Vizualizar Versão Completa : Opera adiciona serviços de troca de arquivos a browser


tpcs_90
16-06-2009, 03:16 PM
A Opera Software revelou novo serviço gratuito que permite troca simples de imagens, arquivos e música de computador a computador, entre quaisquer usuários da internet. A transferência direta de arquivos entre computadores pessoais, que será parte do novo navegador da Opera, remove a necessidade de armazenamento de dados em servidores. A versão de testes do Opera 10, que traz o recurso Opera Unite já pode ser baixada no Ultra Downloads pelo atalho http://tinyurl.com/n9us3l.
Tecnologias semelhantes já estavam disponíveis anteriormente para os consumidores com maior conhecimento técnico, mas requeriam baixar um software separado, pagar taxas de uso ou exigiam longos uploads de conteúdo, o que sempre limitou a aceitação desse tipo de serviço.
A Opera integrou alguns desses serviços de troca - o de fotos e mídia - ao browser, mas também abriu a plataforma para que os programadores interessados criem serviços próprios de compartilhamento de arquivos.
"Acreditamos que isso seja a revolução na internet. Consideramos que nossa tecnologia venha a abalar os serviços de internet em prazo de um a cinco anos", disse Phillip Gronvold, analista de produtos da Opera, à Reuters.
A Opera é a terceira maior produtora mundial de navegadores, mas está muito atrás da Microsoft e da Mozilla Foundation. "Esperamos ampliar nossa penetração em computadores com esse serviço", disse Gronvold. "Sentimos que chegar primeiro ao mercado propicia benefícios significativos no mercado de navegadores."
O Internet Explorer, da Microsoft, é usado em cerca de 60% do tráfego mundial de internet, o Mozilla Firefox detém cerca de 30% e a Opera controla 4%, pouco à frente do Google e da Apple, de acordo com a StatCounter, que avalia a audiência de internet.
A Microsoft enfrentou dificuldades junto às autoridades regulatórias dos Estados Unidos e da Europa por integrar seu navegador ao seu sistema operacional, o que Opera, Mozilla e Google afirmam representar uma tentativa de afastar seus produtos do mercado.
A Microsoft anunciou na semana passada que pretende distribuir a mais recente versão de seu sistema operacional Windows na Europa sem o navegador Internet Explorer, mas a Opera afirma que isso não bastará para restaurar a competição.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)