Vizualizar Versão Completa : Bing já é apontado como segundo buscador mais usado na web


tpcs_90
09-06-2009, 04:18 PM
O site IT Pro noticiou que, em sua primeira semana de lançamento, a nova ferramenta de busca da Microsoft, o Bing, já ultrapassou grandes buscadores - como o Yahoo - e agora está atrás apenas do Google em popularidade e uso.
De acordo com o site The Register, um informe emitido pelo site StatCounter afirma que, até a semana passada, o Bing absorvia 16,3% das pesquisas de todo o mundo, enquanto o Yahoo tinha 10,22%. O Google, líder isolado, ficava com os outros 71,47% do mercado.
Segundo o site TG Daily, a empresa Net Applications confirma a liderança do Bing sobre o Yahoo, informando que a nova ferramenta já havia abocanhado 6% das buscas na web nas primeiras horas depois de seu lançamento, encostando nos 9,4% registrados em maio para o Yahoo.

Interesse inicial
Segundo levantamento da empresa de medição de audiência comScore, o Bing, que foi lançado oficialmente na última quarta-feira, já obteve 11,1% de todas as buscas feitas na internet dos Estados Unidos entre terça-feira e sábado, o que significa um aumento de 9,1% em comparação com o mesmo período na semana anterior.
"Esses dados iniciais sugerem que o Microsoft Bing gerou um interesse inicial, o que resultou em uma alta no uso do buscador e uma melhora imediata momentânea na posição da Microsoft no mercado de buscadores", disse Mike Hurt, vice-presidente sênior da comScore, em nota à imprensa.
Ele disse ainda que o Bing começou bem, mas ainda não está claro se a Microsoft conseguirá atrair mais usuários para o serviço com uma grande campanha de marketing e se conseguirá mantê-los.

Desafios
O Microsoft Bing ainda tem muito espaço para conquistar. Em abril, último mês completo com dados disponíveis, os sites da Microsoft conseguiram 8,2% do tráfego de buscas feitas na internet dos EUA, bem atrás dos 20,4% do Yahoo e dos 64,2% do Google.
A Net Applications também informou que o Google não foi abalado pelo Bing, mas que as buscas feitas no Live Search e MSN Search, antigos buscadores da Microsoft, teriam despencado para de 3,5% para 1% e de 2,9% para zero, respectivamente.
"Steve Ballmer disse querer que a Microsoft se tornasse a segunda maior ferramenta de busca em cinco anos. Após discussões e negociações para adquirir o Yahoo a um custo de US$ 40 bilhões, parece que ele pode ter conseguido o que queria com o Bing, em menor tempo e por um menor preço", declarou Aodhan Cullen, CEO da StatCounter.
Entretanto, nem todos concordam com o sucesso alardeado pela Microsoft. Sites como o CNET discordam da notícia, e informam que os dados registrados pelo StatCounter só levam em consideração pouco mais de 3 milhões de websites que recebem mais de 4 milhões de visitas por mês. Além disso, alertam que é necessário esperar pelo menos sete dias antes de analisar qualquer dado, pois a novidade leva mais pessoas a experimentar, sendo portanto normal um pico na audiência nos primeiros dias.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)