Vizualizar Versão Completa : Setor de software como serviço vai faturar US$ 9 bi este ano, diz Gartner


tpcs_90
08-05-2009, 01:50 PM
Um estudo realizado pela empresa de pesquisas Gartner aponta que o mercado global de software como serviço (SaaS, da sigla em inglês) deve chegar a 9,6 bilhões de dólares em 2009. O número representa um crescimento de 21,9% em relação ao ano passado.

Este mercado deve manter-se em constante crescimento, segundo a empresa, até 2013, quando os investimentos em SaaS devem chegar a 16 bilhões de dólares.

De acordo com Sharon Mertz, diretora de pesquisas da companhia, a adoção do modelo evolui à medida que os orçamentos ficam mais apertados, principalmente por conta da crise econômica mundial.

A adoção ao modelo varia de acordo com os segmentos das empresas. O crescimento é mais acentuado entre aplicativos de processos comuns, com as plataformas de produtividade e a criação de conteúdo na liderança.

Os conjuntos de ferramentas de escritórios devem movimentar 512 milhões de dólares este ano, ante 136 milhões de dólares em 2008. Os sistemas de criação de conteúdo devem receber investimentos de 126 milhões de dólares, contra 70 milhões de dólares no ano passado.

Sharon afirma que as preocupações com segurança e tempo de resposta dos serviços estão diminuindo, na mesma proporção em que aumenta a maturidade das empresas de SaaS. Com isso, a adoção do modelo tem se espalhado.


Créditos www.idgnow.com.br (http://www.idgnow.com.br)
:)