Vizualizar Versão Completa : Intel vai lançar chip Atom mais barato para netbooks


tpcs_90
19-05-2009, 08:37 PM
A Intel Corp informou nesta terça-feira que uma versão mais barata e mais eficiente de seu chip Atom, usado na maioria dos netbooks, será lançado no quarto trimestre, marcando um novo estágio no desenvolvimento de computadores de baixo custo, que têm se tornado populares entre os consumidores no último ano.
A fabricante de semicondutores também disse que o Moblin, sistema operacional de código aberto baseado em Linux que ela suporta desde 2007, está agora em fase beta de testes. A próxima geração da plataforma Atom da Intel - cujo codinome é Pine Trail - terá duas partes em vez de três, além de uma bateria de maior duração e uma performance melhor que a atual geração de Atom, afirmaram diretores da empresa em teleconferência. Mais detalhes sobre Atom e Moblin são esperados para a exposição de computação Computex, em Taiwan, em junho, disseram.
O desenvolvimento do Moblin, hoje operado pela Linux Foundation depois que a Intel lhe cedeu o controle do sistema em abril, não tem como objetivo desafiar o domínio da Microsoft Corp em sistemas operacionais, afirmaram. "Há pedidos de nossos clientes de que seja possível usar ambientes operacionais alternativos", disse o vice-presidente de softwares e serviços da Intel, Doug Fisher, durante a teleconferência.
Ele acrescentou que o Moblin não deve ser comparado com os produtos da Microsoft. A maioria de netbooks atualmente opera no antigo Windows XP da Microsoft, e esta afirmou que seu novo sistema Windows 7 também deve rodar em netbooks, após sua embaraçosa descoberta de que o atual Vista era muito pesado para operar na maior parte desses portáteis de tela pequena.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)