Vizualizar Versão Completa : Maioria das empresas desconhece mudanças nos domínios da web


tpcs_90
09-06-2009, 12:54 PM
Dois terços das empresas desconhecem que poderão usar seus nomes em lugar de extensões como .com, .org ou .net, quando os domínios de internet forem liberalizados, no ano que vem, de acordo com uma pesquisa.
A mudança permitiria que empresas como a Nike ou a Microsoft controlassem seus próprios domínios e explorassem melhor suas marcas, além de combater invasores virtuais que usam variações dos nomes das marcas com as cerca de 280 extensões de domínio existentes.
A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), que fiscaliza o sistema de domínio, deve começar a aceitar pedidos para novos domínios de primeiro nível no começo do ano que vem, de acordo com a Future Laboratory, que conduziu a pesquisa.
Mas a mudança não atraiu a atenção da maioria das empresas, constatou a pesquisa conduzida para a Gandi.net.
"(As empresas) em geral parecem ignorar completamente que essa mudança está chegando", disse White. "A mudança ainda não chegou ao conhecimento geral das empresas ou dos consumidores."
"No entanto, as empresas cientes da mudança consideram que a perspectiva seja bastante animadora", disse.
O preço de US$ 185 mil inicialmente limitará os pedidos apenas às maiores empresas e organizações, disse Tom Savigar, diretor de estratégia e percepção na Future Laboratory.
A ICANN estima receber entre 300 e 500 pedidos ao abrir suas portas para essas solicitações, no primeiro trimestre do ano que vem, disse ele.
"Veremos as grandes empresas mundiais chegando cedo para controlar melhor seu espaço online", disse Savigar. "(Ser donas do próprio domínio) propiciaria um nível maior de credibilidade e reconhecimento", acrescentou.
As empresas menores poderão usar extensões mais específicas para acompanhar seus setores de atuação ou localização, a exemplo de ".london" ou ".paris."
A Future Laboratory entrevistou 100 executivos de comércio eletrônico, 50 de grandes empresas e 50 de pequenas e médias empresas que operam online.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)