Vizualizar Versão Completa : Novo Ubuntu Linux iniciará em apenas 10 segundos


tpcs_90
16-06-2009, 03:19 PM
A equipe de desenvolvimento do Ubuntu anunciou durante o Ubuntu Developer Summit, encontro de desenvolvedores realizado em Barcelona, que tem como meta um tempo de boot de 10 segundos para a versão 10.04 do sistema operacional, programada para ser lançada em abril do ano que vem.
Segundo Scott James Remnant, um desenvolvedor empregado pela Canonical (empresa que patrocina o desenvolvimento do Ubuntu), o tempo de boot médio de uma instalação do Ubuntu já caiu de 65 segundos na versão 8.10 para apenas 25 segundos na versão 9.04. Para que possa ser reduzido ainda mais, há uma série de "metas" que devem ser cumpridas ao longo da carga do sistema operacional.
O ideal é que o servidor gráfico (X.org) seja carregado em seis segundos, deixando os quatro últimos segundos para a carga do ambiente desktop. A "máquina padrão" para os testes da nova sequência de boot é um netbook Dell Mini 9, equipado com um disco rígido de estado sólido (SSD).
Em um PC comum com um HD tradicional, o tempo provavelmente será maior, devido à menor velocidade no acesso aos dados no disco.
Atualmente, a distribuição Linux com menor tempo de boot é o Moblin, desenvolvido pela Intel, que chegou aos 5 segundos em uma demonstração. O tempo necessário para carregar o sistema operacional é importante na atual geração de dispositivos sempre conectados: os usuários não querem, com razão, esperar um minuto ou mais para seu netbook ou smartphone "acordar" só para poder ver a previsão do tempo ou a lista de últimas mensagens no Twitter. Menos tempo de inicialização também colabora para a economia das baterias.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)