Vizualizar Versão Completa : Brasil importa mais do que exporta em TI, mostra IBGE


tpcs_90
03-04-2009, 01:42 PM
O Brasil importou mais produtos do setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do que exportou entre os anos de 2003 e 2006. Apesar de o saldo comercial do país ter crescido no período, com recorde histórico de U$ 41,5 bilhões, em 2006, a categoria não se destacou no cenário econômico nacional.
A informação consta do estudo O Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil, divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a pesquisa, as importações do setor tiveram um crescimento contínuo no período estudado. Ao final de 2006, correspondiam a 14,3% do total do comércio exterior do país. Por outro lado, as exportações se mantiveram estáveis, somando 3,2%.
No setor de TIC, apenas a categoria de equipamentos de telecomunicações teve saldo positivo. As demais provocaram impacto negativo, com destaque para componentes eletrônicos, usados na fabricação de TVs e computadores.
De acordo com o pesquisador do IBGE Roberto Saldanha, o Brasil ainda não detém tecnologia de ponta como a de muitos produtos importados. Para abastecer o mercado interno, ele explica que as empresas não têm outra alternativa.
"O País acaba importando esses componentes de ponta. São componentes fabricados com uma tecnologia que o Brasil não domina ou que é patenteada, como a de muitos microchips", citou.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)