Vizualizar Versão Completa : Microsoft nega que tenha gerado lucro com o downgrade do Vista para o XP


tpcs_90
17-02-2009, 12:46 PM
A Microsoft negou que esteja lucrando com o downgrade do Windows Vista para o XP, em resposta a um processo movido contra a empresa de software em uma corte federal de Seattle, nos Estados Unidos.

A ação foi movida por uma usuária da Califórnia, na semana passada envolvendo a cobrança de 59,25 dólares pelo downgrade do Vista para o XP na compra de um laptop da Lenovo, em meados de 2008.

"A Microsoft não cobra ou recebe qualquer direito autoral adicional se um cliente exerce estes direitos" disse o porta-voz da empresa, David Bowermaster por e-mail, na semana passada. "Alguns clientes podem escolher ou precisar obter mídias ou serviços de terceiros para instalar a versão de downgrade."

De fato são os fabricantes, não a Microsoft, que cobram o downgrade do Vista. No entanto, a empresa acaba gerando lucros já que sua política de downgrade se aplica somente às versões Vista Business e Vista Ultimate, que são mais caras do que a versão Home do sistema.

A Dell, por exemplo, adiciona 20 dólares ao preço do PC com downgrade. Nos casos de máquinas com Vista Home Premium, a empresa oferecia o downgrade com uma cobrança adicional de 120 dólares a 150 dólares, o que gerou confusão do final do ano passado. Segundo a fabricante, o valor envolvia a migração para as versões Business ou Ultimate para que o downgrade pudesse ser realizado.

"A Microsoft exige que os clientes que desejam fazer o downgrade para XP adquiram as licenças do Vista Business ou do Vista Ultimate" explicou o porta-voz da Dell, David Frink, em dezembro do ano passado. "[Isto custa] geralmente cerca de 130 dólares, embora alguns revendedores cobrem mais."

"Os clientes são forçados a adquirir a versão mais cara do Windows XP para fazer o 'downgrade' do sistema operacional Windows Vista" argumenta a acusação.

O processo foi aberto em Los Angeles, na Califórnia, pela usuária Emma Alvarado. A cliente alega que a Microsoft violou diversos pontos da legislação norte-americana sobre práticas de negócios e proteção ao consumidor pela política de impedir que fabricantes continuem a oferecer o downgrade do Vista para o XP em novos PCs após o lançamento do Vista, no início de 2007.

Alvarado argumenta que a prática da Microsoft resultou em clientes pagando mais pelo XP do que deveriam. "Eles foram forçados a pagar substancialmente mais para adquirir o sistema operacional Windows XP do que pagariam em um mercado competitivo" declara o processo.

Alvarado pede uma indenização e espera que o caso seja classificado como uma ação de classe.


Créditos www.idgnow.com.br (http://www.idgnow.com.br)
:)