Vizualizar Versão Completa : Computação em nuvem crescerá 21% em 2009, diz Gartner


tpcs_90
26-03-2009, 02:28 PM
O faturamento mundial com serviços de "computação em nuvem", uma das tendências mais comentadas da indústria de tecnologia, pode superar os US$ 56 bilhões em 2009, conforme empresas tentam reduzir custos com sistemas que permitem que programas sejam executados pela web, informou a empresa de pesquisa Gartner nesta quinta-feira.
A computação em nuvem é a expressão usada para descrever sistemas que permitem que usuários, desenvolvedores e empresas usem a internet para acessar programas e dados armazenados em centrais de processamento de dados.
O Gartner informou que a receita com serviços de computação em nuvem está caminhando para ultrapassar US$ 56,3 bilhões em 2009, crescendo 21,3% sobre 2008.
"As tendências do mercado de tecnologia da informação para os próximos anos continuam altamente incertas. Mas, apesar do crescimento no curto prazo ser inibido, o custo potencialmente menor dos serviços em nuvem é atraente e pode motivar o crescimento dessas ofertas", disse Ben Pring, vice-presidente de pesquisa do Gartner.
"Apesar do crescimento para muitos desses serviços em nuvem ser relativamente modesto nos próximos dois anos, esperamos uma aceleração, conforme os níveis de investimento e as condições macroeconômicas melhorem."

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)