
Exec = jhowepanda.sh
Icon = jhowepanda.png
Version = 1.0
Author = DARKSCARFACE
Comment = Esse é meu primeiro programa MGX
Salve o arquivo novo com o nome jhowepanda.cfg na pasta que você criou, no meu caso jhowepanda.
Encontre um arquivo de imagem qualquer, redimensione para 48x48 pixels, converta para o formato PNG e colocque na pasta criada jhowepanda. Este será nosso ícone.
Agora você irá criar mais um arquivo no Notepad ++, convertendo novamente para Unix e colocando este conteúdo no arquivo:-

#!/bin/sh
mypath=${0%/*}
export PATH=${0%/*}:$PATH

showQ "jhowepanda" "jhowepanda" "2"

Salve o arquivo como jhowepanda.sh. A formatação deve ser Unix script file (*.sh;*.bsh)
Bom, se tudo estiver correndo bem, até aqui deveremos ter 3 arquivos dentro de nossa pasta.
Compacte a pasta jhowepanda para o formato Zip.
Importante: recomendo utilizar o 7-Zip com o método de encriptação AES-256.
Com o arquivo Zip criado, basta renomeá-lo para mgx (extenção .zip ► .mgx), transferir para seu celular e instalar.
►Dicas:

1- Você pode editar qualquer arquivo do seu MGX diretamente nas pastas onde eles foram instalados:
/mmc/movinand1/mpkgbox/ (memória telefone)
/mmc/mmca1/mpkgbox (cartão de memória)
Assim não será necessário recompilar novamente seu MGX e refazer o processo de instalação.

2- Localização dos scripts de inicialização, por ordem de execução:
Não esqueça de sempre converter os arquivos para codificação Unix/Linux.

2.1 Primeiros scripts a serem executados:
/mmc/mmca1/first.txt
/mmc/movinand1/first.txt

2.2 Fontes customizadas ( pasta arquivos desconhecidos)
/mmc/movinand1/unKnown/myfont.ttf
/mmc/movinand1/unKnown/mynum.ttf

2.3 Outros locais de scripts de inicialização
/ezxlocal/autorun.txt

/mmc/mmca1/autorun/S??* (pasta raiz do cartão de memória)
/mmc/movinand1/unKnown/S??* ( pasta arquivos desconhecidos )
Exemplo: S01ScriptA.lin, S02ScriptB.sh, S03ScriptC.txt, S04ScriptD

3- Você pode testar previamente todo o seu script via telnet.

4- Alguns comandos úteis e bastante utilizados:
showQ, showRadio, mot_reboot, mot_shutdown, mount, umount, mv, cp, case

Créditos: DARKSCARFACE

Aleexx2
12-11-2009, 11:06 AM
Bom isso na verdade seria compactando ou editando um MGX porque criar mesmo é outros 500, você citou algumas Linguagens, mais utilizados pelos programadores, mais tem que se estudar bastante pra aprender a programar depois compilar e ai sim compactar em MGX ou MPKG dependendo da Plataforma, eu recomendo pra quem quer ser um programador procurar por apostilas na net e ir aprendendo a pelo menos criar um script simples ai sim é o começo de tudo...

As principais Linguagens usadas nesses aplicativos são

C, C++ , Shel Script , Python , Bash ;)

guinho w.a
12-11-2009, 11:14 AM
Ótimo tópico, mas o principal DARKSCARFACE não colocou, que é a criação dos Scripts hehe.

Até..

Liine meksquer
12-11-2009, 11:25 AM
Bom isso na verdade seria compactando ou editando um MGX porque criar mesmo é outros 500, você citou algumas Linguagens, mais utilizados pelos programadores, mais tem que se estudar bastante pra aprender a programar depois compilar e ai sim compactar em MGX ou MPKG dependendo da Plataforma, eu recomendo pra quem quer ser um programador procurar por apostilas na net e ir aprendendo a pelo menos criar um script simples ai sim é o começo de tudo...

As principais Linguagens usadas nesses aplicativos são

C, C++ , Shel Script , Python , Bash ;)


É, realmente tudo isso é muito complexo.
Mas pra quem já é programador, e gostaria de saber um pouco
mais, este tuto é bom. ;D
Ótimo tópico, mas o principal DARKSCARFACE não colocou, que é a criação dos Scripts hehe.

Até..

Nisso não posso optar,porque não entendo muito. rssrrs
Mas se quizer posso procurar um tuto ensinando...