Vizualizar Versão Completa : Windows XP poderá ter vendas prolongadas até 2010


tpcs_90
07-04-2009, 10:15 PM
Com a data de seu último suspiro marcada para o dia 30 de maio, o Windows XP dá a volta por cima e ganha da Microsoft mais um ano de vida. A notícia foi dada pelo site PC World. Agora, pelo menos a HP terá o direito de continuar comercializando PCs com a versão XP do Windows até o dia 30 de abril de 2010. O rumor foi também noticiado no site Appleinsider, e teria vindo de um funcionário da própria HP.
Entretanto, um comunicado interno na Microsoft revela que o suporte ao sistema operacional pode ter fim bem antes de seu produto. "É importante lembrar que a Microsoft ainda planeja aposentar o suporte ao XP Pro Mainstream no dia 14 de abril de 2009 e não irá providenciar updates de segurança após essa data, a menos que o cliente possua um contrato Extended Hotfix Support. O Microsoft Extended Hotfix Support para o XP Pro termina em 8 de abril de 2014", afirma o comunicado.
A decisão da Microsoft em manter seu sistema operacional lançado em 2001 pode estar relacionado com a grande rejeição que o Windows Vista, lançado em 2006. Apesar da grande insistência por parte da empresa, muitos usuários não abandonaram o XP, e seguem preferindo este ao incrementado sistema. A Microsoft espera reverter isso com o lançamento do Windows 7 em outubro dessa ano, que já vem ganhando certa popularidade.
Usuários têm pago até US$ 150 para realizar o downgrade do Windows Vista para o XP, e algumas lojas estão vendo computadores com o Windows "pré" downgraded. Segundo o site TG Daily, uma pesquisa realizada pelo Net Applications descobriu que o Windows XP é o sistema operacional que domina o mercado atualmente, com uma fatia de 62,85% do mercado. O Windows Vista possui 23,42% desse bolo.
Uma notícia divulgada pelo site CNET revela que o Windows 7 também virá com a opção de downgrade, para que usuários possam retornar ao Vista e até mesmo ao XP, de acordo com o site ZDNet. Não há informações divulgadas a respeito de possíveis taxas para o serviço. A informação não é oficial, e não há fontes que confirmem o fato em relação a outros fabricantes de computadores.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)