Vizualizar Versão Completa : Android foi o maior destaque da Computex


tpcs_90
08-06-2009, 02:31 PM
Os números finais do evento de eletrônicos Computex Taipei, que encerrou no sábado (06/06) após uma semana de apresentações de novos gadgets, tiveram uma ligeira queda em relação à edição do ano passado. Estiveram presentes 100 mil pessoas (em 2008, eram 106.517 visitantes). No total, foram 32.178 compradores internacionais, contra 34.685 em 2008 e 1.712 exibidores - queda tímida quanto aos 1.750 do ano passado.

A quantidade de negócios fechados também foi menor que o esperado pelas companhias chinesas, que foram, pela primeira vez, recebidas na Computex. Diferenças políticas entre Taiwan e China haviam evitado a presença de empresas chinesas em edições anteriores do evento.

Muitas companhias atribuíram à crise econômica global a aparente falta de negócios, enquanto outras disseram que foi o receio da gripe H1N1 que manteve os compradores longe dos aeroportos e de uma viagem à Taiwan.

O número de gadgets apresentados na Computex 2009, porém, não demonstrou qualquer queda em relação ao ano passado.

O evento deste ano serviu para mostrar como o Android, o sistema operacional móvel do Google, pode funcionar em outros dispositivos além de smartphones. A fabricante de chips Qualcomm apresentou um Eee PC com processador ARM e sistema Android.

Os fabricantes como Freescale Semiconductor e Texas Instruments - além da Qualcom, chamam os dispositivos de smartbooks - os netbooks com telas de 10 polegadas que podem rodar até oito horas com uma única carga na bateria de três células (enquanto um netbook comum rodaria no máximo duas ou três horas com a mesma bateria).

A principal vantagem desses dispositivos é a facilidade de se conectar a redes de internet móvel. A desvantagem é que esses equipamentos usam microprocessadores ARM, o que os impede de aproveitar uma vasta gama de softwares feito para chips x86.
A Acer será a primeira fabricante a colocar um netbook com Android no mercado, já no terceiro trimestre do ano. Será um Aspire One.

Houve ainda um grande número de outros lançamentos notáveis no evento, incluindo os laptops ultrafinos criados em torno dos microprocessadores CULV (consumer ultra low voltage) da Intel.

Um aspecto agradável da Computex é que, diferentemente de outras exposições de negócios que apresentam dispositivos-conceito e tecnologias que nunca chegarão ao mercado, a maioria dos produtos apresentados em Taipé chegam ao mercado a tempo das compras de Natal.

Créditos www.idgnow.com.br (http://www.idgnow.com.br)
:)