Vizualizar Versão Completa : Relatório divulga os 10 piores worms do 1º trimestre


tpcs_90
08-05-2009, 01:38 PM
No primeiro trimestre de 2009, novos e mais poderosos worms foram criados, a exemplo do Sexy View, o primeiro malware desenvolvido especificamente para atacar através de dispositivos móveis. A informação consta do relatório elaborado pelo laboratório da F-Secure, fabricante finlandesa de soluções de segurança digital, que rastreou os vírus e quantificou percentualmente a freqüência de ação deles. Um dos malwares de maior repercussão foi o Conficker, chamado também de Downadup, que afeta principalmente o Windows e se infiltra nas redes sociais. Ele mudou a modalidade operacional no dia 1º de abril, cuja ameaça foi amplamente divulgada pela mídia para precaver os internautas.
Outro poderoso worm rastreado foi propagado pelo Facebook. O Koobface roubava as credenciais de entrada dos usuários no site, apoderava-se de endereços de e-mail de pessoas ligadas ao perfil invadido, criava uma página falsa no YouTube com a foto do usuário, capturada do Facebook e enviava mensagem ao amigos dizendo que eles apareciam num vídeo. A versão completa do relatório de ameaçadas da F-Secure pode ser acessada pelo endereçowww.f-secure.com/2009/ (http://www.f-secure.com/2009/).


Worms de smartphones

Uma das maiores surpresas, segundo o relatório, foi o surgimento do Sexy View, worm de SMS criado para atacar smartphones. Seguido o estilo de invasão do Koobface, ele detém mecanismo de rastreamento de contatos armazenados no smartphone para se propagar e envia mensagem de texto para os contatos.
No texto, é citado um pedido para que o receptor veja fotos sensuais através de um link da web. Ele solicitada, então, a instalação de uma aplicação para que as fotografias possam ser visualizadas, mas que envia o worm para todos os outros contatos, cujas informações são capturadas pelos criadores do Sexy View, que usa os endereços para o envio de spams, posteriormente.


Trojans na liderança

Mesmo com o Conficker aumentando seu poder, os Trojans continuam líderes no ranking de maiores ameaças eletrônicas. Da lista dos 10 mais perigosos worms, eles ocupam sete posições, segundo a BitDefender, empresa de tecnologias de antivírus e segurança.
Em primeiro lugar, aparece o Trojan.AutorunINF.Gen, que não é uma ameaça isolada, mas sim, um mecanismo de propagação que serve como porta de entrada para outras variedade de Trojans.
Constam da listagem o Trojan.KillAV.PT, que impede o funcionamento de programas de antivírus e descriptografa informações. Outro exemplar é o Exploit SSX, chamado de "silencioso" por fazer com que o navegador do visitante carregue um código de exploração, como fazem também o Trojan.Exploit.ANPW e o Exploit.SWF.Gen. Confira abaixo a lista das 10 maiores ameaças eletrônicas rastreadas em abril deste ano:

1 - Trojan.AutorunINF.Gen - 9%

2 - Trojan.Clicker.CM - 8,47%


3 - Trojan.Wimad.Gen.1 - 5.68%


4 - Win32.Worm.Downadup.Gen - 3,05%


5 - Trojan.Exploit.ANPW - 2,84%


6 - Exploit.SWF.Gen - 2,4%


7 - Win32.Sality.OG - 2,1%


8 - Trojan.KillAV.PT - 1,91%


9 - Dropped:Trojan.Peed.Gen - 1,81%


10 - Trojan.Exploit.SSX - 1,74%


Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)