Vizualizar Versão Completa : WolframAlpha reúne várias respostas para uma única pergunta


tpcs_90
25-05-2009, 08:04 PM
A Geek passou a semana testando e fazendo experiências com o novo motor de buscas WolframAlpha, que se propõe a dar respostas diretas às perguntas dos internautas em vez de encaminhá-los a uma lista de sites que contenham a informação. O nome do físico britânico Stephen Wolfram tem sido presença certa nas publicações especializadas em internet e TI nas últimas semanas. O cientista, inventor e empresário lançou na semana passada uma ferramenta online que promete revolucionar a compilação de informações através da web.
O WolframAlpha, que, suspeitava-se, aspiraria a concorrente de sites de busca, na verdade tem um enfoque diferente: reunir dados relacionados ao assunto pesquisado pelo usuário e apresentar diretamente os resultados de forma resumida, em vez de sugerir sites diversos que contenham a informação.
Ao se perguntar algo sobre uma data, por exemplo, os resultados trazem desde a posição do valor nos 365 ou 366 dias do ano, a fase da lua, o dia da semana e até se o dado dia é feriado em algum país.
Disponível no endereço www.wolframalpha.com, a nova ferramenta traz uma interface limpa, em tons alaranjados, de forma semelhante à maioria dos mecanismos de busca existentes. Nesse estágio inicial, além do campo de busca, há exemplos de questões ou expressões de pesquisa passíveis de compreensão pelo buscador.
Dentre as combinações que o site pode interpretar termos além de palavras isoladas como "Springfield" ou "Los Angeles", frases completas como "Quantos prótons há em um átomo de hidrogênio?", segundo conta o Tech Crunch. As questões podem incluir também operações matemáticas (de somas a cálculo de integrais) ou informações sobre as condições do tempo em determinada cidade há dez anos atrás.
O WolframAlpha foi desenvolvido com base em "modelos de conhecimento do mundo real", diz seu criador. Para ser capaz de responder a perguntas objetivas e em linguagem natural são utilizados modelos embutidos sobre campos do conhecimento, complementados por dados e algoritmos que resultam em uma compilação de "peças" da realidade. Por se tratar de um sistema desenvolvido para "computar respostas a perguntas" em vez de apontar diversas páginas sobre o assunto pesquisado, a invenção não ameaça o espaço de serviços consolidados como Google, Yahoo! e Windows Live Search, afirma Wolfram.
Além de representar uma mudança significativa na forma como buscamos informações na web, a ferramenta parece estar chamando atenção dos especialistas também pela capacidade de lidar com a frases em linguagem natural, como afirma o ArsTechnica.
A capacidade da ferramenta em lidar com sentenças completas aponta estarmos cada vez mais perto daquilo que tem sido chamado de "Web Semântica": uma nova era da rede, capaz de fornecer acesso mais simples ao infinito de informação que armazena.
Por outro lado, o sistema tem seus críticos e alguns argumentos têm fundamento. Em nossos testes, percebemos que o "modus operandi" do site pode resolver alguns problemas em certas áreas do conhecimento e ser completamente inútil em outras.
Outra crítica é a de que o site, por eliminar a possibilidade de pesquisa em diversas fontes e entregar o pacote pronto, possa levar à disseminação de informações equivocadas ou incompletas.
O mecanismo, além disso, ainda está restrito à língua inglesa e, mesmo nela, é limitado. Isso pode reduzir ainda mais a penetração do Wolfram ao redor do mundo. De todo modo, a maioria das resenhas já publicadas bate com nossas primeiras impressões sobre o serviço: embora seja interessante e muito inteligente, e resolva certos problemas de busca de dados úteis, não deve ser uma ferramenta de uso generalizado.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)