Vizualizar Versão Completa : Microsoft e USP assinam acordo para financiar projetos de interoperabilidade


tpcs_90
27-05-2009, 02:33 PM
A Microsoft Brasil e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) assinaram um acordo para desenvolver ferramentas de interoperabilidade entre software proprietário e software livre.

(http://cwconnect.computerworld.com.br/)
No início, dois projetos serão conduzidos por Flávio Soares Correa da Silva, professor-doutor do IME-USP. Um deles foi batizado de Interoperabilidade para o governo eletrônico e pretende ampliar o rol de soluções disponíveis para a gestão pública em todo o País. A meta é criar sistemas que sejam universais para todos sistemas operacionais no mercado, principalmente Windows e Linux.

O outro projeto, 'Aprendizado de informática com base em jogos de computador, serviços web e clientes heterogêneos', pretende desenvolver ambientes multi-plataforma. “O objetivo é fazer com que os estudantes considerem o estudo da tecnologia, já que a procura por cursos como Ciências da Computação está em constante decadência”, afirma Silva.

O centro de estudos e desenvolvimento criado no IME-USP também pretende pensar em soluções para a área corporativa. O objetivo é criar um conceito organizacional onde as informações fluam entre diferentes ambientes com capacidade para se comunicar entre si. “Esse conceito de interoperabilidade pode ser elevado ao Mercosul, assim como faz a União Européia, que possui um grau de integração bem mais avançado que os países da América do Sul”, diz Silva.

O convênio representa o quinto acordo que a Microsoft firma com universidades brasileiras para integração de softwares livres e proprietários. Antes, já entraram como parceiras da fabricante de softwares a Universidade Estadual Paulista de Bauru (Unesp), Universidade Federal do Pará, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Roberto Prado, gerente de estratégias de mercado da Microsoft Brasil, afirma que o esforço está relacionado às necessidades corporativas de integrar as soluções. “O ambiente heterogêneo pode ocorrer dentro de uma única organização, com servidores diferentes para sistemas livres e proprietários", diz . "Diante disso, os problemas de integração surgem e soluções precisam ser desenvolvidas”.
O retorno do investimento da Microsoft serão os resultados dos projetos, que serão publicados pela empresa. Os projetos conduzidos por meio dos acordos podem ser acessados por meio do link www.codeplex.com/NDOS (http://www.codeplex.com/NDOS).


Créditos www.idgnow.com.br (http://www.idgnow.com.br)
:)