Vizualizar Versão Completa : Especialistas criam nova ciência para estudar a web


tpcs_90
08-06-2009, 02:11 PM
"As interações sociais que mantêm a web unida se tornaram tão complexas que é preciso uma nova ciência para estudá-las". É com base nessa premissa que foi fundada a Web Science Research Initiative (WSRI), que reúne "acadêmicos, cientistas, sociólogos, empreendedores e tomadores de decisão em todo o mundo em uma entidade de pesquisa multidisciplinar que irá examinar a world wide web e oferecer as soluções práticas necessárias para guiar seu uso e design futuros".
Entre os quatro diretores-fundadores da organização está Tim Berners-Lee, o cientista da computação britânico que em 1989 se tornou o "pai da world wide web" ao criar o protocolo HTTP, utilizado na comunicação entre os clientes (seu navegador) e os servidores que hospedam as páginas web.
Também fazem parte do projeto Wendy Hall e Nigel Shadbolt, pesquisadores da Escola de Eletrônica e Ciência da Computação da Universidade de Southampton, no Reino Unido, e Daniel J. Weitzner, pesquisador e diretor do W3C.
Em entrevista à revista New Scientist, Berners-Lee explica a idéia por trás da iniciativa: "As pessoas estão estudando o impacto da web em disciplinas como ciências sociais, economia, psicologia e direito. O WSRI quer unificar estas pesquisas. A web é um sistema tão maciço de tecnologia e pessoas conectadas que temos que estudá-la como uma coisa só. Há cerca de cem bilhões de páginas na web, e um número similar de neurônios em nossos cérebros. E como o cérebro, a web é uma coisa muito complicada, que não entendemos completamente, e ainda assim dependemos dela."
A sede da WSRI fica, é claro, na web, em www.webscience.org. O instituto tem três listas de discussão abertas ao público: "WSRI Announce", para notícias e alertas de futuros eventos; "WSRI Discuss", para discussão de assuntos relacionados à "Ciência da Web"; e "Web Science Curriculum", para discussão do currículo desta nova disciplina.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)