Vizualizar Versão Completa : Windows XP será vendido até abril de 2011


tpcs_90
19-06-2009, 02:35 PM
A Microsoft decidiu estender a oferta do sistema operacional Windows XP até abril de 2011, ou um ano e meio após o lançamento de seu novo sistema operacional Windows 7.

A empresa divulgou sua decisão após ter recebido críticas de analistas do mercado sobre o fim da oferta do Windows XP seis meses após o lançamento do Windows 7, que está previsto para 22 de outubro deste ano.

O prazo anterior seria curto para que empresas se atualizassem e causaria uma “verdadeira bagunça”, além de um custo alto entre os clientes corporativos, afirmou Michael Silver, do Gartner.

Na prática, seis meses após o lançamento do Windows 7 os fabricantes de PCs parceiros da Microsoft teriam de interromper as vendas de máquinas com o Windows XP. O prazo seria até 22 de abril de 2010.

De acordo com o analista, muitas empresas estão esperando para migrar direto do Windows XP para o Windows 7 e ainda não estarão prontas para isso até o final de 2010 ou o início de 2011.

Após abril de 2010, as companhias que desejassem manter seus parques de microcomputadores rodando o Windows XP teriam de investir na compra de novos desktops com Windows Vista (Business ou Ultimate) para garantir o downgrade para o XP. Após o prazo, as empresas pagariam o dobro por uma licença de upgrade do XP para o Windows 7, compara Silver.

Horas após a declaração do analista do Gartner, a Microsoft voltou atrás e confirmou um novo prazo para a oferta do Windows XP.

"Clientes do Windows 7 Professional e Ultimate terão a opção de fazer o downgrade para o Windows XP Professional em PCs vendidos até 18 meses após o lançamento do Windows 7 ou até o lançamento do primeiro pacote de atualizações (Service Pack) do novo sistema", informou uma porta-voz da Microsoft por e-mail.

A posição da Microsoft é positiva, mas Silver observa que o fim da oferta do XP até o lançamento de um pacote de atualizações do Windows 7, ainda sem data para ser lançado, ainda não é uma boa notícia.

A Microsoft parou de vender o Windows XP nas lojas em 30 de junho de 2008. O sistema operacional será aposentado em abril de 2014, quando a empresa pretende encerrar as atualizações.


Créditos www.idgnow.com.br (http://www.idgnow.com.br)
:)