Vizualizar Versão Completa : Teste: compare resultados no Google, Bing e WolframAlpha


tpcs_90
05-06-2009, 03:06 PM
Google ou Bing? Os dois têm nome estranho e propósitos semelhantes: dominar a maneira como se busca informação na web. O primeiro, virou referência, sufocou os concorrentes e hoje é o padrão na pesquisa. O segundo, quer repetir o processo. Correndo por fora, temos o recém-lançado WolframAlpha.
O novo buscador da Microsoft foi ao ar oficialmente no dia 3 de junho, uma versão revisada de seu Live e com alguns recursos interessantes. Mas, qual dos deles se sai melhor? Embora sejam concorrentes, cada sistema tem suas peculiaridades. Ambos são capazes de realizar conversões e operações matemáticas, o que é útil, mas o que cada um tem a acrescentar na vida do internauta que busca informações?
O Google todo mundo conhece. A empresa se tornou importante o suficiente e seu mecanismo tão vital que Google é usado como verbo (to Google, ou Googlar, forçando uma barra no português), portanto dispensa apresentações. Mas e o Bing? Bem, a Microsoft espera que um dia procurar na web vire "to bing" (bingar? Vai ficar engraçado) e o mecanismo tem, sim, seus pontos positivos.

A Home
A página inicial do Bing se difere da do Google em um aspecto principal: enquanto a Google prima por um número extremamente baixo e uma interface muito limpa em sua página, a Microsoft optou por imagens da natureza, talvez uma forma de relaxar o usuário.
O campo de busca, no Google, ocupa a área central da tela. No Bing, ele é disposto ao lado do nome do serviço, quase no topo do quadro central. No canto superior, o usuário pode trocar o idioma da busca e da interface (até o fechamento desta matéria a interface em português ainda não estava a todo vapor, por isso usamos a em inglês) e no lado esquerdo, abaixo do nome um quadrinho convida a buscar também por Imagens, Vídeos, Shopping, Notícias, Mapas e Viagem.

A página de resultados
Uma busca qualquer realizada na página divide o Bing em diversas partes. Na área principal, parecido com o que acontece no Google, são mostrados os resultados, as imagens e os vídeos pertinentes ao assunto procurado. Em alguns casos, aparecem informações como a popularidade do termo buscado ou, em caso de empresas, a sede e seus fundadores.
Assim como no Google, quando alguns sites são procurados um novo campo de busca (interno, do próprio site) é apresentado, agilizando uma segunda busca de informações dentro de um outro serviço. O recurso de sugestões de novos verbetes também está presente e, o que é interessante, é que dependendo do termo procurado o sistema sugere tipos diferentes de buscas.
Procure o nome de um filme, por exemplo, e aparecerão botões para encontrar a trilha sonora, o trailer, o script e a lista de atores. Por fim, o Bing também possui um um histórico de buscas, relacionando os últimos cinco termos procurados (com um link ver todos, que mostra todos os itens buscados e os horários) e a possibilidade de limpar o histórico ou desligá-lo.

Buscas não-texto
A busca de imagens merece destaque. Procure por um termo e parâmetros aparecerão, entre eles o tamanho (com um item para imagens de papel de parede), forma (imagem quadrada? retangular?), cor (a cores ou PB?), estilo (fotografia ou ilustração?) e até opções de retrato (apenas o rosto, o rosto e os ombros¿).
Quando uma imagem é clicada, sua página é carregada sem que o mecanismo de busca seja fechado, e uma barra é inserida a esquerda permitindo alternar entre todas as páginas encontradas.
Algo semelhante acontece quando se procura vídeos. Ao contrário do Google, que limita sua busca em YouTube e Google Video (ambos da empresa), o Bing procura em diversos serviços além destes, entre eles MySpace, MTV e Daily Motion. As opções de refinamento de busca também estão disponíveis, permitindo escolher por tamanho (menor que 5 minutos, entre 5 e 20 minutos e maior que 20 minutos), formato (tela cheia ou widescreen), resolução e fonte. Quando o vídeo é clicado, ele também aparece dentro da interface do serviço.
Ainda existem buscas por lojas (com refinamento muito interessante, por marca, preço e categoria). Se funcionar no Brasil vai ser espetacular e deve levar um pessoal para o mecanismo. O refinamento não é tão interessante no serviço de busca de notícias, e no caso do Google o serviço atrai mais os usuários, agrupando sob tópicos notícias semelhantes.
O Bing Maps é semelhante ao Google Maps. Um de seus recursos mais legais, entretanto, não está disponível para cidades brasileiras: a busca por informações de tráfego. Há ainda uma busca de viagens, que pesquisa hotéis e passagens, e que não sabemos como e se funcionará aqui no Brasil.
O teste de verdade! Para fazer o teste pensamos em algumas buscas interessantes, que poderiam ser feitas no dia-a-dia. Como o serviço ainda não está funcionando a todo vapor no Brasil, foi preciso alternar para o idioma inglês, uma solução recomendada inclusive pela assessoria da MS. O site dos Estados Unidos já está redondinho então foi o que utilizamos.
Uma vez que escolhemos este idioma, foi necessário mudar também o idioma do Google, para que funcionasse de forma semelhante. E, já que já estávamos com a mão na massa, porque não estender a curiosidade e fazer as mesmas buscas no WolframAlpha? Os resultados você confere abaixo.

Objetivo da busca: encontrar notícias sobre o novo filme do personagem Tintin
Termo usado: Tintin
Cinco primeiros resultados do Bing:
1. Wikipedia (página do personagem)
2. Site oficial do Tintin
3. Wikipedia (pagina da série)
4. IMDB (página do filme que procurava)
5. TinTin++ (página de um cliente MUD)
Número de resultados no Bing: 2.940.000
Cinco primeiros resultados do Google:
1. Wikipedia (página da série)
2. Wikipedia (página do personagem)
3. Site oficial do Tintin
4. IMDB (página do filme que procurava)
5. Tintinologist.org (página não oficial, sobre o personagem)
Número de resultados no Google: 7.160.000
Considerações:
Nesta busca cada um dos sistemas teve seus pontos positivos. O Bing identificou listou, antes dos resultados de sites, três notícias sobre o personagem, veiculadas nos últimos quatro dias. Duas delas são de um museu aberto na Bélgica, cidade do criador do personagem, Hergé, e outra é sobre o filme que eu procurava.
O Bing, porém, me mostrou um resultado pouco útil para a minha pesquisa, em questão, mas que poderia ser o caso se eu não estivesse procurando o personagem belga. Já o Google assumiu que meu desejo era procurar pelo personagem e toda sua primeira página foi dedicada ao assunto.
No Google, o sistema intercalou, depois do terceiro resultado, imagens, vídeos e notícias sobre o personagem. Ao fim, me sugeriu lugares onde comprar alguns dos quadrinhos e algumas buscas relacionadas, para me direcionar para outros lugares, entre eles o termo ¿tintin pdf¿ (download de scans?).
Nenhum resultado patrocinado apareceu no Google, já no Bing dois apareceram e com ícones bastante chamativos, o que pode não agradar o usuário.
No Bing, ao fim da primeira página seis imagens coloridas do personagem foram mostradas, com a opção de ser imagens em tamanho maior ou em branco e preto. As buscas relacionadas trouxeram os termos livro, filme, papéis de parede, quadrinhos, jogos, pôsteres e roupas.
E no WolframAlpha? Tintin virou "Temple-Inland (TIN) - Temple-Inland (TIN)", e o Alpha acabou comparando finanças.

Objetivo da busca: achar informações sobre a feira de games E3, que estava em seu segundo dia durante o teste.
Termo usado: E3
Cinco primeiros resultados do Bing:
1. Site oficial do evento
2. Wikipedia (descrição do termo E3, geral, na enciclopédia)
3. E3 Insider (página dedicada ao evento)
4. Anjel Syndicate (algum blog com algumas informações do evento)
5. e3 Kentucky (site de educação do governo do Kentucky, nos EUA)
Número de resultados no Bing: 15.300.000
Cinco primeiros resultados do Google:
1. Site oficial do evento
2. Gamespot (Hotsite da E3 no site de games)
3. Gamespot (Notícias sobre a conferência da Microsoft durante a E3)
4. Wikipedia (descrição do termo E3, geral, na enciclopédia)
5. Wikipedia (página com as informações do evento que procurava)
Número de resultados no Google: 74.000.000
Considerações:
A busca do Bing, mais uma vez, trouxe um site indesejado entre seus cinco primeiro resultados. A do Google, por sua vez, focou em sites grandes o suficiente para resultados mais certeiros. O resultado da Microsoft, veio com um site patrocinado no topo, repetido no rodapé da página. O do Google, não veio acompanhado de qualquer site patrocinado.
O Google trouxe trechos em vídeo depois do terceiro resultado em sites, mas ponto negativo por serem da E3 2006. Se a busca tivesse sido feita há três anos, teria sido ótimo. Mas logo abaixo se retratou, trazendo links para três postagens em blogs sobre o evento, todas fresquinhas (com no máximo dois dias de atraso).
A página da Google saiu do foco nos três últimos resultados da primeira página, e não sugeriu nenhuma pesquisa mais refinada. O Bing trouxe quatro resultados indesejados, mas sacou o que eu queria falar quando me sugeriu buscas do Wii, E3 2009, garotas da E3, Xbox, Games, ainda que três de suas sugestões levem para coisas nada a ver com o evento gamer.
Ao fim da página do Bing, um interessante gráfico que mostra o aumento no interesse no termo E3 entre os dias 5 de maio e 2 de junho.
E no WolframAlpha? E3 virou velocidade.

Objetivo da busca: saber o que cada um tinha a dizer sobre o novo mecanismo de busca da Microsoft
Termo usado: Bing
Cinco primeiros resultados do Bing:
1. Site oficial do serviço
2. Página de fãs do Bing no Facebook
3. Página do Bing no Twitter
4. Restaurante do Bing Crosby
5. Site oficial do Bing Crosby
Número de resultados no Bing: 5.900.000
Cinco primeiros resultados do Google:
1. Site oficial do Bing
2. Site de surfe (pranchas Bing!)
3. Wikipedia (página do cantor Bing Crosby)
4. PC World (matéria sobre o serviço de busca da Microsoft)
5. Bing Energy Drink (bebida energética)
Número de resultados no Google: 25.700.000
Considerações:
Gostamos da humildade da Microsoft nessa. No primeiro resultado, ao lado do link para o www.bing.com, a busca da empresa apontou quatro serviços similares (Google, Yahoo, MySpace, YouTube). No segundo resultado, trouxe três notícias, e apenas no quarto resultado sugeriu um site diferente do que estava sendo procurado.
No fim da página, quatro vídeos são sugeridos. E um estranho link "Alguns resultados foram removidos" aparece, que leva à uma página de ajuda, sem nenhuma explicação visível e relacionada à remoção de resultados.
No Google, o segundo item já se afasta da ferramenta de busca da Microsoft. Entre os cinco primeiros, apenas dois são sobre o mecanismo, e um é uma notícia.
Nas buscas relacionadas, o Google sugere "bing maps", "bing wiki", "bing blog", e algumas coisas engraçadas como "bing o porquinho da índia" e até "ding" (quem mandou dar um nome desses, Microsoft?). As relacionadas no Bing também não foram muito elucidativas em meu caso.
O energético que aparece em quinta posição na busca Google aparece em primeiro nos relacionados, seguidos por algumas personalidades de nome Bing, mais um tal de "Bing Box" e o "Bing Game". Mas, além de notícias, na lateral a Microsoft me sugere um tour pelo serviço, alguns vídeos, um guia de produtos e a possibilidade de ganhar dinheiro.
E no WolframAlpha? Bing virou Awad Bing, um idioma falado na Nova Guiné, por cerca de 1200 pessoas.

Objetivo da busca: ver o que cada um tinha a dizer sobre o mecanismo de busca mais popular da atualidade
Termo usado: Google
Cinco primeiros resultados do Bing:
1. Google.com
2. ¿
3. -
4. -
5. -
Número de resultados no Bing: 197.000.000
Cinco primeiros resultados do Google:
1. Google.com
2. Google Reader
3. Google Maps
4. Google Video
5. Google.co.uk (versão da Inglaterra)
Número de resultados no Google: 254.000.000
Considerações:
Esse foi bizarro. A Microsoft deu o endereço para o Google e é isso. Nada além na primeira página, apenas uma lista de cinco serviços similares (Bing, Yahoo!, MySpace, YouTube e AOL) e um link "Buscar outros resultados contendo Google" (que neste caso mostrava Google News, Google Image Search, Google Earth e Google Checkout depois do site oficial do mecanismo).
Ao lado, o Bing mostra em Buscas relacionadas apenas o termo "Google Home Page". Mas em alguns botões à esquerda leva para buscas de downloads de programas doa Google, resultados para sites de investidores, informações sobre a companhia lista de sites de empregos relacionados à Google, e lista de serviços.
Já a Google não se fez de rogada e colocou apenas resultados oficiais em sua capa, além de link para notícias e oito buscas sugeridas relacionadas realmente à empresa.
E no WolframAlpha? Acerto! Google vira GOOG e as ações são mostradas.

Objetivo da busca: ver que serviços o site me sugeria para o uso do Twitter
Termo usado: Twitter
Cinco primeiros resultados do Bing:
1. Site oficial (com um campo de busca, muito útil)
2. Twitter Search
3. Wiki da API do Twitter
4. Página oficial com o status do Twitter
5. Wikipedia (página do Twitter na enciclopédia)
Número de resultados no Bing: 788.000
Cinco primeiros resultados do Google:
1. Site oficial
2. (home) no Twitter (algum usuário esperto que registrou o user Home, talvez)
3. Wikipedia (página do Twitter na Wikipedia)
4. Twitter Search
5. (home) no Twitter (versão para celulares)
Número de resultados no Google: 502.000.000
Considerações:
A primeira coisa que surpreendeu foi a diferença no número de resultados de cada serviço: 502 milhões contra 788 mil é uma diferença gritante. Mas nessa a busca da Microsoft se saiu melhor. Primeiro, os resultados do tal (home) não tomaram dois entre os cinco primeiros sites sugeridos.
É verdade que o Google trouxe, depois do terceiro resultado, resultados de notícias, algo bastante útil. A indicação de serviços semelhantes no Bing também foi interessante. Foram sugeridos LiveJournal, Flickr, LinkedIn e Facebook. E no rodapé da página do search da Microsoft outra coisa legal: dados sobre a empresa, com nome dos fundadores, local da sede, data de fundação e categoria do site.
No rodapé da busca do Google, foram linkados três posts recentes em blogs. Entre as buscas relacionadas, o Google sugeriu o Twitter do eminem, ferramentas do Twitter, widgets do Twitter e também uma busca sobre fraude no serviço. Nas buscas relacionadas do Bing, estão Twitter TV, Twitter Store, Twitter Software, Twitter Search e duas curiosas: Twitter Software e Twitter What Are You (em referência, talvez, ao "What are you doing?", slogan do serviço).
E no WolframAlpha? Ele não soube muito bem o que quisemos dizer¿

Objetivo da busca: descobrir como fazer um overclock
Termo usado: overclock how to
Cinco primeiros resultados do Bing:
1. Wikipedia (página do termo Overclocking)
2. Overclock.net (fórum dedicado ao Overclocking)
3. Help Overclocking (site com instruções e técnicas)
4. Overclockers.com (outro site dedicado a técnicas do Overclock)
5. Extreme Overclocking (um site com informações para quem quer acelerar o processador)
Número de resultados no Bing: 5.260.000
Cinco primeiros resultados do Google:
1. wikiHow (tutorial em 12 passos de como fazer um overclock)
2. GeeksToGo (tutorial em como fazer um overclock)
3. BasicHardware.com (um tutorial de como fazer um overclock)
4. Overclockers.com (site dedicado a técnicas do Overclock)
5. OverclockersClub.com (um FAQ com questões comuns sobre o tema)
Número de resultados no Google: 15.200.000
Considerações:
O Bing inseriu uma linha fina abaixo do campo de busca, antes dos resultados, dizendo que também incluiu entre os resultados o termo "Overclocking How To", algo inteligente. Mas, apesar de ter listado sites de ajuda, não foi direto ao ponto como era a tentativa. O Google, por sua vez, foi mais certeiro.
Cada um dos serviços mostrou um link patrocinado. No caso do Bing, foi o site howtooverclockyourcpu.com, que levantou suspeitas. No caso do Google, foi o Overclock.net, que aparece em segundo lugar na busca do sistema rival.
Mas, um ponto positivo para o Bing, que no final trouxe quatro vídeos (um do MySpace e três do YouTube) que explicavam como fazer um Overclock. No quesito buscas relacionadas, os dois foram bem e parecidos, oferecendo links para tipos de overclock em processadores AMD e Intel.
E no WolframAlpha? How to overclock virou How to Lovelock e descobrimos que essa é uma pequena cidade em Nevada, EUA.

Objetivo da busca: procurar uma receita de soupa francesa, com o nome errado (vichissoise em vez de vichyssoise ¿ um erro natural)
Termo usado: recipe vichissoyse
Cinco primeiros resultados do Bing:
1. All-Rankings.com (lista das melhores receitas do mundo, feita por alguém que, como eu, não entendia francês)
2. -
3. -
4. -
5. -
Número de resultados no Bing: 1
Cinco primeiros resultados do Google:
1. SoupSong.com (Receita de Vichyssoise, termo corrigido)
2. FineDinings.com (Receita de Vichyssoise, também com o termo corrigido)
3. Annalena Kitchen (blog de alguma garota que não entende de francês)
4. Annalena Kitchen (mais uma do blog da garota)
5. All Fodods Natural (lista com seis receitas de baixa gordura)
Número de resultados no Google: 5
Considerações:
Mais uma para o Google, que sacou que eu não entendo de francês e que era melhor me avisar que estava digitando o nome errado. E mais, forçou a barra e me entregou dois resultados com a pesquisa nos termos certos. O Bing, por exemplo, poderia me fazer pensar que a receita é tão secreta que ninguém divulga como fazê-la, o que não é o caso.
Nenhum dos dois me ofereceram buscas relacionadas, talvez por não quererem lidar com minha estupidez. Na busca pelo termo correto, ambos foram certeiros e me trouxeram dezenas de receitas da sopinha de batata. O Google não quis me sugerir outros termos, mas o Bing falou que eu poderia procurar por Vichyssoise Soup.
E no WolframAlpha? Ele não soube muito bem o que quisemos dizer¿ nem na escrita errada, nem na certa.

Objetivo da busca: encontrar pacotes em MP3 da banda Dave Matthews Band em portais Torrent
Termo usado: torrent dave matthews band
Cinco primeiros resultados do Bing:
1. TorrentZ (com uma porção de downloads ilegais de álbuns em estúdio)
2. ThePirateBay (discografia completa)
3. FullDls (o que eu queria, um show ao vivo)
4. AntsMarching.org (site de fãs, com downloads autorizados de shows)
5. ThePirateBay (mais uma discografia)
Número de resultados no Bing: 216.000
Cinco primeiros resultados do Google:
1. TorrentZ (download de álbuns gravados em estúdio)
2. TorrentZ (download de álbuns gravados em estúdio)
3. ThePirateBay (discografia completa)
4. ThePirateBay (discografia completa)
5. BtMon (discografia completa)
Número de resultados no Google: 243.000
Considerações:
Sei que essa foi forçar a barra, mas era para ver como cada um se comportava diante de buscas em Torrent. A Dave Matthews Band é uma banda que permite a criação e distribuição de bootlegs entre seus fãs, e esse era o objetivo. Ao contrário, apenas o Bing tentou me levar para um resultado válido, e estava na quarta posição.
Qualquer outro usuário seria seduzido a baixar a discografia completa. As buscas sugeridas do Google, inclusive, trazem "dave matthews discography", enquanto no Bing são sugeridos downloads, letras, vídeos, ingressos e tablaturas da banda.
E no WolframAlpha? Ele não soube o que quisemos dizer, mas sugeriu procurar por Dave Matthews e também Torrent, uma cidade em Valência, na Espanha (e que agora faz 24º C, tem humidade relativa de 54%, ventos de 4 m/s e algumas nuvens).

Objetivo da busca: encontrar dicas de como fingir que estou trabalhando
Termo usado: pretend work
Cinco primeiros resultados do Bing:
1. CafePress (loja com canecas, almofadas e bolsas engraçadinhas)
2. CafePress (página para venda da caneca)
3. Andy Smith Illustrator (edição de algum livro sobre o tema, feito por um ilustrador)
4. Toys'r Us (página de um kit de ferramentas para crianças, tipo "Pequeno Pedreiro")
5. Didn't You Hear (blog com um curta-metragem divertido sobre fingir trabalhar)
Número de resultados no Bing: 14.100.000
Cinco primeiros resultados do Google:
1. WikiHow (10 passos de como fingir que estou trabalhando. Útil!)
2. AngelFire (Um texto um tanto magoado com escritórios)
3. eHow (Mais um guia, de seis passos, sobre como fingir)
4. Josh Staiger (Um blog, com uma citação do programador Paul Graham)
5. Flickr (um dos trabalhos do mesmo Andy Smith, o ilustrador do terceiro resultado do Bing)
Número de resultados no Google: 5.080.000
Considerações:
O Google foi certeiro na minha intenção. Se eu pudesse escrever questões em linguagem natural sem me sentir patético diante de uma máquina, seria algo como "Como eu faço para parecer trabalhar enquanto estou coçando?". E o Google entendeu que por "pretend" (fingir) "work" (trabalhar) o que eu queria era exatamente isso.
O Bing foi menos inteligente na interpretação de meu comando, ou achou que eu estava brincando, já que me retornou artigos cômicos e um brinquedo. O Bing trouxe duas buscas relacionadas, que mostraram que ele não entendeu MESMO minha intenção com a busca: as duas levando para produtos. Já o Google, preferiu não indicar nada.
E no WolframAlpha? Ele não entendeu muito bem o que quisemos dizer¿ ou fingiu que não entendeu.

Objetivo da busca: agradar meu chefe, que viu que eu estava buscando um meio de enganá-lo, procurando por um termo que ele sugeriu
Termo usado: capybara (capivara, em inglês)
Cinco primeiros resultados do Bing:
1. Wikipedia (página do animal na enciclopédia)
2. Rebsig.com (site dedicado ao animal)
3. Capybara.Org (um blog qualquer)
4. Capybara.Org (o mesmo blog qualquer)
5. Capybara.Com (alguém pode explicar isso?)
Número de resultados no Bing: 231.000
Cinco primeiros resultados do Google:
1. Wikipedia (página do animal na enciclopédia)
2. Rebsig.com (site dedicado ao animal)
3. National Zoo (perfil do bicho no zoológico americano)
4. Bristol Zoo (perfil do bicho no zoológico do Reino Unido)
5. Capybara Games (algum estúdio de games)
Número de resultados no Google: 440.000
Considerações:
Eu não sabia muito bem o que estava procurando neste caso, mas o Google me trouxe os resultados que mais me agradaram, com quatro sites realmente úteis, com fatos sobre a vida da Capivara. O Bing trouxe dois blogs estranhos, mas ambos trouxeram um blog de fãs da Capivara em segundo lugar.
Ambos trouxeram quatro imagens no início da busca. As do Bing me agradaram mais, porém o Google mostrou vídeos também. Ponto para ele. As buscas sugeridas do Google também foram de curiosidades a respeito da Capivara, como a dieta e o habitat do roedor. As do Bing sugeriam a compra da capivara, sons da capivara, e até Anaconda.
E no WolframAlpha? Acerto total! Nome científico, reino, classe e outros dados úteis.

Objetivo da busca: amaciar meu ego
Termo usado: Rodrigo Martin de Macedo
Cinco primeiros resultados do Bing:
1. Flixster (meu perfil no site de filmes)
2. Plaxo (página na rede profissional Plaxo)
3. Plaxo (página na rede profissional Plaxo)
4. Magnet (um texto meu na finada Magnet)
5. PMPToday (trackback de algum texto que escrevi sobre um miniprojetor)
Número de resultados no Bing: 117.000
Cinco primeiros resultados do Google:
1. Ning (meu perfil em uma rede social que eu nem lembrava que existia)
2. Yahoo (texto meu da Geek publicada no Yahoo)
3. Yahoo (outra matéria minha da Geek publicada no Yahoo)
4. NetVibes (uma página do iG com o link para uma matéria recente minha)
5. Geek (site, com uma matéria de um técnico de informática que tentou um golpe)
Número de resultados no Google: 440.000
Considerações:
Fiquei satisfeito de saber que eu existo quase quatro vezes mais no Google. Os resultados do Plaxo no Bing estavam desatualizados, mas todos os resultados do Google foram certeiros. Nenhum dos dois têem buscas sugeridas para meu nome, mas tudo bem...
E no WolframAlpha? Não sou famoso o suficiente para estar na base do WolframAlpha, mas Martin estima-se que existam 233.116 pessoas vivas com esse nome nos Estados Unidos.

Objetivo da busca: descobrir o sentido da vida
Termo usado: meaning life
Cinco primeiros resultados do Bing:
1. Wikipedia (página com o conceito filosófico da questão na Wikipédia)
2. TheMeaningOfLife.org (uma página falando que em breve eu entenderei)
3. Aristotle.net (uma página com alguns artigos de filosofia)
4. StevePavlina.com (site de auto ajuda de algum cara sorridente)
5. IMDB (página sobre o filme O Sentido da Vida, do Monty Python)
Número de resultados no Bing: 77.200.000
Cinco primeiros resultados do Google:
1. Wikipedia (a mesma página sugerida em primeiro lugar pelo Bing)
2. Wikipedia (artigo sobre o filme O Sentido da Vida, do Monty Python)
3. TheMeaningOfLife.org (o mesmo site prometendo a resposta em breve)
4. theultimatequestionoflifetheuniverseandeverything. com (o site diz tudo, e traz artigos sobre o propósito do mundo)
5. Stanford Encyclopedia of Philosophy (enciclopédia de filosofia da faculdade de Stanford)
Número de resultados no Google: 35.500.000
E no WolframAlpha? Mais Geek impossível! 42.
Considerações:
As máquinas ainda não estão preparadas para responder essa dúvida existencial, mas foram capazes de sugerir bons links, para fazer refletir. O melhor deles é a respeito do filme de Monty Python, ícone entre os geek e que fiquei satisfeito que aparecesse entre o top 5, devo confessar.
O Google vai além e sugere notícias sobre o tema, livros e dois resultados em vídeo, ambos extraídos do filme do Monty Python. As buscas relacionadas do Google também são a respeito do Monty Python, e as do Bing são um pouco mais profundas, trazendo temas como árvore celta, vida grega, citações e reprodução.

A conclusão
O Bing é útil, mas ele enfrentará não só um rival já estabelecido. Ele enfrentará um modelo de busca que se estabeleceu há muito tempo e já é padrão há anos. O uso do Google é cultural, e mesmo que surja um rival a altura, ou melhor, pode ser que demore ou que sequer ocorra uma mudança.
Mas, deve-se lembrar também que quando o Google entrou, ele também apresentava uma proposta muitíssimo diferente, ainda que bem mais simples, de encontrar informações na web. Então, se Google desbancou gigantes da época como o Yahoo! e o AltaVista, é inocência pensar que um competidor futuro não possa destroná-lo.
Se esse competidor virá pelas mãos da Microsoft, da Yahoo! ou de qualquer outra empresa, mesmo uma desconhecida iniciante, só o tempo dirá.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
Autor:Rodrigo Martin de Macedo
:)