Vizualizar Versão Completa : Cibercriminosos lucram com venda de antivírus falsos


tpcs_90
24-03-2009, 08:08 PM
A empresa de segurança Finjan afirma que os cibercriminosos estão fazendo muito dinheiro com o uso de sistemas de busca redirecionando os usuários para os chamados "scarewares" (software de assustar, em livre tradução), programas falsos de antivírus.
Segundo o site IT Pro, os fraudadores se valem de técnicas como a de otimização de buscas (SEO, search engine optimization) para direcionar mais internautas para sites comprometidos. Estes sites exibem falsos popups que alertam para uma suposta contaminação na máquina da vítima e oferecem um antivírus pago - que não traz qualquer benefício ao usuário, mas dá dinheiro aos cibercriminosos.
O site Tech.Blorge afirmou que os fraudadores por trás destas ações estão pagando ao menos US$ 10 mil por dia para ludibriar suas vítimas. Com o uso de SEO, os criminosos conseguem um melhor posicionamento do site nos resultados de buscas populares atraindo mais potenciais vítimas.
Com o uso de SEO, os criminosos conseguem um melhor posicionamento do site nos resultados de buscas populares atraindo mais potenciais vítimas. Para facilitar o posicionamento, os fraudadores utilizam ainda termos populares digitados incorretamente, aparecendo em primeiro em buscas com erros comuns de digitação.
Pela análise da Finjan, realizada durante 16 dias, mais de meio milhão de buscas Google leva a sites comprometidos, direcionando 1,8 milhão de usuários únicos ao dia para sites de antivírus falsos. Durante o período, o ganho dos cibercriminosos foi de US$ 172 mil.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)