Vizualizar Versão Completa : Gravando CD Utilizando o Windows XP


guinho w.a
18-08-2008, 10:36 AM
COMO GRAVAR CDS DIRETAMENTE PELO WINDOWS XP
SEM UTILIZAR UM PROGRAMA EXTERNO

O Windows XP possui suporte à gravação integrada de CDs. Isso quer dizer que você pode gravar CDs (em especial CDs de dados) utilizando recursos do próprio sistema, de uma forma fácil e rápida.
É só copiar os arquivos que você quer gravar, e colá-los na unidade de CD. Assim como você colaria numa pasta qualquer, abra o 'Meu computador' e dê um duplo clique no ícone da unidade de CD - mesmo que não tenha nenhum CD inserido na unidade. Cole os arquivos aí dentro, eles aparecerão com um sinal de "+" no ícone, indicando que podem ser gravados, mas que ainda não estão no CD. Uma notificação será exibida perto do relógio, e clicando nela a pasta do CD será aberta. Pronto, insira o CD virgem (ou mesmo já com conteúdo, desde que o Windows o reconheça) e dê o comando para gravar... Vamos ver passo a passo, tela a tela.
Antes de colocar o CD no drive, copie os arquivos ou pastas que você quer gravar no CD e cole na unidade de CD. Eles serão na verdade gravados em uma pasta temporária, e após a gravação eles serão excluídos desta pasta - os originais continuarão normalmente. No exemplo, vamos copiar uma pasta com diversos arquivos:
Copiamos a pasta normalmente, clicando com o botão direito do mouse e escolhendo 'Copiar'. Você pode utilizar também o menu 'Editar > Copiar' ou o botão da barra de ferramentas, ou ainda, clicar no ícone do(s) arquivo(s) ou pasta(s) a ser(em) gravado(s) no CD e escolher 'Enviar para > Unidade de CD-RW...'

Para colar no CD utilize os métodos convencionais. O CD não precisa estar na unidade de disco. Você também pode arrastar arquivos para a tela do CD.

Aguarde a cópia dos arquivos. É como se fosse para
uma pasta do seu computador, que é na verdade
para uma pasta temporária.

Agora insira o disco e abra a unidade gravadora de CD pelo 'Meu computador' e note os arquivos que serão exibidos. Se você não quiser gravar alguns deles, selecione-os e pressione a tecla 'Delete', assim como você exclui arquivos de uma pasta qualquer. Quando estiver pronto para gravar, clique em 'Gravar estes arquivos no CD', no painel de tarefas à esquerda.

O 'Assistente para gravação em CD' será iniciado. Dê um nome curto que identifique o CD, apenas para uma referência e para o rótulo do volume. Feche os outros programas, caso estejam abertos, para liberar recursos do sistema. Clique então em 'Avançar'.

Agora 'sente e relaxe enquanto os arquivos são gravados no seu CD'. O processo pode ser rápido se forem poucos arquivos ou poucos Megabytes, mas se demorar e o indicador de andamento estiver em atividade, aguarde - não é recomendável interromper uma gravação de CD, você pode inutilizar a mídia e todos os dados que ela já possua. O processo consiste na preparação dos arquivos e do CD, verificação do CD, cópia dos arquivos propriamente dita e finalização do CD, para que ele possa ser acessado por qualquer sistema, como um CD padrão. Para gravar CDs de áudio a serem tocados em aparelhos de CD, você deverá utilizar um programa específico, tal como as novas versões do Windows Media Player ou um programa externo, como o Nero Express, por exemplo.

A finalização será exibida, e o CD será ejetado da unidade automaticamente. Ao clicar em 'Concluir' os arquivos temporários que foram utilizados serão removidos. Se você pretende gravar os mesmos arquivos em outro CD no mesmo instante, marque a caixa de seleção 'Gravar estes arquivos em outro CD' e continue.