Vizualizar Versão Completa : Problema com meu V8, reinicia e teclado nao funciona


pilha2009
14-09-2009, 01:36 AM
Prezados,

Desde já agradeço a vocês por terem um forum muito bom sobre o v8.

Mas estou com um problema com meu v8.
ele ficava reiniciando sempre, ai segui um tuto para passar outra FW pelo RSD, porém mensagem FAIL no RSD, já instalei os drives, depois dessa tentativa, meu celular liga, funciona 1 minuto o teclado, depois o cel e o teclado travam, pra reiniciar so tirando a bateria.

Lembrando também que aparece um erro na tela do v8 na hora de passar a FW, "Critical Error" mas esqueci os erros.

Me ajudem por favor.

Desde já,

Grato.

Aleexx2
14-09-2009, 02:47 AM
Pode ser incompatibilidade do RSD LITE você usa qual windows? eu só tive problemas assim no Windows Vista, ele ta com bateria? ja tentou usar o Flash & Backup? lembrando que esse problema de iniciar pode ser hardware também!

pilha2009
14-09-2009, 08:06 AM
Prezado Alex,

Meu windows e o xp sp2, pode ate ser problema de hardware, mas só começou depois da tentativa elo RSD, queria um passo a passo de como fazer, pois ainda nao encontrei no forum um tutorial que me ajudasse, ou então eu to cego!

Me ajuda ai por favor

guinho w.a
14-09-2009, 09:19 AM
Prezado Alex,

Meu windows e o xp sp2, pode ate ser problema de hardware, mas só começou depois da tentativa elo RSD, queria um passo a passo de como fazer, pois ainda nao encontrei no forum um tutorial que me ajudasse, ou então eu to cego!

Me ajuda ai por favor
Se ele ja reiniciava sempre isso realmente pode ser problema de Hardware.
Mas tente fazer o seguinte, use a versão de RSD Lite 4.5, e faça o processo com a bateria totalmente carregada.

Lembre - se também, que não é qualquer Flash que se envia para RAZR2 V8, se tem duas versões 512MB e 2GB, envia a Flash que correspode a sua versão, e veja os requisitos da Flash ou MP antes de enviar para seu celular, para evitar erros.


Até..

pilha2009
14-09-2009, 09:38 AM
Já tentei com essa versão e nada, cara, eu com sinceridade, não intendo bulufas, mas estou tentando qui, o engraçado e que se ficar dentro do menu, ele funciona, se eu sair do menu e voltar pra tela principal o teclado nao fuinciona mais...

pelo RSD nao consigo nem...

pilha2009
14-09-2009, 03:24 PM
ainda não condegui, ja baixei todas as verso~es do RSD, ele reconhece mas sempre da FAIL.

Aleexx2
14-09-2009, 03:24 PM
Bom eu ja tive um problema parecido e foi resolvido reinicializando os dados salve toda sua memoria do interna isso inclui contatos e SMS e faça o seguinte

Configurações ~> Configurações do Telefone ~> Reinicializar ~> Excluir todos os dados ~> senha: 000000

se depois disso não resolver creio que seja Hardware, e pra poder Usar o RSD LITE você tem que ter os drivers Instalados Bateria cheia , desliga-lo em modo flash que é segurar as teclas * # ( com o celular desligado ) e liga-lo sem soltar essas teclas e conectar o cabo USB e assim que aparecer connected no RSD LITE tem que selecionar a MP ou Firmware no filename ( onde tem 3 pontinho ... ) e clicar em START!

pilha2009
14-09-2009, 03:31 PM
1 ele começa a resetar mas trava, aff cara, num sei mais o que fazer, o modo é so pelo RSD mesmo??

putz, acho q ficarei sem meu v8...

================================

2 eu entro em modo flash, ligando segurando * e #
aparece
Bootloader
A3.CF


Batery OK
OK to program
Connect USB
Data Cable


mas sempre da FAIL no RSD

==============================

3 Lembrando que tbm da um error na tela do cel

o Error é:

Critical Error:
B655
EDDC

Aleexx2
14-09-2009, 03:46 PM
Sobre Travar você tem instalada alguma outra skin ? se sim aplique a skin padrão que vem no celular e tenta de novo , caso trave de novo habilite o modo avião e tente novamente ou também você pensa que travou e não em média leva 2 minutos ou mais espere mais um pouco seu V8 foi comprado no Brasil? se sim ele é 2GB se não pode ser 512Mb me diga qual versão é se é bloqueado , desbloqueado , e se for bloqueado diga qual operadora!

pilha2009
14-09-2009, 03:50 PM
Sobre Travar você tem instalada alguma outra skin ? se sim aplique a skin padrão que vem no celular e tenta de novo , caso trave de novo habilite o modo avião e tente novamente ou também você pensa que travou e não em média leva 2 minutos ou mais espere mais um pouco seu V8 foi comprado no Brasil? se sim ele é 2GB se não pode ser 512Mb me diga qual versão é se é bloqueado , desbloqueado , e se for bloqueado diga qual operadora!

Alex,

Deu certo pelo Reset aqui, muito obrigado mesmo, porém eu qria trocar a MP ou firmware, colocar uma mais bakana, ele e da operadora claro, peguei ele usado, ele está desbloqueado, porem nao tem opção português, somente inglês, e o logo do visor esterno qdo o flip esta aberto, e um T, parece de uma operadora de outro país.

queria coloca-lo em portugues e modifica-lo...

Aleexx2
14-09-2009, 04:06 PM
Bom, sobre o idioma basta passar uma LP que contém o Idioma PT-BR na area de LPs tem, e modificar a Firmware Temos duas ótimas e recentes MPs a Elysseum e a LinuxMod Fusion que é a que eu uso mais ambas tem que ter atenção ao fazer o processo...

pilha2009
14-09-2009, 04:10 PM
Bom, sobre o idioma basta passar uma LP que contém o Idioma PT-BR na area de LPs tem, e modificar a Firmware Temos duas ótimas e recentes MPs a Elysseum e a LinuxMod Fusion que é a que eu uso mais ambas tem que ter atenção ao fazer o processo...

to comedo de fazer e da o mesmo problema novamente

pilha2009
14-09-2009, 04:10 PM
to comedo de fazer e da o mesmo problema novamente
aonde que eu clico em agradecer aqui? rsrs num to achando, vc me ajudou muito...

Aleexx2
14-09-2009, 04:14 PM
Não tem amigo Rs as opções de agradecer aparecem no primeiro post de cada tópico iniciado ou seja você só poderia me agradecer caso tenha postado em um tópico iniciado mim ;)

sobre ter medo de mecher com tanto que você faça com atenção tenha seu Backup ( feito por você mesmo )válido e com bateria cheia ta Ok e qualquer dúvida só postar ;)

guinho w.a
14-09-2009, 09:13 PM
aonde que eu clico em agradecer aqui? rsrs num to achando, vc me ajudou muito...
Você pode dar reputação a ele clicando nesta imagem do perfil dele http://www.motomodd.net/images/buttons/reputation.gif (http://www.motomodd.net/reputation.php?p=27886).
Assim como poderá dar reputação em todos os membros que lhe ajudar ;)

Até..

igor.vnv
23-09-2009, 04:25 PM
Sobre Travar você tem instalada alguma outra skin ? se sim aplique a skin padrão que vem no celular e tenta de novo , caso trave de novo habilite o modo avião e tente novamente ou também você pensa que travou e não em média leva 2 minutos ou mais espere mais um pouco seu V8 foi comprado no Brasil? se sim ele é 2GB se não pode ser 512Mb me diga qual versão é se é bloqueado , desbloqueado , e se for bloqueado diga qual operadora!


Bom Dia!

Alex meu V8 de 512Mb europeu veio da Alemãnha deu esse mesmo erro!
Critical Error:
B655
EDDC

Ja troquei a firmware dele umas 5 vezes e deram tudo certo.Mas quando eu fui trocar dessa vez o RSD reconhece o celular como SE Flash e quando vai passar para o celular ele diz no status Phone[0000]: Loading RAM Downloader for Bootloa... E não tem mais nenhuma firmware nele so aparece a imagem de boot quando vai ligar ele mais não tem mais nada dentro dele nem liga mais,ja tentei de tudo e nada... O celular não liga mais !!! e quando vai passar o firmware da esse erro!

Quem souber o que eu posso fazer por favor me avise!!! :(

Email: igor.vnv******.com

guinho w.a
23-09-2009, 06:39 PM
Bom Dia!

Alex meu V8 de 512Mb europeu veio da Alemãnha deu esse mesmo erro!
Critical Error:
B655
EDDC

Ja troquei a firmware dele umas 5 vezes e deram tudo certo.Mas quando eu fui trocar dessa vez o RSD reconhece o celular como SE Flash e quando vai passar para o celular ele diz no status Phone[0000]: Loading RAM Downloader for Bootloa... E não tem mais nenhuma firmware nele so aparece a imagem de boot quando vai ligar ele mais não tem mais nada dentro dele nem liga mais,ja tentei de tudo e nada... O celular não liga mais !!! e quando vai passar o firmware da esse erro!

Quem souber o que eu posso fazer por favor me avise!!! :(

Email: igor.vnv******.com
Por favor amigo, não poste MSN ou E-mail no forum, é contra as regras.
Sobre seu problema, isso com certeza é bateria fraca, arrume uma bateria carregada para fazer o processo, celular morto não carrega a bateria, isso ja foi falado aqui no forum, e lembre - se de usar o versão 4.5 do RSD Lite.

Até..

igor.vnv
25-09-2009, 02:10 PM
Por favor amigo, não poste MSN ou E-mail no forum, é contra as regras.
Sobre seu problema, isso com certeza é bateria fraca, arrume uma bateria carregada para fazer o processo, celular morto não carrega a bateria, isso ja foi falado aqui no forum, e lembre - se de usar o versão 4.5 do RSD Lite.

Até..

Amigo não deu certo qual e outro jeito que eu posso fazer?:confused:

Aleexx2
27-09-2009, 01:56 AM
Você carregou sua bateria ? qual sua versão de bootloader? ja tentou passar uma firmware que ja tenha testado antes?

igor.vnv
27-09-2009, 05:50 PM
Você carregou sua bateria ? qual sua versão de bootloader? ja tentou passar uma firmware que ja tenha testado antes?


Amigo ja carreguei a bateria, meu bootloader e A3.CF e ja tentei passar uma firmware que ja tinha dado certo antes ,e nada de resposta do celular so da esse erro... Critical error B655 EDDC :(

Por favor me ajude!!!

igor.vnv
27-09-2009, 05:55 PM
Ja instalei o RSD Lite 4.5 igual você falou, e tambem instalei os drivres para reconhecimento e o celular e reconhecido no RSD como SE Flash e não como Motorola Device.

Aleexx2
27-09-2009, 06:30 PM
Baixe esses bootloaders (http://www.*******.com/file/127747290/e3084c46/A3CF__A3CF_No-RSA_Razr_V8.html) descompacte e passe o A3.CF usando o RSD LITE 4.5 e logo em seguida Passe o A3.CF NoRSA e quando passar os 2 tente enviar a flash que você tinha testado antes e que funciona...

igor.vnv
29-09-2009, 07:25 PM
Baixe esses bootloaders (http://www.*******.com/file/127747290/e3084c46/A3CF__A3CF_No-RSA_Razr_V8.html) descompacte e passe o A3.CF usando o RSD LITE 4.5 e logo em seguida Passe o A3.CF NoRSA e quando passar os 2 tente enviar a flash que você tinha testado antes e que funciona...



Valeu amigo,vou tentar e rezar para que funcione... :o

igor.vnv
29-09-2009, 07:44 PM
Amigo quando eu vou passar o Bootloader o RSD carrega o arquivo para BUFFER ate chegar 100% e depois que carrega o arquivo, o RSD vai mandar para o celular e quando o celular vai receber esse arquivo o erro torna a aparecer de novo...

Critical Error
B655 EDDC

Eu baseio que o celular não recebe mais nada que possa enviar para ele ...

Ja não sei mais o que fazer!!! :(

guinho w.a
29-09-2009, 08:20 PM
Amigo quando eu vou passar o Bootloader o RSD carrega o arquivo para BUFFER ate chegar 100% e depois que carrega o arquivo, o RSD vai mandar para o celular e quando o celular vai receber esse arquivo o erro torna a aparecer de novo...

Critical Error
B655 EDDC

Eu baseio que o celular não recebe mais nada que possa enviar para ele ...

Ja não sei mais o que fazer!!! :(
Esta usando o RSD Lite 4.5?
Qual é seu V8, 512MB ou 2GB?

Até..

igor.vnv
30-09-2009, 12:53 PM
Esta usando o RSD Lite 4.5?
Qual é seu V8, 512MB ou 2GB?

Até..


Sim estou usando o RSD Lite 4.5 e meu V8 e de 512MB...

Aleexx2
30-09-2009, 01:27 PM
Poxa cara que pena tentamos de tudo ja aconteceu esse problema comigo eu revivi ele com esses bootloaders mais como você não consegue enviar nada pra ele fica dificil...

guinho w.a
30-09-2009, 03:20 PM
Sim estou usando o RSD Lite 4.5 e meu V8 e de 512MB...
Deixe o log do RSD Lite 4.5 aqui em anexo para eu poder dar uma olhada.

Até..

igor.vnv
30-09-2009, 03:38 PM
Deixe o log do RSD Lite 4.5 aqui em anexo para eu poder dar uma olhada.

Até..


Valeu amigo se você puder fazer alguma coisa ai para reviver o meu,vou ficar grato!!!

Até...

igor.vnv
30-09-2009, 03:56 PM
[QUOTE=igor.vnv;29305]Valeu amigo se você puder fazer alguma coisa ai para reviver o meu celular,vou ficar grato!!!

Até...


Ai amigo o log do RSD Lite 4.5



15:51:27, September 30, 2009
Line: 551
ERROR: Phone[0000]: Error checking the RAM Downloader.
File: D:\test_dev_usb\flash\code\flashdll\RDLOp.cpp
Device ID: 0

15:51:27, September 30, 2009
Line: 315
ERROR: Phone[0000]: Error jumping to RAM Downloader
File: D:\test_dev_usb\flash\code\flashdll\RDLOp.cpp
Device ID: 0

15:51:27, September 30, 2009
Line: 1173
ERROR: Phone[0000]: Flash failed.
File: D:\test_dev_usb\flash\code\flashdll\PST_FP_FlashTh read.cpp
Device ID: 0

15:51:27, September 30, 2009
Line: 587
ERROR: Flash failure: Phone[0000]: Error checking the RAM Downloader. (Error Code: 9f),
Detailed Error Details: Direction of the Error=No Direction, Command Value=0, Code Group Number=No Codegroup
File: D:\test_dev_usb\flash\code\flashdll\FlashHdlr.cpp
Device ID: 0

guinho w.a
30-09-2009, 09:07 PM
[QUOTE=igor.vnv;29305]Valeu amigo se você puder fazer alguma coisa ai para reviver o meu celular,vou ficar grato!!!

Até...


Ai amigo o log do RSD Lite 4.5



15:51:27, September 30, 2009
Line: 551
ERROR: Phone[0000]: Error checking the RAM Downloader.
File: D:\test_dev_usb\flash\code\flashdll\RDLOp.cpp
Device ID: 0

15:51:27, September 30, 2009
Line: 315
ERROR: Phone[0000]: Error jumping to RAM Downloader
File: D:\test_dev_usb\flash\code\flashdll\RDLOp.cpp
Device ID: 0

15:51:27, September 30, 2009
Line: 1173
ERROR: Phone[0000]: Flash failed.
File: D:\test_dev_usb\flash\code\flashdll\PST_FP_FlashTh read.cpp
Device ID: 0

15:51:27, September 30, 2009
Line: 587
ERROR: Flash failure: Phone[0000]: Error checking the RAM Downloader. (Error Code: 9f),
Detailed Error Details: Direction of the Error=No Direction, Command Value=0, Code Group Number=No Codegroup
File: D:\test_dev_usb\flash\code\flashdll\FlashHdlr.cpp
Device ID: 0
Esta dando erro de Ramldr, ou seja, nem iniciar o envio do arquivo de Flash esta iniciando, isso pode ser devido a sua bateria não estar com carga suficiente para o processo, ou o arquivo de boot loader não ser compatível com seu ldr.

Arrume uma bateria carregada, e tente fazer o processo novamente, ou carregue sua bateria usando um carregador universal. Se ele começou a reiniciar sozinho, isso pode ser problema de Hardware, não Software, o que dificulta também o carregamento da bateria, mesmo quando ele estava somente reiniciando. Lembrando também que celular morto não carrega a bateria.


Até..

igor.vnv
01-10-2009, 02:54 PM
Amigo quando vai passar o arquivo ele dar erro,e se esperar mais uns 30 segundos que o programa esta em processo e acaba com a mensagem de canto FAIL,ai o celular reinicia sozinho e fica na imagem de boot e fica por ali...

igor.vnv
01-10-2009, 02:57 PM
Amigo quando vai passar o arquivo ele dar erro,e se esperar mais uns 30 segundos que o programa esta em processo e acaba com a mensagem de canto FAIL,ai o celular reinicia sozinho e fica na imagem de boot e fica por ali...


Iso com a bateria ja toda carregada.

Sera que deve ser Hardware igual vc falou...

Aleexx2
01-10-2009, 03:59 PM
É o mais provável tudo que eu fiz pra reviver meu V8 eu passei pra você... e não deu certo...

igor.vnv
01-10-2009, 04:16 PM
Vixi e agora?

Perdi meu celular?

guinho w.a
01-10-2009, 06:38 PM
Vixi e agora?

Perdi meu celular?
Como você fez pra carregar a bateria dele?

Até.

igor.vnv
02-10-2009, 08:26 PM
Coloquei ela no V3 e carreguei...

Amigo parece mentira mais eu vou falar para vcs,esse negosso que o RSD Lite não reconhece o celular com bateria fraca não e verdade, porque uma vez eu fui flashear o meu V8 e a bateria dele tinha começado de aparecer a mensagem de bateria fraca e eu conectei ele no PC e flashei o celular sem dar erro menhum com a bateria quase acabando!!!

Por isso eu acho que não interfere em nada porque você entra em modo de boot no celular (*+#+Power),com a bateria fraca ou toda carregada e la mostra ( Batery OK )

Isso não interfere porque eu ja fiz a esperiencia, e deu certo ....

Mas como eu posso fazer ja que não é bateria? o V3 carregou ela todinha e da o mesmo erro por isso não e bateria.. igual eu falei não interfere ...

Valeu...

guinho w.a
02-10-2009, 09:40 PM
Coloquei ela no V3 e carreguei...

Amigo parece mentira mais eu vou falar para vcs,esse negosso que o RSD Lite não reconhece o celular com bateria fraca não e verdade, porque uma vez eu fui flashear o meu V8 e a bateria dele tinha começado de aparecer a mensagem de bateria fraca e eu conectei ele no PC e flashei o celular sem dar erro menhum com a bateria quase acabando!!!

Por isso eu acho que não interfere em nada porque você entra em modo de boot no celular (*+#+Power),com a bateria fraca ou toda carregada e la mostra ( Batery OK )

Isso não interfere porque eu ja fiz a esperiencia, e deu certo ....

Mas como eu posso fazer ja que não é bateria? o V3 carregou ela todinha e da o mesmo erro por isso não e bateria.. igual eu falei não interfere ...

Valeu...
Não entendi nada.
O título do seu tópico demonstra um problema, o assunto do tópico outro, na verdade qual o atual estado do seu celular, e o que você pretende fazer nele?

Se sua bateria estiver com pouca carga, ele poderá ser Flashado sim, tem jeito de burlar o sistema quanto a notificação, e nos modelos P2k5, não custuma notificar mesmo não em algumas ocasiões, mas o risco fica por sua conta, pois se a bateria acabar durante o processo, dependendo do COD GRUP que estará a enviar, poderá lhe trazer muitos problemas. O aviso da bateria fraca, não é atoa, pense nisso.


Até..

igor.vnv
03-10-2009, 11:36 PM
Amigo o meu problema e o celular ( V8 512MB vindo da europa,de bootloader A3.CF )que não tem firmware nenhum dentro dele , e quando vou mandar um firmware que é compativel com ele da o seginte erro:

Critical Error B655 EDDC

e ja não sei o que fazer , porque o celular não tem sistema nenhum dentro dele , de um jeito melhor (esta formatado) não tem nada e quando vai mandar algum sistema novo ele aparece o error.

voce ja falou sobre a bateria , para carregar ela toda e tentar , mas não deu certo... , e tambem sobre os bootloaders A3.CF que não deu certo tambem...

Vou mandar o log de novo para você ver como e o procedimento que devo tomar dessa vez:

15:51:27, September 30, 2009
Line: 551
ERROR: Phone[0000]: Error checking the RAM Downloader.
File: D:\test_dev_usb\flash\code\flashdll\RDLOp.cpp
Device ID: 0

15:51:27, September 30, 2009
Line: 315
ERROR: Phone[0000]: Error jumping to RAM Downloader
File: D:\test_dev_usb\flash\code\flashdll\RDLOp.cpp
Device ID: 0

15:51:27, September 30, 2009
Line: 1173
ERROR: Phone[0000]: Flash failed.
File: D:\test_dev_usb\flash\code\flashdll\PST_FP_FlashTh read.cpp
Device ID: 0

15:51:27, September 30, 2009
Line: 587
ERROR: Flash failure: Phone[0000]: Error checking the RAM Downloader. (Error Code: 9f),
Detailed Error Details: Direction of the Error=No Direction, Command Value=0, Code Group Number=No Codegroup
File: D:\test_dev_usb\flash\code\flashdll\FlashHdlr.cpp
Device ID: 0

Da uma olhada nisso ai pra min , porque ja estou desesperado!!!!!!

Valeu Obrigado...

guinho w.a
04-10-2009, 11:41 AM
Amigo o meu problema e o celular ( V8 512MB vindo da europa,de bootloader A3.CF )que não tem firmware nenhum dentro dele , e quando vou mandar um firmware que é compativel com ele da o seginte erro:

Critical Error B655 EDDC

e ja não sei o que fazer , porque o celular não tem sistema nenhum dentro dele , de um jeito melhor (esta formatado) não tem nada e quando vai mandar algum sistema novo ele aparece o error.

voce ja falou sobre a bateria , para carregar ela toda e tentar , mas não deu certo... , e tambem sobre os bootloaders A3.CF que não deu certo tambem...

Vou mandar o log de novo para você ver como e o procedimento que devo tomar dessa vez:

15:51:27, September 30, 2009
Line: 551
ERROR: Phone[0000]: Error checking the RAM Downloader.
File: D:\test_dev_usb\flash\code\flashdll\RDLOp.cpp
Device ID: 0

15:51:27, September 30, 2009
Line: 315
ERROR: Phone[0000]: Error jumping to RAM Downloader
File: D:\test_dev_usb\flash\code\flashdll\RDLOp.cpp
Device ID: 0

15:51:27, September 30, 2009
Line: 1173
ERROR: Phone[0000]: Flash failed.
File: D:\test_dev_usb\flash\code\flashdll\PST_FP_FlashTh read.cpp
Device ID: 0

15:51:27, September 30, 2009
Line: 587
ERROR: Flash failure: Phone[0000]: Error checking the RAM Downloader. (Error Code: 9f),
Detailed Error Details: Direction of the Error=No Direction, Command Value=0, Code Group Number=No Codegroup
File: D:\test_dev_usb\flash\code\flashdll\FlashHdlr.cpp
Device ID: 0

Da uma olhada nisso ai pra min , porque ja estou desesperado!!!!!!

Valeu Obrigado...
Tente esta Flash de reparação que postei especialmente para você:
http://www.motomodd.net/6187-flash-especial-para-reviver-razr2-v8-new-post.html

Se não resolver, seu problema não esta somente em memória Flash, ou seja, terá que fazer uma reparação mais avançada, com Software profissional e BOX.


Até.

igor.vnv
05-10-2009, 02:02 PM
Tente esta Flash de reparação que postei especialmente para você:
http://www.motomodd.net/6187-flash-especial-para-reviver-razr2-v8-new-post.html

Se não resolver, seu problema não esta somente em memória Flash, ou seja, terá que fazer uma reparação mais avançada, com Software profissional e BOX.


Até.

Amigo não deu certo esse firmware de recuperação.

Uma coisa que eu notei e que o celular não tem mais e o numero de IMEI, os numeros são todos zeros exemplo: IMEI: 0000000000000000

Me manda um tutorial bem explicado e os programas, para recuperação avançada...

Valeu...

guinho w.a
06-10-2009, 09:13 PM
Amigo não deu certo esse firmware de recuperação.

Uma coisa que eu notei e que o celular não tem mais e o numero de IMEI, os numeros são todos zeros exemplo: IMEI: 0000000000000000

Me manda um tutorial bem explicado e os programas, para recuperação avançada...

Valeu...
Então nesse caso deve ser feito reparação de EEPRON, através de Smart Clipe e Smart Moto, ja usamos os Softwares e processos gratuitos que temos a disponibilizar.

Até..