Vizualizar Versão Completa : Serviço de backup online ajuda a achar ladrão de notebook


tpcs_90
03-06-2009, 02:18 PM
A internet já ajudou muitas pessoas a recuperarem pertences roubados, das formas mais incomuns. Na mais recente, um homem recuperou seu notebook roubado com a ajuda de um programa de backup online, que registrou imagens do ladrão, tiradas com a webcam do computador.
O blog de Bruce Perens, conhecido programador, evangelista do software livre e criador da definição de Open Source, divulgou um artigo assinado por um policial do escritório de polícia de Berkeley, Casimiro Pierantoni. Nele, Pierantoni informa que prender um arrombador de carros significa diminuir consideravelmente o número de roubos em uma comunidade, uma vez que uma única pessoa pode cometer vários crimes em um mesmo dia, e relata a história do ladrão pouco esperto.
Um homem teve seu carro arrombado e seu notebook levado na cidade de Berkeley, Califórnia, Estados Unidos no último dia 5. Já dando como perdido seu computador, a vítima foi conferir seu serviço eletrônico de backup, para recuperar ao menos suas informações. E, para sua surpresa, viu fotos do ladrão, tiradas com a webcam do notebook, armazenadas em sua conta no serviço.
Então, as fotos foram levadas a detetives da polícia local, que reconheceram o suspeito, de nome Vega, que havia sido solto no início do ano. Além disso, conseguiram identificar o ambiente, que parecia ser o quarto de um motel, e iniciaram o rastreamento do endereço IP do local.
Antes da identificação precisa do local pelo IP, policiais localizaram um homem entrando em um carro em um estacionamento de um motel em Oakland e o prenderam. No carro e no quarto do motel, os policiais encontraram não só o notebook roubado, mas também outros objetos, frutos de roubos variados. Vega e a namorada foram presos.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)