Vizualizar Versão Completa : Jovem engana imprensa mundial com dado falso na web


tpcs_90
07-05-2009, 01:13 PM
Jornais internacionais publicaram, no mês passado, uma informação falsa no obituário do compositor francês Maurice Jarre, morto em 29 de março último. A causa da publicação foi uma uma citação falsamente atribuída ao compositor, colocada por um estudante irlandês na enciclopédia online Wikipedia, reproduzida pela imprensa.
Conforme publicou nesta quarta-feira o The Irish Times, a citação falsamente atribuída a Jarre apareceu nos obituários de jornais britânicos como The Guardian, The Independent, na revista de música da BBC e em diferentes jornais da Índia e da Austrália.
Segundo a Wikipedia, Jarre teria dito o seguinte: "Pode-se dizer que minha vida foi uma longa trilha sonora. A música foi minha vida, a música me dava vida e pela música serei lembrado muito depois de deixar esta vida. Quando eu morrer será tocada uma última valsa em minha cabeça, que somente eu poderei escutar."
Mas as frases não são do compositor francês. Elas saíram da imaginação do irlandês Shane Fitzgerald, 22 anos, estudante de economia e sociologia no Trinity College em Dublin. Ele disse ao The Irish Times que queria apenas "fazer uma experiência" sobre o fenômeno da globalização.
Fitzgerald explicou que desejava demonstrar como os jornalistas usam a internet como principal fonte de informação e como a população está conectada por meio da rede. Ele escolheu a Wikipedia porque é uma ferramenta muito utilizada pelos profissionais da informação, e porque seus conteúdos podem ser editados e modificados por qualquer um.
Os moderadores da enciclopédia online retiraram em questão de minutos a "nova informação", publicada por Fitzgerald pouco depois de saber do falecimento de Jarre, já que esta não tinha fontes de referência. Mas o parágrafo permaneceu durante mais de 24 horas no ar pois o estudante continuou colocando-o repetidamente na web.
"Não esperava que a brincadeira fosse chegar tão longe. Esperava que aparecesse em blogs e em algumas páginas da internet, mas em 'jornais de qualidade'? Me surpreendi muito", declarou o estudante.
O engano não foi detectado pelos órgãos de imprensa, até que o próprio Fitzgerald enviou e-mails alertando-os que a informação publicada era falsa. "Creio que não descobririam se eu não houvesse avisado", acrescentou o jovem, que não se considera um especialista em informática.
Ainda que o parágrafo sobre Jarre tenha sido retirado da Wikipedia e das bases de dados dos jornais afetados, ainda pode ser lida em dezenas de blogs e jornais eletrônicos, de acordo com o The Irish Times.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)