Vizualizar Versão Completa : Para combater a crise, Intel congela salários de seus funcionários


tpcs_90
23-03-2009, 09:48 PM
A Intel anunciou nesta segunda-feira (23/03) que congelou os salários de empregados pela companhia, incluindo executivos em cargos altos, em esforço para reduzir gastos e cortar custos.

O congelamento de salários acontece enquanto a Intel tenta se ajustar à queda na demanda por chips fruto da recessão econômica. A jogada se aplica a todos os empregados, incluindo o CEO Paul Otellini, afirmou o porta-voz da empresa, Chuck Mulloy.

"Estamos na recessão mais dura da história da nossa indústria e precisamos continuar a controlar nossos custos", afirmou ele.

Um congelamento de salários de Otellini e outros executivos, como a CFO Stacey Stmith, tem que ser aprovado pelos acionistas, segundo um documento enviado à U.S. Securities and Exchange Comission nesta segunda.

A Intel afirmou também que pretende reembolsar empregados que perderam valor de suas opções de ações, de acordo com o documento enviado à SEC.

A empresa admitiu que, até o final do ano, permitirá que funcionários recebam novas opções em razão do valor dos papéis antigos terem caído abaixo do preço de exercício no final de 2008.

O preço da ação da empresa fechou em 14,18 dólares em 26 de dezembro, fazendo com que mais de 99% das ações da Intel tenham ido abaixo do seu preço de exercício.

A companhia viu seu lucro no quarto trimestre do ano cair 90% em relação ao ano anterior dada à redução na demanda por chips.

Remodelar o plano de opções de ações é importante para que a Intel atraia e mantenha talentos críticos para o sucesso em longo prazo da empresa, diz o documento.

A Intel tinha 83,9 mil empregados em 27 de dezembro e atualmente 87% deles têm ações da empresa.

Em janeiro, a Intel cortou 6 mil empregos e afirmou que fecharia quatro fábricas e laboratórios de testes na Malásia, nas Filipinas e nos Estados Unidos.

Quase simultaneamente, a empresa divulgou um plano para gastar 7 bilhões de dólares nos próximos dois anos para revitalizar suas fábricas norte-americanas, que manteriam cerca de 7 mil funcionários empregados em três Estados no país.


Créditos www.idgnow.com.br (http://www.idgnow.com.br)
:)