Vizualizar Versão Completa : Comércio eletrônico movimenta US$ 193 bi no Brasil em 2008, aponta FGV


tpcs_90
27-05-2009, 02:28 PM
Compras feitas no Brasil por empresas ou por consumidores finais pela internet durante 2008 somaram 193 bilhões de dólares, segundo a 11ª edição da pesquisa de Comércio Eletrônico no Mercado Brasileiro divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta terça-feira (26/05).

A quantia representa aumento de 13% em relação aos 170 bilhões de dólares registrados em 2007. O ritmo de crescimento do setor caiu drasticamente se comparado com os quase 50% de aumento na comparação com o ano anterior.

Do total, 140 bilhões de dólares vieram de compras feitas entre empresas, classificadas como "business to business" (B2B), enquanto os 53 bilhões de dólares restantes envolveram consumidores finais (B2C).

A participação da internet em todas as transações feitas no setor B2B é de 58,3%, aumento de três pontos percentuais em relação a 2007, quando as vendas físicas foram ultrapassadas pelas online pela primeira vez.

Entre serviços B2C, a relação das compras online comparadas ao total do setor ficou em 25,1%.

O professor da FGV responsável pelo estudo, Alberto Luiz Albertin, aponta que, em 2008, empresas perceberam que precisarão mudar de patamar para usar a internet como canal de relacionamento com seus clientes.

A preocupação com o relacionamento com o cliente, apontado pela pesquisa como prioridade entre as empresas com operações online, mostra o interesse em "novas formar de interagir com os consumidores".

Essa pressão das empresas por novos canais podem resultar, em curto prazo, em mais operações online com pagamentos eletrônicos ou canais de comunicação além do site da companhia, em uma adoção crescente de ações na mídia social.

Créditos www.idgnow.com.br (http://www.idgnow.com.br)
:)