Vizualizar Versão Completa : Tráfego mundial de SMS atinge 2,5 trilhões em 2008 e preço dobra


felipe MP
29-12-2008, 05:18 PM
Este ano, mais de 2,5 trilhões de mensagens de texto, ou SMS (Short Message Services), serão trocadas em celulares do mundo todo, prevê a consultoria Gartner. Em 2009, o volume deve saltar para 3,3 milhões.

O volume supera em 31,5% o total 1,9 trilhão de torpedos trocados mundialmente em 2007, ano em que o serviço de SMS gerou um lucro de 52 bilhões de dólares para as operadoras.

Embora não sobrecarregue a infra-estrutura das emperesas de telefonia como os serviços de tráfego de voz, imagens e dados, o SMS teve seu preço duplicado em um ano, entre as operadoras norte-americanas. Hoje são cobrados, em média 20 centavos de dólar por uma mensagem de até 160 caracteres.

Qual será o custo do serviço de SMS para as operadoras? Na avaliação de um professor da Universidade de Waterloo, no Canadá, o custo é zero. Segundo afirmou o especialista, em uma reportagem do jornal The New York Times, além de ser extretamente barato, o envio de mensagens de SMS ainda aproveita uma banda chamada "canal controlado" que serve para administrar as operações da rede da operadora. O espaço está disponível, se for usado pela empresa ou não.

A questão levou o senador norte-americano Herb Kohl, do Estado de Wisconsin, a enviar uma carta para as quatro principais operadoras de telefonia dos Estados Unidos sobre os custos com o envio de SMS. O mesmo questionamento é feito em cerca de 20 ações de classe movidas contra as operadoras sobre a fixação de preços dos torpedos.