Vizualizar Versão Completa : ********** quebra sigilo de usuários na Alemanha


tpcs_90
27-04-2009, 09:09 PM
O serviço ********** teria oferecido a gravadoras alemãs os endereços dos IPs do computador de alguns de seus usuários, segundo o site Slashdot. A suspeita surgiu depois que um usuário do serviço teve sua casa invadida pela polícia alemã, há algumas semanas. O acusado teria utilizado o ********** para compartilhar o álbum Death Magnetic, da banda Metallica, que apareceu na internet um dia antes de seu lançamento oficial, ocorrido em 2008.
(http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3694024-EI4802,00.html)
Segundo o site TorrentFreak, a princípio não se sabia como a polícia havia chegado ao infrator. Porém, um site de notícias da Alemanha descobriu que a investigação pode ter sido baseada no parágrafo 101 da lei alemã de direitos autorais, sob a qual os serviços online devem fornecer identificação de usuários infratores para a justiça.
A suspeita é a de que diversas gravadoras, então, estariam usando o parágrafo como forma de intimidar o ********** e conseguir os IPs de usuários que compartilham música com direitos reservados.
O TorrentFreak explica que o parágrafo 101 facilita a obtenção de dados pessoais de usuários suspeitos, permitindo que responsáveis por direitos autorais consigam uma permissão para a exigência de um juiz civil.
Caso isso realmente esteja acontecendo, usuários que distribuem arquivos por serviços alemães, inclusive servidores BitTorrent, podem estar em risco de serem revelados.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)