Vizualizar Versão Completa : Brecha antiga está presente no Windows 7, diz especialista


tpcs_90
07-05-2009, 01:07 PM
Mikko H. Hypponen, da empresa de segurança F-Secure, apontou uma potencial falha em ambientes Windows que se estende também para o Windows 7, nova versão do sistema operacional da Microsoft que teve sua cópia RC lançada publicamente no último dia 5.
Por padrão, o Windows oculta as extensões de arquivos conhecidos do sistema, uma funcionalidade mantida no gerenciador de arquivos Windows Explorer também nessa nova versão.
Assim, explicou Hypponen no blog da F-Secure, um programador de malware pode disfarçar um arquivo malicioso executável com um formato de menor suspeita (como texto, por exemplo) e, por meio de uma simples troca de ícone, enganar mais facilmente o usuário.
O blog Hardware 2.0, hospedado pela ZDNet, afirma que enquanto o usuário mais experiente facilmente identificaria o perigo, usuários novatos ou incautos poderiam ter problemas.
Uma forma de contornar a brecha é desativar a ocultação de extensão. Para usuários do atual Windows 7 RC, a funcionalidade pode ser desativada em qualquer janela do Windows Explorer. Basta clicar na tecla Alt, para revelar o menu superior da janela, escolher Tools, Folder Options e, na guia View, desmarcar a opção "Hide extensions for known file types".

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)