Vizualizar Versão Completa : Ajuda com Motorola Rokr em28


evandro40dunck
10-05-2009, 07:57 PM
Eae blz? vo fla do meu problema quero colokar um jogo no meu em28,so que não consigo nem com o p2k nem com o motomidian,os soft nem reconheçem ele.

Ja tentei outros tuto mas Não deu...
Tb ja coloquei o jogo em java no celular e tentei instalar pelo celular...
Tb não consegui Alguem aju** ai por favor




Agradeço desde Jah xD

cowboy furioso
10-05-2009, 08:41 PM
Eae blz? vo fla do meu problema quero colokar um jogo no meu em28,so que não consigo nem com o p2k nem com o motomidian,os soft nem reconheçem ele.

Ja tentei outros tuto mas Não deu...
Tb ja coloquei o jogo em java no celular e tentei instalar pelo celular...
Tb não consegui Alguem aju** ai por favor




Agradeço desde Jah xD

verifique se a resolução do jogo é compativel com a do seu cel!!!

damore
07-06-2009, 02:43 PM
ja vi que ele nao funciona no pk2
o mardito nao tem comando de voz "no site da motorola diz que tem :confused: "
ja descobriram como aumentar o volume dele?

guinho w.a
08-06-2009, 12:05 PM
ja vi que ele nao funciona no pk2
o mardito nao tem comando de voz "no site da motorola diz que tem :confused: "
ja descobriram como aumentar o volume dele?
Sobre os Jogos, os Games devem ser 128x160, tente fazer a instalação através do cartão de memória.

Até..

lkaka
26-06-2009, 12:02 AM
Alguem pelo amor de deus da uma ajuda já tentei todos os softwares, mas nenhum reconhece o rokr em28, se alguem sabe de alguma coisa ou então ainda não tem uma solução mas pelo amor de deus da uma resposta alguem , ja procurei em tudo q é canto mas não achei resposta? :(

Aleexx2
26-06-2009, 12:30 AM
Alguem pelo amor de deus da uma ajuda já tentei todos os softwares, mas nenhum reconhece o rokr em28, se alguem sabe de alguma coisa ou então ainda não tem uma solução mas pelo amor de deus da uma resposta alguem , ja procurei em tudo q é canto mas não achei resposta? :(

Calma Amigo sem desespero ja tive um EM28 em minhas maõs pra instalar jogos vá ate suas configurações procure algo relacionado com Conexões!!! Mude pra Cartão de Memoria ou disco usb ( algum dos 2 ) depois plugue o Cabo USB no celular e no Pc vá ate Meu Computador irá aparecer como disco removivel , igual se conecta um Pendrive.. é so você dar dois cliques e abrir pegar o jogo que você baixou e colocar lá mais atenção tem que estar no formato .JAR ( cuidado pra não descompactar ele ) depois de colar é so ir pelo celular aonde você colocou e clicar em cima dele e ir procedendo ate concluir a instalação!! não é necessário software nenhum Qualquer Dúvida só falar ;)

PS: A resolução de jogos pra esse modelo é 128x160

lkaka
26-06-2009, 01:52 PM
vlw cara vo tenta quando chegar em casa, uma outra pergunta pra instalar programas é o mesmo procedimento? por exemplo se eu quiser instalar o bluetooth hacker como faria?

Aleexx2
26-06-2009, 02:54 PM
vlw cara vo tenta quando chegar em casa, uma outra pergunta pra instalar programas é o mesmo procedimento? por exemplo se eu quiser instalar o bluetooth hacker como faria?

Sim amigo é o mesmo procedimento é como se fosse um jogo... mais se vai funcionar ai eu não sei pois existem celulares mais exemplo de celular com plataforma Linux Mobile como E2, Z6 , V8 , E8 que o Bluetooth deles não dão suporte a interação java como Bluetooth Hacker , Jogos Via Bluetooth e Bluetooth Chat o EM28 não estudei ele profundamente não sei se ele é possivel ;)

lkaka
26-06-2009, 06:44 PM
não consigui não, fiz o seguinte, tentei jogar o arquivo .JAR para dentro do cel , joguei, aí tiro o celular do usb e vou procura-lo mas não acho o arquivo, alguem consegue ascender uma luz no final desse túnel ? xD

Aleexx2
26-06-2009, 07:00 PM
Desoculte as pasta do Windows conecte no Pc procure uma pasta Mobile dentro dela tera algo relacionado com Kjava cole o Jar dentro depois vá no celular jogos e coloque á pra instalar novo e veja se ele esta sendo listado

PS: São as unicas maneiras ja que você ja fez outras e mais essas que eu citei você esta fazendo algo errado

lkaka
26-06-2009, 07:31 PM
ae brother agora não sei se to fazendo algo de errado, acho q antes estava, pq tava jogando o .JAR pra dentro do cel e procurando ele pelo proprio celular sem estar conectado no pc mas agora fiz o seguinte conectei o celular no pc , joguei o .JAR pra dentro do disco removível que é o cartão de memoria mas tento executar o .JAR mas não aparece nada, simplismente escuto um som de um aviso q não aparece,
OBS: o arquivo .JAR q estou tentanto colocar é o Bluetooth hacker mas tentei colocar um jogo do dragon ball 128x160 mas tbm n consegui.
OBS2: não acho essa pasta mobile muito menos essa kjava, já modifiquei no meu S.O para mostrar arquivos e pastas ocultas mas não deu em nada.

guinho w.a
26-06-2009, 08:14 PM
ae brother agora não sei se to fazendo algo de errado, acho q antes estava, pq tava jogando o .JAR pra dentro do cel e procurando ele pelo proprio celular sem estar conectado no pc mas agora fiz o seguinte conectei o celular no pc , joguei o .JAR pra dentro do disco removível que é o cartão de memoria mas tento executar o .JAR mas não aparece nada, simplismente escuto um som de um aviso q não aparece,
OBS: o arquivo .JAR q estou tentanto colocar é o Bluetooth hacker mas tentei colocar um jogo do dragon ball 128x160 mas tbm n consegui.
OBS2: não acho essa pasta mobile muito menos essa kjava, já modifiquei no meu S.O para mostrar arquivos e pastas ocultas mas não deu em nada.
Os jogos devem ser executados no celular, não no PC.
Após ter movido os jogos, va na opção de Java > Instalar Novo. Essa opção pode estar habilitada, o que facilita a instalação.

Até..

lkaka
26-06-2009, 08:44 PM
Guinho já fucei o cel por completo no rokr em28 vc vai no MENU>>CONFIGURAÇÕES>CONFIGURAÇÕES JAVA mas não tem opção para instalar nada e nem em nenhum outro lugar pelo menos eu não achei nada. oq fazer?

Aleexx2
26-06-2009, 11:42 PM
ae brother agora não sei se to fazendo algo de errado, acho q antes estava, pq tava jogando o .JAR pra dentro do cel e procurando ele pelo proprio celular sem estar conectado no pc mas agora fiz o seguinte conectei o celular no pc , joguei o .JAR pra dentro do disco removível que é o cartão de memoria mas tento executar o .JAR mas não aparece nada, simplismente escuto um som de um aviso q não aparece,
OBS: o arquivo .JAR q estou tentanto colocar é o Bluetooth hacker mas tentei colocar um jogo do dragon ball 128x160 mas tbm n consegui.
OBS2: não acho essa pasta mobile muito menos essa kjava, já modifiquei no meu S.O para mostrar arquivos e pastas ocultas mas não deu em nada.

Então amigo ja citei tudo que poderia mais vamos lá que você consegue não desista rs...

Conecte Via cartão de memoria e de um print das pastas que aparecem pra mim dar uma olhada posta a imagem aqui!!

lkaka
27-06-2009, 08:27 AM
Gostaria de agradece ao Alex e ao Guinho q tem me dado essa força aee.

VAMO LÁ NÃO VAMOS NOS ENTREGAR.
Imagem do Disco Removível - cartão de memória
OBS: quando conecta o em28 no pc pra ele entrar nesse modo que aparecem as pastas o visor dele tem que ta aberto para voce pode escolher conectar em modo de armazenamento, se estiver fechado só entra só motorola usb modem (se voce tiver os drivers motorola instalado) .
outra coisa é que conectando ele em modo armazenamento aparece dois disco o que estou postando que o cartão de memoria e o outro disco é o do celular nele aparece uma pasta a mais , que é a pasta DRIVER(não sei se oq escrevi aqui foi necessário mas não custa tentar .)xD
(DENTRO DAS PASTAS NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA A NÃO SER Q EU COLOQUE E MESMO ASSIM SÓ CONSIGO NAS PASTAS MUSIC E PICTURE QUE TEM QUE ESTAR NO FORMATO DELES OU SEJA >>.MP3 OU ETC.. E NA PASTA PICTURE>> .JPG OU ETC... COLOCANDO ARQUIVOS NA PASTA JAVA NÃO CONSIGO VISUALIZAR NADA )
http://img7.imageshack.us/img7/1985/discqit.jpg

guinho w.a
27-06-2009, 12:15 PM
Gostaria de agradece ao Alex e ao Guinho q tem me dado essa força aee.

VAMO LÁ NÃO VAMOS NOS ENTREGAR.
Imagem do Disco Removível - cartão de memória
OBS: quando conecta o em28 no pc pra ele entrar nesse modo que aparecem as pastas o visor dele tem que ta aberto para voce pode escolher conectar em modo de armazenamento, se estiver fechado só entra só motorola usb modem (se voce tiver os drivers motorola instalado) .
outra coisa é que conectando ele em modo armazenamento aparece dois disco o que estou postando que o cartão de memoria e o outro disco é o do celular nele aparece uma pasta a mais , que é a pasta DRIVER(não sei se oq escrevi aqui foi necessário mas não custa tentar .)xD
(DENTRO DAS PASTAS NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA A NÃO SER Q EU COLOQUE E MESMO ASSIM SÓ CONSIGO NAS PASTAS MUSIC E PICTURE QUE TEM QUE ESTAR NO FORMATO DELES OU SEJA >>.MP3 OU ETC.. E NA PASTA PICTURE>> .JPG OU ETC... COLOCANDO ARQUIVOS NA PASTA JAVA NÃO CONSIGO VISUALIZAR NADA )
http://img7.imageshack.us/img7/1985/discqit.jpg


Bom, você esta com a opção de exibir pastas Ocultas do Windows ativada?
Ja dentro do Disco Removivel (Cartão de Memória), va na parte de cima da Janela do Disco, em Ferramentas > Opções de Pastas > Modo de Exibição, agora terá uma opção de "Configurações Avançadas", va abaixo e desça a barra de rolagem para baixo, até localizar a opção de "Mostrar pastas e arquivos ocultos", marque esta opção, e clike em "Aplicar", e em seguida, "OK".

Agora terá mais pastas disponíveis em seu Cartão de Memória através do Windows Explorer, Localize a pasta KJava, ou Pasta Java, dentro dela, terá arquivos .DAT, e .PNG, também claro. Jar, entre outros, claro que se não estiver jogos instalados no seu Cartão, não terá nada, a não ser arquivos de configurações J2ME, mova o arquivo .Jar e .Jad do jogo que pretende colocar dentro do celular para esta pasta KJava, ou Java (Se não aparecer a KJava, mova para a pasta Java mesmo)

*Nota:
Caso não tenha o arquivo .Jad do jogo a mover, use o JAM (Java Adapter Mobile), para criar um arquivo .Jad do arquivo .Jar.
[Software disponível na área de Softwares Motorola]

Agora, após mover os jogo na extenção .Jar e .Jad para a pasta KJava do seu Cartão de Memória, use o P2k Commander 4.9D (Disponível na área de Softwares Motorola), conecte ele em modo Modem, e deixe o programa reconhecer seu celular, após isso, va na opção SEEM > Functions do programa, terá uma opção de SEEM a editar, role a barra de rolagem para baixo do programa, e localize a opção de Java > Java Settings > Java App Loader; ON; OFF, esta opção pode estar desmarcada, ja que você não achou a opção de App Loader na configuração Java do seu celular, ou Carregar Java, veja abaixo na imagem:
http://img194.imageshack.us/img194/3772/p2kcommander.jpg



Clike duas vezes nesta opção, para deixar marcado o mesmo, (Deve ficar marcado) esta opção estando marcada você terá a opção de carregamento, após marcar a opção, clike em "Write SEEMs", para salvar a alteração, de Restart em seu aparelho.

Após ele ligar, va em Menu > Configuração > Config - Java, e escolha a opção Carregar Java ou App Java Loader, terá o jogo que você moveu para a pasta KJava a instalar no seu celular, agora basta fazer a instalação.

Creio que assim, deve funcionar ;)


Até..

lkaka
29-06-2009, 08:36 PM
consigo instalar pelo cel, desta forma a opção para INTALAR os APLICATIVOS estava meio escondida mas achei graças o Alex e o Guinho, vo posta como foi.

1º PASSO - conecte o celular em modo de transferência de dados(com o flip aberto aparece a opção para conectar, é só escolher sim)

2º PASSO - Jogue o arquivo .JAR na pasta JAVA, após isso desconecte o celular do usb.

3º PASSO - Vá em MENU >> DOWNLOADS>>Lá embaixo terá a opção INSTALAR NOVO, clique, então você verá o arquivo .JAR , clique nele, agora é só seguir a instalação e pronto.

obrigado a todos e espero que ajude.. se alguém tiver dúvidas só perguntar.

Aleexx2
29-06-2009, 09:05 PM
consigo instalar pelo cel, desta forma a opção para INTALAR os APLICATIVOS estava meio escondida mas achei graças o Alex e o Guinho, vo posta como foi.

1º PASSO - conecte o celular em modo de transferência de dados(com o flip aberto aparece a opção para conectar, é só escolher sim)

2º PASSO - Jogue o arquivo .JAR na pasta JAVA, após isso desconecte o celular do usb.

3º PASSO - Vá em MENU >> DOWNLOADS>>Lá embaixo terá a opção INSTALAR NOVO, clique, então você verá o arquivo .JAR , clique nele, agora é só seguir a instalação e pronto.

obrigado a todos e espero que ajude.. se alguém tiver dúvidas só perguntar.

Depois de muita luta , enfim você conseguiu Rsrs fico feliz e qualquer problema não deixe de postar amigo

Ate...

guinho w.a
29-06-2009, 09:15 PM
consigo instalar pelo cel, desta forma a opção para INTALAR os APLICATIVOS estava meio escondida mas achei graças o Alex e o Guinho, vo posta como foi.

1º PASSO - conecte o celular em modo de transferência de dados(com o flip aberto aparece a opção para conectar, é só escolher sim)

2º PASSO - Jogue o arquivo .JAR na pasta JAVA, após isso desconecte o celular do usb.

3º PASSO - Vá em MENU >> DOWNLOADS>>Lá embaixo terá a opção INSTALAR NOVO, clique, então você verá o arquivo .JAR , clique nele, agora é só seguir a instalação e pronto.

obrigado a todos e espero que ajude.. se alguém tiver dúvidas só perguntar.

É sim legal.. :)
Acho que deve ser VIVO seu aparelho, esta função:
3º PASSO - Vá em MENU >> DOWNLOADS>>Lá embaixo terá a opção INSTALAR NOVO, clique, então você verá o arquivo .JAR , clique nele, agora é só seguir a instalação e pronto.


Pode mudar em alguns modelos, mas ta de boa.
O bom que esta tudo Ok agora :)

Até..

lkaka
29-06-2009, 10:53 PM
é isso aee meu aparelho é da vivo, só não consegui uma coisa o bluetooth hacker qnd aperto conectar aparece assim pra mim escolher conectar da lista ou procurar dispositivos mas qnd aperto em qlqr um dos dois não acontece nada, continua na msm tela, como se os botões não estivessem abilitados, mas de resto consgegui colocar jogos , se algum souber de algo do bluetooth hacker no em28 posta aee...

OBS:TENTEI COM O BLUETOOTH LIGADO E DESLIGADO MAS TALVEZ O BLUETOOTH NÃO TENHA COMO SE CONECTAR COM A APLICAÇÃO JAVA, TALVEZ NÃO DE SUPORTE MAS SE ALGUEM SOUBER DE ALGO POSTA AEE

esquece tbm tem outra coisa ... o rokr em28 nem o P2K nem o MOTOMIDIMAN reconhecem o cel, se alguem já consguiu posta algo ae..

Aleexx2
30-06-2009, 01:31 AM
é isso aee meu aparelho é da vivo, só não consegui uma coisa o bluetooth hacker qnd aperto conectar aparece assim pra mim escolher conectar da lista ou procurar dispositivos mas qnd aperto em qlqr um dos dois não acontece nada, continua na msm tela, como se os botões não estivessem abilitados, mas de resto consgegui colocar jogos , se algum souber de algo do bluetooth hacker no em28 posta aee...

OBS:TENTEI COM O BLUETOOTH LIGADO E DESLIGADO MAS TALVEZ O BLUETOOTH NÃO TENHA COMO SE CONECTAR COM A APLICAÇÃO JAVA, TALVEZ NÃO DE SUPORTE MAS SE ALGUEM SOUBER DE ALGO POSTA AEE

esquece tbm tem outra coisa ... o rokr em28 nem o P2K nem o MOTOMIDIMAN reconhecem o cel, se alguem já consguiu posta algo ae..

Amigo o EM28 se não me engano é Linux Mobile também , ele não é Reconhecido pelo P2K Tools nem Motomidiman , e outros da Série P2K , Apenas o P2K Commander... que serve pra Editar CG e instalar Skins , Alem do Acesso FTP... sobre o Bluetooth não da suporte a interação java mais como assim interação java , algo relacionado ao API que não possui , todos Linux tem o Blueooth Assim , E2,V8,Z6,ZN5,E8 Etc... e não é possivel usar bluetooth Hacker , Chat via Bluetooth ou Jogos Via Bluetooth

damore
30-06-2009, 10:54 PM
e ai pessoal ja descobriram como aumentar o volume do mp3 no em28 ?
e diminuir o brilho da tela...tirar aquelas animações da operadora...mudar os icones... ahhhh que saudades do pk2 tools !!! do motomid sera que nao existe nenhum programinha pra mexer no cel??
Ja to com saudades do meu v360...

Aleexx2
01-07-2009, 01:35 AM
e ai pessoal ja descobriram como aumentar o volume do mp3 no em28 ?
e diminuir o brilho da tela...tirar aquelas animações da operadora...mudar os icones... ahhhh que saudades do pk2 tools !!! do motomid sera que nao existe nenhum programinha pra mexer no cel??
Ja to com saudades do meu v360...

Amigo o EM28 é linux , sobre ele é novo no mercado poucos possuem e entendem como modificar ele , vou pesquisar a fundo e pegar um EM28 e com meus amigos Gringos Rsrs vamos ver oque a gente pode fazer pelo EM28 , só o P2K commander aceita o EM28 e celulares com plataforma Linux , porem não é muito oque pode fazer com ele , e é isso vai ter que aguardar um pouco por ele ser novo e ainda estão estudando ele ;)

damore
04-07-2009, 06:02 PM
Valeu alex_Rokr!!
Vamos aguardar

RDBatista
12-07-2009, 08:41 AM
Olá pessoal, alguém sabe como tirar o logotipo da tela do EM28 pois atrapalha a visão do papel de parede. Obrigado.:eek:

guinho w.a
12-07-2009, 11:23 AM
Olá pessoal, alguém sabe como tirar o logotipo da tela do EM28 pois atrapalha a visão do papel de parede. Obrigado.:eek:
Que tipo de logo tipo, aquele que aparece quando liga o celular após a tela da Motorola?

giovannijau
28-07-2009, 06:28 PM
GENTE, POR FAVOR ME AJUDA E O SEGUINTE

EU TIRO FOTOS COM MEU MOTOROLA EM28 DAI EU TIRO CARTAO DE MEMORIA BOTO NO ADPITADOR E COLOCA NO PC ABRI AS PASTAS E TALS MAIS SO QUE EU CLICO EM PICTURES PRA PEGA MINHAS IMAGENS NUN APARECE NADA SO APARECE A QUE VEM NO CEL

POR FAVOR NE AJUDEM

ESPERO RESPOSTAS:confused:

Aleexx2
28-07-2009, 07:26 PM
GENTE, POR FAVOR ME AJUDA E O SEGUINTE

EU TIRO FOTOS COM MEU MOTOROLA EM28 DAI EU TIRO CARTAO DE MEMORIA BOTO NO ADPITADOR E COLOCA NO PC ABRI AS PASTAS E TALS MAIS SO QUE EU CLICO EM PICTURES PRA PEGA MINHAS IMAGENS NUN APARECE NADA SO APARECE A QUE VEM NO CEL

POR FAVOR NE AJUDEM

ESPERO RESPOSTAS:confused:

Você tem certeza que sua camera esta configurada para salvar as fotos no cartão de memoria ? , pois se nada aparece é porque concerteza não esta lá , ou talvez a pasta seja oculta , abra uma pasta qualquer no PC em cima lá na pagina vai em ferramente ~> opções de pasta e na aba do lado coloque pra visualizar pastas ocultas , e verifique nas configurações da camera aonde esta sendo salva e visualize antes a pasta pelo celular ;)

giovannijau
28-07-2009, 08:45 PM
ae deu certo alex vlw
nao teria consigo sem vc :D

jedsf
29-07-2009, 12:25 AM
oi to desesperado meu celular em28 tem 3 meses de uso tava super feliz pq baixei jogos para ele instalei td certinhu minha prima foi jogar ñ sei o que houve q apagou todos os jogos até o do fabricante e quando vou instalar outros jogos nele ta erro de instalação por favor me ajudem obrigadu

Aleexx2
29-07-2009, 12:43 AM
oi to desesperado meu celular em28 tem 3 meses de uso tava super feliz pq baixei jogos para ele instalei td certinhu minha prima foi jogar ñ sei o que houve q apagou todos os jogos até o do fabricante e quando vou instalar outros jogos nele ta erro de instalação por favor me ajudem obrigadu

Qual o Erro que dá na Instalação ?? você ja tentou dar um Master Reset ?

jedsf
29-07-2009, 10:22 AM
Ainda não eu vou tentar o eru que dar é quando eu vou instalat o jogo baixado pela internet instalar quando xega a 9% aparece a frase FALHA NA INSTALAÇÃO ñ entendu isu obrigadu

guinho w.a
29-07-2009, 02:36 PM
Ainda não eu vou tentar o eru que dar é quando eu vou instalat o jogo baixado pela internet instalar quando xega a 9% aparece a frase FALHA NA INSTALAÇÃO ñ entendu isu obrigadu
Então tente, e depois post os resultados.
Lembrando que seu jogo deve ser 128x128, e em Java.

Até..

jedsf
29-07-2009, 05:24 PM
po kra eu fiz ñ adiantou de nada vlw abraço me ajude por favor

Aleexx2
29-07-2009, 06:15 PM
po kra eu fiz ñ adiantou de nada vlw abraço me ajude por favor

Tentou master reset e clear ?? você fez algo ou modificou alguma coisa antes de isso acontecer? ja instalou jogos anteriormente nele com sucesso? !!!

jedsf
30-07-2009, 03:29 PM
Po kra eu fiz de tud já formatei o dispositivo formatei o telefone já reiniciei as alterações e nada já instalei jogos baixados pela internet e funcionava normal vlw

Aleexx2
30-07-2009, 05:15 PM
Po kra eu fiz de tud já formatei o dispositivo formatei o telefone já reiniciei as alterações e nada já instalei jogos baixados pela internet e funcionava normal vlw

Bom Amigo tenha a certeza que o jogo é 128x128, muito estranho esse erro, crie um pasta Chamada JAVA, no cartão de memoria copie o jogo pra lá depois va nos jogos e aplicações e coloque pra instalar novo e veja se da certo poste os resultados ;)

EDIT: Dê preferência , deixe o nome do jogo sem espaços ou nomes enormes com simbolos , deixe um nome simplificado, e veja se o arquivo é o .Jar as vezes você está tentando o .Jad ;)

jedsf
30-07-2009, 06:42 PM
adiantou de nada to axandu q vai ser o jeito levar p autorizada po kra isu foi muiti estranho apgou ate os jogos de fabrica vlw pela ajuda s souber de mais coisas agradeço abraço

Aleexx2
30-07-2009, 07:00 PM
adiantou de nada to axandu q vai ser o jeito levar p autorizada po kra isu foi muiti estranho apgou ate os jogos de fabrica vlw pela ajuda s souber de mais coisas agradeço abraço

Nossa cara mais é muito estranho mesmo esse erro diria misterioso :D
Formata o Cartão de Memoria , Tenta um Master Clear Novamente...

jedsf
30-07-2009, 10:54 PM
po manu já fiz de td eu vou levar na loja mesmu q é melhor só asim eles vão ver qual o problema pq é muitu misterioso muito obrigado mesmu pela força.
Tu sab como desbloqueia ele vlw

Aleexx2
30-07-2009, 11:09 PM
po manu já fiz de td eu vou levar na loja mesmu q é melhor só asim eles vão ver qual o problema pq é muitu misterioso muito obrigado mesmu pela força.
Tu sab como desbloqueia ele vlw

Para Desbloquear Ele Apenas Por Código Subsidio Consulte esse tópico ;)

Desbloqueio de novos Motorola A1200, A1000, Moto Q, RAZR2 V8, RAZR2 V9, Z6, Z3, K1, K3 e outros clike aqui. (http://www.motomodd.net/desbloqueio-de-novos-motorola-a1200-v8-v9-e-outros/)

damore
02-08-2009, 08:54 PM
E ai pessoal...

falaram que em um mes ou dois ja teria alguma novidade

ja descobriram qual e o programa para fucar no cel :confused::confused:

nao aguento mais aquela misiquinha quando liga o cel :mad::mad::mad:

Ja procurei por tudo ninguem sabe como aumentar o volume do mp3

tamo ai no aguardo...e mais um monte...

Aleexx2
02-08-2009, 09:30 PM
E ai pessoal...

falaram que em um mes ou dois ja teria alguma novidade

ja descobriram qual e o programa para fucar no cel :confused::confused:

nao aguento mais aquela misiquinha quando liga o cel :mad::mad::mad:

Ja procurei por tudo ninguem sabe como aumentar o volume do mp3

tamo ai no aguardo...e mais um monte...

Pois é amigo quase ninguem que mexe realmente com aparelhos e modificações tem o EM28 em maõs, vai ter que esperar mais um pouco!!!

guinho w.a
03-08-2009, 01:06 AM
E ai pessoal...

falaram que em um mes ou dois ja teria alguma novidade

ja descobriram qual e o programa para fucar no cel :confused::confused:

nao aguento mais aquela misiquinha quando liga o cel :mad::mad::mad:

Ja procurei por tudo ninguem sabe como aumentar o volume do mp3

tamo ai no aguardo...e mais um monte...
Sobre o MP3, tente aumentar o volume da música, isso vai ajudar no seu caso.
E não demos nenhum prazo para modificações em EM28 não maninho, você esta enganado quanto a isso.

Se o aparelho não dispõe Hardware para tal coisa, modificações em sua plataforma não será bem vinda ou suscedida. O mesmo vale para modelos ODM. Mas pode crer, que saindo algo para seu EM28, será postado aqui também.


Até..

pedrinho1
10-08-2009, 07:53 PM
Jedsf (com foto do Naruto)

aconteceu essa mesma coisa exatamente como vc falou comigo !!!

porfavor vc ja encontrou a solução por tds os jogos ter sumido?

ateh os q jah vieram no celular, q nao tem como excluí-los

me pássa seu msn para nóis conversar sobre isso !

porfavorr !!!

cara estou com este mesmo problema..

igualzinho !!!

vc jah encontrou a solução para o problema?

Po kra eu fiz de tud já formatei o dispositivo formatei o telefone já reiniciei as alterações e nada já instalei jogos baixados pela internet e funcionava normal vlw


cara eu tbm estou com este mesmo problema com meu EM28

igualzinho o teu problemaaa !!!

vc jah solucionou este problema??

caso vc leia mei post, me add no msn [Sem E-mails]

agradeço mto se vc me adc...

e se vc achou a solução do problema, porfavor post aii

Aleexx2
10-08-2009, 08:05 PM
Jedsf (com foto do Naruto)

aconteceu essa mesma coisa exatamente como vc falou comigo !!!

porfavor vc ja encontrou a solução por tds os jogos ter sumido?

ateh os q jah vieram no celular, q nao tem como excluí-los

me pássa seu msn para nóis conversar sobre isso !

porfavorr !!!

cara estou com este mesmo problema..

igualzinho !!!

vc jah encontrou a solução para o problema?




cara eu tbm estou com este mesmo problema com meu EM28

igualzinho o teu problemaaa !!!

vc jah solucionou este problema??

caso vc leia mei post, me add no msn [Sem E-mails]

agradeço mto se vc me adc...

e se vc achou a solução do problema, porfavor post aii

Calma ai maninho , sem desespero e Flod tive que unir 3 vezes seu Post, um atrás do outro, calma paciencia, e respeitando as regras que alem de flodar você postou endereço de email e não é permitido , se continuar a quebrar as regras vou ter que suspender sua conta ou ate bani-lo! leia o tópico a solução pode estar nele , foi postada varias dicas!!!

Henrique1
11-08-2009, 07:03 PM
Po kra eu fiz de tud já formatei o dispositivo formatei o telefone já reiniciei as alterações e nada já instalei jogos baixados pela internet e funcionava normal vlw


Cara, eu estou com esse mesmo problema também, sumiram meus jogos tods derrepente, ateh os q ja vieram, q nao tem como excluir eles..

e nao consigo mais instalar..exatamente o mesmo problema q o seu..

se vc ou alguem ja sabe solucionar este problema, porfavor agradeço desde ja ;-(

Boa Noite à todos...

Tenho um EM28...comprei ele td feliz e tals..eh bunitinho, legal ^^

mas tive um problema...ao conectar ele no cabo USB ao PC ele nao o reconhecia..atéh aki tudo bem, consegui solucionar este problema.

Depois de ter conseguido conecta-lo ao Pc, todo feliz, transferindo musicas, vídeos, e PRICIPALMENTE "JOGOS".

Depois de 1 ou 2 semanas baixando jogos e jogando, aconteceu um grave problema...

É o seguinte..

Sumiram todos os meus Aplicativos java q são os "Jogos", sumiram atéh os q ja vieram no aparelho, q nao tem como excluí-los

sumiram todos, exatamente todos..ai soh ficou la "Downloads" e "Instalar Novo"

qnd eu vou em "Instalar Novo", tentar instalar algum, da um erro dizendo "Falha na Instalação"

OBS: ele eh novo, comprei na loja, preto e vermelho...

PORFAVOR GALÉRA, SE ALGUEM TEM A SOLUÇÃO PARA ESTE PROBLEMA, FIKO MTO, MAS MTO MESMO AGRADECIDO.

PQ CELULAR SEM JOGO FICA MEIO SEM GRAÇA ;-(

Aguardando respostas...obrigado.

guinho w.a
11-08-2009, 10:55 PM
Cara, eu estou com esse mesmo problema também, sumiram meus jogos tods derrepente, ateh os q ja vieram, q nao tem como excluir eles..

e nao consigo mais instalar..exatamente o mesmo problema q o seu..

se vc ou alguem ja sabe solucionar este problema, porfavor agradeço desde ja ;-(

Boa Noite à todos...

Tenho um EM28...comprei ele td feliz e tals..eh bunitinho, legal ^^

mas tive um problema...ao conectar ele no cabo USB ao PC ele nao o reconhecia..atéh aki tudo bem, consegui solucionar este problema.

Depois de ter conseguido conecta-lo ao Pc, todo feliz, transferindo musicas, vídeos, e PRICIPALMENTE "JOGOS".

Depois de 1 ou 2 semanas baixando jogos e jogando, aconteceu um grave problema...

É o seguinte..

Sumiram todos os meus Aplicativos java q são os "Jogos", sumiram atéh os q ja vieram no aparelho, q nao tem como excluí-los

sumiram todos, exatamente todos..ai soh ficou la "Downloads" e "Instalar Novo"

qnd eu vou em "Instalar Novo", tentar instalar algum, da um erro dizendo "Falha na Instalação"

OBS: ele eh novo, comprei na loja, preto e vermelho...

PORFAVOR GALÉRA, SE ALGUEM TEM A SOLUÇÃO PARA ESTE PROBLEMA, FIKO MTO, MAS MTO MESMO AGRADECIDO.

PQ CELULAR SEM JOGO FICA MEIO SEM GRAÇA ;-(

Aguardando respostas...obrigado.
Siga todas as nossas orientações postadas neste tópico, caso não resolva, poderá ser parte ténica (Hardware), nesse caso, só levando na assistência técnica, ou levando na garantia caso o mesmo ainda esteja.

Até..

angelsinocent
03-09-2009, 07:42 PM
Ei! mas do mesmo jeito meu celular não apareceu como disco removível nenhum, por favor ME AJUDA!!:confused:

Aleexx2
03-09-2009, 07:59 PM
tem que ter os drivers Instalados ( Pesquise no Forum que tem ), e veja nas conexões ou configurações USB se esta no modo cartão de memoria...

jeandosreis
09-09-2009, 11:02 PM
Comprei um em28, coloquei muitos jogos através da pasta java, pelo cartão de memória , mas após um tempo sumiram todos os jogos e quando tento instalar outros jogos , aparece erro de aplicação aos 27% do processo de instalação.
Alguém pode me ajudar ? Aguardo respostas !!!
Aesde já agradeço !

Aleexx2
10-09-2009, 01:56 AM
Veja nas configurações ou informações java o tamanho máximo em MBS que podem ser instalados sabia que existe um limite veja ai se ja não está usando a capacidade ou delete alguns e tente novamente ;)

bruno tkd
07-02-2010, 08:36 PM
aconteceu algo parecido comigo:
eu instalei varios jogos de um mesmo site, todos deram certo, sem problemas (o meu cel tambem é um em28 e a resolução do meu é 128x128)até ai tudo bem.
hoje, falei com o meu amigo, e ele me mostro um site diferente, ele baxo, instalo e rodo blz, mas no primeiro que eu instalei, travou, tive que retirar a bateria para reiniciar e qd eu liguei, não tinha um jogo só. nem os que vêm junto do cel.
tentei instala os q davam certo, deletei akele maldito q ferro tudo, mas qd eu instalo qlqr jogo, aos 27%, aparece simplismente "Instalação cancelada", não diz porquê, uq da pra fazer, nada. de resto, o telefone funciona normalmente, camera, ligações, musica... só os jogos mesmo. Por favor, alguém me ajude!!!

detalhe, eskeci de falar, nao estava nem perto do limite de armazenamento, nenhum jogo paresentava problema.

Aleexx2
07-02-2010, 10:25 PM
Tente a opção de "Master Reset" seguido de "Master Clear" antes disso salve seus arquivos pessoais da memoria do telefone e seus contatos da agenda também... as opções citadas provavelmente estão nas configurações ou opções se segurança....

bruno tkd
08-02-2010, 08:21 AM
obrigado, vo tenta e ai eu falo uq aconteceu
:)

bruno tkd
08-02-2010, 09:10 AM
Não deu cara! eu fiz o master reset e clear, quando fui instala dnovo, da a mesma coisa, aos 27% ele cancela sozinho a instalação! Tem algum outro jeito!?:confused:

guinho w.a
08-02-2010, 10:35 AM
Não deu cara! eu fiz o master reset e clear, quando fui instala dnovo, da a mesma coisa, aos 27% ele cancela sozinho a instalação! Tem algum outro jeito!?:confused:
Então vai ser preciso fazer algo mais avançado meu amigo, uma atualização de Software deverá resolver este problema, caso o celular ainda esteja na garantia, tente pela Motorola Software Update.

Até..

bruno tkd
08-02-2010, 06:38 PM
eu estou baixando agorao motorola software update (baixei do ziggi, não havia para download no site da motorola) e no site da motorola o meu modelo não aparecia na lista de atualizações. Vo tenta esse motorola update.
:Obrigado:

guinho w.a
08-02-2010, 07:20 PM
eu estou baixando agorao motorola software update (baixei do ziggi, não havia para download no site da motorola) e no site da motorola o meu modelo não aparecia na lista de atualizações. Vo tenta esse motorola update.
:Obrigado:
Não precisa selecionar o modelo corretamente, sua atualização é feita com base em seu IMEI.


Até..

bruno tkd
09-03-2010, 07:04 PM
qd eu utilizo o motorola update, ele fica tentando reconhecer o meu celular, cheguei a esperar 1 hora já, mas nada. O celular tem garantia de uma ano pela motorola, comprei ele em fevereiro, supostamente deveria dar para fazer a atualização... ou ao menos aparecer a mensagem de que ja tem a mais recente.

Será que existe ainda alguma coisa pra se fazer?:confused:

guinho w.a
09-03-2010, 09:27 PM
qd eu utilizo o motorola update, ele fica tentando reconhecer o meu celular, cheguei a esperar 1 hora já, mas nada. O celular tem garantia de uma ano pela motorola, comprei ele em fevereiro, supostamente deveria dar para fazer a atualização... ou ao menos aparecer a mensagem de que ja tem a mais recente.

Será que existe ainda alguma coisa pra se fazer?:confused:
Você baixou o Software por completo? Apareceu seu IMEI no Software? Qual sua velocidade de Internet?

Até..

biel_cat
17-03-2010, 01:13 PM
opaaa!!! alguem ajuda ai .. essa merda desse cel num tem nada falanu de conexoes nao! alguem ajuda ai .. consigo nem liga ele nu pc.. com nenhum programa da motorolaa! agradeço!

guinho w.a
18-03-2010, 10:38 AM
opaaa!!! alguem ajuda ai .. essa merda desse cel num tem nada falanu de conexoes nao! alguem ajuda ai .. consigo nem liga ele nu pc.. com nenhum programa da motorolaa! agradeço!
Calma amigo, o que pretende fazer nele?
A opção de conexões esta disponível em configurações, dependendo da sua versão de LP, esta nome pode mudar para "Modo USB" ou algo do tipo.


Até..

RDBatista
22-04-2010, 09:11 AM
Desculpa a demora guinho, sim, o logotipo da operadora que fica novisor o tempo todo, eu tenho um a1200 desses chinês. Valeu.

Desculpa a demora Guinho, sim aquele logotipo da operadora chato que fica o tempo todo em cima do papel de parede, eu tenho um a1900 vaic chinês. Obrigado. Fico no aguardo.

guinho w.a
22-04-2010, 09:27 AM
Desculpa a demora guinho, sim, o logotipo da operadora que fica novisor o tempo todo, eu tenho um a1200 desses chinês. Valeu.

Desculpa a demora Guinho, sim aquele logotipo da operadora chato que fica o tempo todo em cima do papel de parede, eu tenho um a1900 vaic chinês. Obrigado. Fico no aguardo.
Amigão, se você mudar o Papel de Parede, o logo tipo vai sumir também... (Este de ficar o tempo todo)
A única coisa que não tem como retirar pelo celular é o nome da operadora mesmo que fica perto da hora e data.

Até..

danikull
09-05-2010, 06:56 PM
Boa noite a todos....
Guinho w.a, aproveitando o tópico que diz "Ajuda com Motorola Rokr em28" eu coloco minha dúvida.
Estou com um EM28 aqui que não acha a rede da vivo, mas ele foi comprado com chip da vivo e funcionava normalmente até sofrer uma queda e quebrar o fip. Foi trocado toda a carcaça e todas as funções estão noramais, não há nem uma falha neste menos a questão dele não achar a rede da vivo, então verifiquei que a frequência de trabalho da vivo é 850 MHz, porém o EM28 é Tri-Band, e vem configurado para operar em 900/1800/1900 MHz. Há um post aqui que ensina como mudar um Tri-Band para Quadri-Band alterando as Semm's 0025-0001 e 0171-0001, minha dúvida está questão sobre esta alteração, se ela vai funcionar no EM28 e a grande questão está em saber qual programa eu consigo fazer esta mudança, sabendo que o EM28 é Linux Mobile e no meu caso nem o P2K Commander o reconhece para realizar estas mudanças. Tenho uma curiosidade que estarei fazendo esta semana de, se eu acessar o EM28 pelo Ubuntu eu consigo ir dereto na pasta que contem as semm's do aparelho??

Obs. É minha primeira postagem se conter erros ou se estiver até em lugar errado peço desculpas e solicito o acerto.

Desde ja agradeço.

guinho w.a
10-05-2010, 12:07 PM
Boa noite a todos....
Guinho w.a, aproveitando o tópico que diz "Ajuda com Motorola Rokr em28" eu coloco minha dúvida.
Estou com um EM28 aqui que não acha a rede da vivo, mas ele foi comprado com chip da vivo e funcionava normalmente até sofrer uma queda e quebrar o fip. Foi trocado toda a carcaça e todas as funções estão noramais, não há nem uma falha neste menos a questão dele não achar a rede da vivo, então verifiquei que a frequência de trabalho da vivo é 850 MHz, porém o EM28 é Tri-Band, e vem configurado para operar em 900/1800/1900 MHz. Há um post aqui que ensina como mudar um Tri-Band para Quadri-Band alterando as Semm's 0025-0001 e 0171-0001, minha dúvida está questão sobre esta alteração, se ela vai funcionar no EM28 e a grande questão está em saber qual programa eu consigo fazer esta mudança, sabendo que o EM28 é Linux Mobile e no meu caso nem o P2K Commander o reconhece para realizar estas mudanças. Tenho uma curiosidade que estarei fazendo esta semana de, se eu acessar o EM28 pelo Ubuntu eu consigo ir dereto na pasta que contem as semm's do aparelho??

Obs. É minha primeira postagem se conter erros ou se estiver até em lugar errado peço desculpas e solicito o acerto.

Desde ja agradeço.
Acessar as SEEMs do aparelho através do conexão FTP não será possível maninho, nem através de boot em Linux, isso porque as SEEMs são arquivos com valores Hexadecimais, e precisa de um programa específico para ser editado o mesmo, você pode tentar fazer Download da SEEM e editar no editor de SEEM do P2k Tools 3.

O que você pode tentar também é usar o P2k Commander 4.9F e colocar ele para trabalhar com P2k5, mas mesmo assim, não sei se vai reconhecer seu celular, e esta SEEM que você disse, se for edição de outro modelo, poderá matar seu celular mesmo você editando os valores ao invés de enviar a própria SEEM, toma cuidado, isso ae é meio delicado, creio que uma atualização de Software pelo motorola Software Update com você selecionando a operadora VIVO, e com o celular na garantia poderá resolver o problema, e caso ocorra algum problema de bloqueio do aparelho devido a atualização, poderá desbloquear o mesmo numa loja da VIVO junto a notal fiscal do aparelho gratuitamente.


E devo lembrar que o Em28 trabalha com a frequência 850 MHZ sim maninho, veja:

GSM 850/1800/1900 900/1800/1900, EDGE Class
10, GPRS Class 10

danikull
11-05-2010, 10:23 AM
Bom dia Guinho.

Bom ok, obrigado pelos esclarecimentos. Mais tem uma coisa que não faz sentido, se ele operava com a vivo, porque não consegue nem achar a rede da vivo?? pode ser algum defeito na antena, coisa que eu não creio, pois com claro e tim funcionou certinho, você ou algum outro camarada saberia dizer o que pode estar ocorrendo??
Já olhei o atc por completo, "de fora pra dentro e de dentro pra fora", e ainda não consegui chegar a lugar nem um.

Desde ja agradeço.

guinho w.a
11-05-2010, 12:13 PM
Bom dia Guinho.

Bom ok, obrigado pelos esclarecimentos. Mais tem uma coisa que não faz sentido, se ele operava com a vivo, porque não consegue nem achar a rede da vivo?? pode ser algum defeito na antena, coisa que eu não creio, pois com claro e tim funcionou certinho, você ou algum outro camarada saberia dizer o que pode estar ocorrendo??
Já olhei o atc por completo, "de fora pra dentro e de dentro pra fora", e ainda não consegui chegar a lugar nem um.

Desde ja agradeço.
Tentou com outro CHIP da VIVO, ae na sua localidade tem bom sinal da VIVO?
Use a opção de busca de Rede manual, e veja se irá listar a VIVO.

Tigrao_ns
11-05-2010, 12:14 PM
Bom dia Guinho.

Bom ok, obrigado pelos esclarecimentos. Mais tem uma coisa que não faz sentido, se ele operava com a vivo, porque não consegue nem achar a rede da vivo?? pode ser algum defeito na antena, coisa que eu não creio, pois com claro e tim funcionou certinho, você ou algum outro camarada saberia dizer o que pode estar ocorrendo??
Já olhei o atc por completo, "de fora pra dentro e de dentro pra fora", e ainda não consegui chegar a lugar nem um.

Desde ja agradeço.
Bom maninho, você passou alguma MP ou algo assim? o que pode ser é que a Vivo ela opera com as frequencias: 850/1900 e outras operadoras como claro e tim usam a frequencia: 900/1800, ou seja você tem que configurar as frequencias. pra fazer você deve ir em:

Menu -- Configurações -- Rede -- Configurar Busca -- Banda ai você coloa automatico ou 900/1800 que seia a Vivo.

To tirando uma base do lugar pelo Z6 pois não tenho o Em28..;.

fabiolingui
23-05-2010, 02:11 PM
opa amigão eu ja estou ficando doido com o meu em28, gostei muito deste cel, mas gostaria de saber como fazer para ele se conectar com o p2k commander ele não esta reconhecendo eu ja não sei o que fazer, eu não queria trocar de aparelho, meu pai faleceu mês passado e me deixou este cel .. eo que eu tinha vendi para ficar com este porque era do meu pai, e eu gosto dele mas eu queria poder mecher nas skins, e no som com o p2k commander, sera que vc pode me ajudar.........?

guinho w.a
24-05-2010, 09:22 PM
opa amigão eu ja estou ficando doido com o meu em28, gostei muito deste cel, mas gostaria de saber como fazer para ele se conectar com o p2k commander ele não esta reconhecendo eu ja não sei o que fazer, eu não queria trocar de aparelho, meu pai faleceu mês passado e me deixou este cel .. eo que eu tinha vendi para ficar com este porque era do meu pai, e eu gosto dele mas eu queria poder mecher nas skins, e no som com o p2k commander, sera que vc pode me ajudar.........?
Amigo, eu ainda não cheguei a explorar muito este aparelho, mas tente configurar o P2k Commander 4.9F para trabalhar com P2k5 para ver se ele vai ser reconhecido, e claro, com os drivers executáveis instalados e modo de conexão configurado como "Modem" em seu celular.

Gustf.
07-07-2010, 12:18 PM
Bom dia galera,

Queria a ajuda de vocês no seguinte problema: eu estava querendo instalar alguns temas e jogos no meu EM28, mas quando conecto o celular no cabo usb ele aparece aquela mensagem de conectar como dispositivo de armazenamento, até aí tudo ok, mas quando aperto "sim", ele aparece aquela mensagem de que no modo de armazenamento nenhuma atividade normal do aparelho estará disponível e etc etc... Mas 1 segundo depois essa mensagem desaparece e fala que o cabo foi desconectado. Lembrando que o pc não reconhece ele.

Ajuda aí por favor galera :P

Obrigado.

guinho w.a
08-07-2010, 10:14 AM
Bom dia galera,

Queria a ajuda de vocês no seguinte problema: eu estava querendo instalar alguns temas e jogos no meu EM28, mas quando conecto o celular no cabo usb ele aparece aquela mensagem de conectar como dispositivo de armazenamento, até aí tudo ok, mas quando aperto "sim", ele aparece aquela mensagem de que no modo de armazenamento nenhuma atividade normal do aparelho estará disponível e etc etc... Mas 1 segundo depois essa mensagem desaparece e fala que o cabo foi desconectado. Lembrando que o pc não reconhece ele.

Ajuda aí por favor galera :P

Obrigado.
Ele esta com um cartão de memória?
Caso a resposta seja "Não", ele deverá estar.

Tente instalar o jogo movendo o jogo em jar e jad em resolução 128x128 para a pasta Kjava do seu celular ou Java em seguida, usar a opção de Java App Loader caso o mesmo esteja disponível em configurações Java.

Não ha processo de instalação de temas para seu modelo.

Gustf.
08-07-2010, 12:49 PM
Obrigado por responder guinho. :)

Cara, o celular estava sim com cartão de memória e já consegui instalar os jogos :)
Queria tirar outra dúvida com você: por acaso teria como aumentar o tempo que o display externo fique ligado?
E quanto aos temas, é possível que mais tarde haja algum processo de instalação?

Obrigado.

guinho w.a
15-07-2010, 11:31 AM
Obrigado por responder guinho. :)

Cara, o celular estava sim com cartão de memória e já consegui instalar os jogos :)
Queria tirar outra dúvida com você: por acaso teria como aumentar o tempo que o display externo fique ligado?
E quanto aos temas, é possível que mais tarde haja algum processo de instalação?

Obrigado.
Sim, através de edição de SEEM, temos este mapeamento para P2k aqui no forum através deste tópico:
http://www.motomodd.net/6374-mapas-de-seems-traduzido-para-vxxx.html

Só que não tenho certeza se este mapa poderá funcionar em seu celular, e qual programa a usar ja que estamos falando de EM28, poderá tentar o P2k Tools 3, depois você posta os resultados para gente dizendo se conseguiu ou não.

Segue um resumo da função que deverá alterar:
offset 80 - bit 2: Poll Headset for TTY Call (1 on, 0 off)
bit 6: Preferencias > Config.inicial > luz de fundo (1 para 20/40/60 segundos , 0 para 5/10/20 segundos)



PS: Não mechemos muito com este modelo, o EM28, ele é muito limitado.