Vizualizar Versão Completa : Consertando Os Icones Dos Jogos


Liine meksquer
23-10-2009, 11:01 AM
Todos ja devem ter reparado que muitos jogos em java ficam na lista do celular sem icone, aparecendo apenas o icone padrao (uma bolinha vermelha)
Isso acontece porque mesmo alguns dos melhores jogos como os da gameloft, vem com a imagem de icone fora do padrao que o celular aceita...
Por exemplo: o C650 aceita apenas icones com resolucao 15x15 pixels.
Entretanto muitos jogos vem com o arquivo de icone com resolucao superior... uma simples resolucao de 16x16 basta para que o celular nao aceite o icone.
Para resolver isso basta descompactar o arquivo .JAR, achar o arquivo de imagem correspondente ao icone (sempre estao na extensao .PNG), abrir ele no Photoshop e redimensiona-lo (usando a funcao resize) para 15x15 pixels.
Ao salvar o arquivo no próprio Photoshop o arquivo vai ficar muito maior do que o original. Entao recomendo salvar o arquivo na extensao .BMP primeiramente. Depois voce abre esse arquivo BMP no Paint e dentro do Paint salva ele em PNG. Assim ele vai ficar com um tamanho parecido com o anterior.
Substitua o arquivo que vc redimensionou pelo arquivo original que estava dentro da pasta onde voce descompactou o arquivo .JAR e compacte todos os arquivos da pasta novamente com o Winzip (ou com o winrar: usando a compressao ZIP) e renomeie o arquivo de .ZIP para .JAR
Gere um arquivo .JAD com o programa JADGen ou JADmaker e pronto, seu jogo sera instalado com o devido icone sendo exibido na lista de jogos do celular.

- Em telefones de tela 128x128, o ícone dos jogos tem 15x15 de tamanho.
- Em telefones de tela 176x220, o ícone dos jogos tem 29x29 de tamanho.

Mas lembrando que isso não pode ser feito com qualquer aplicação...o Notepad e o StopWatch, por exemplo, simplesmente não têm ícone. E não dá pra mudar isso em MIDlets já instaladas, não sei pq (Mesmo alterando o ícone dentro do jar, ele num aparece na relação). =/
De qqr forma eu alterei o ícone da bolinha vermelha, o padrão (pra quem não sabe, está na pasta a/: é o j2me15x15icon_VSCL.png. Só troquei ele por uma cópia de outro png que está na mesma pasta: j2me15x15icon.png, que é mto melhor!
Existem duas outras possibilidades:
1ª - Voce nao quer deletar o seu programa e instalar novamente.
Voce pode corigir o icone facilmente enviando o icone corrigido para a pasta kjava do seu celular... vc reinicia e o icone aparece
(o icone deve conter o nome correspondente ao nome da aplicacao, se o jogo se chama j2me3.jar dentro da pasta kjava o icone deve ter o nome j2me3.png)
2ª - O jogo nao possui icone, ou seja nenhuma das opcoes anteriores funcionam:
Toda a Aplicacao .JAR tem uma pasta chamada "META-INF"
Dentro dela existe o arquivo chamado "MANIFEST.MF"
Esse arquivo é facilmente editável abrindo ele pelo bloco de notas.
Esse arquivo tem todas as informacoes que o arquivo JAD tem, menos o tamanho pois só se sabe o tamanho exato quando se compacta no final.
Se o jogo nao possui icone, adicionar um icone apenas nao basta jogar um icone la... voce tem que editar esse arquivo inserindo a seguinte informacao:
MIDlet-Icon: /icon.png
Acrescente essa linha de comnado no arquivo... feche e salve...
Agora vc deve inserir um icone com o nome icon.png dentro da pasta raiz do jogo...
Compacte o jogo usando o winzip (ou winrar com compressao ZIP)
Renomeie o arquivo de .ZIP para .JAR
Crie um arquivo .JAD
Instale o jogo é vá para galera...!!!
Ou pegue o .jar q vc acabou de modificar e o .jad q vc acabou de criar a partir desse .jar modificado e substitua os q estão na pasta kjava por eles!!!

Observações:
- Em alguns o ícone não se chama icon... se chama simplesmente i, ou em outros está dentro de uma pasta "icons"... mas nada que a edição do meta-inf não resolva style_emoticons/<#EMO_DIR#>/biggrin.gif. Ainda, tem uns que têm o ícone, que ele se chama icon, mas não aparece porque o path no meta-inf tá errado... percebi isso em todas as versôes do fantasy warrior. De novo, é só editar o meta-inf;
- Não sei se na versão do winRAR de vcs funciona, mas na minha eu consegui editar tudo sem descompactar, o que poupa tempo e serviço (descompactar, editar, renomear... blah, que saco!)... Muito legal!
- Em vez de usar o Photoshop pra redimensionar, eu uso o Picture Manager. Isso é bom falar primeiro porque não é todo mundo que tem Photoshop, e Picture Manager todos têm porque vem no Office (é só procurar!), e segundo porque ele não aumenta o tamanho do arquivo em bytes como o Photoshop. E tbm porque ele é muito fácil de usar, permitindo não só redimensionar mas também cortar, para aqueles ícones que nem quadrados são, como o do Zelda que estava em 10x13 no meu .jar;
-E pra finalizar, nada impede que vcs usem qualquer arquivo de imagem pra criar ícones personalizados! É só salvar como png, deixar do tamanho certinho e jogar no .jar. Eu fiz isso com o Mission Impossible, porque achei o ícone muito pobrezinho e resolvi substituir pelo logotipo original do cartaz do filme!

Créditos: Jk2 e Liine Meksquer ( Observações )

guinho w.a
23-10-2009, 08:12 PM
Boa Line, lembrando também que esta mudança ou conserto pode ser feita de uma forma simples se usando o MotoMidman. ;)

Até..