Vizualizar Versão Completa : Jogos musicais do iPhone criam novo palco para artistas


felipe MP
25-12-2008, 11:48 AM
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Uma nova empresa chamada Tapulous transformou um simples jogo para o iPhone em um palco móvel para músicos na era da Internet. "Tap Tap Revenge," um jogo gratuito que desafia jogadores a prosseguir com melodias cativantes apertando os pontos certos da tela do telefone, já estava disponível na loja da Apple para o iPhone durante sua inauguração em julho.

Ele rapidamente ganhou destaque e, mais de três milhões de downloads depois, a Apple o declarou como o jogo gratuito mais popular do iPhone deste ano.

"Fomos para o primeiro lugar em três dias," disse Bart Decrem, co-fundador e chefe-executivo da Tapulous. "Em uma semana, artistas nos procuraram para colocarem suas músicas no jogo." Muitas companhias de software pegaram o trem do iPhone, de olho nas promessas contidas em sua popularidade e demanda por programas para vender ou baixar na loja virtual.


Elas incluem a Smule, uma empresa iniciante que criou um programa que transforma iPhones em flautas; e gigantes do universo dos jogos como a Eletronic Arts, que recentemente lançou uma versão de seu clássico "SimCity" para o iPhone.


Tapulous, de Palo Alto, Califórnia, foi fundada em janeiro, após Decrem, um executivo de softwares belga, e seu sócio Andrew Lacy terem visto um jogo do iPhone chamado "Tap Tap Revolution." Procuraram seu criador, Nate True, e o colocaram na diretoria como desenvolvedor. (Um terceiro co-fundador, Mike Lee, saiu da empresa em agosto após discordâncias a respeito da direção da companhia.)


Para Decrem, que antes ajudou na criação do navegador social Flock, o baixo custo e a rapidez de se fazer um software para o iPhone torna viável a criação de uma companhia focada exclusivamente no aparelho. "Foi preciso dois anos e mais de US$ 5 milhões para colocar o Flock no mercado," disse. "No caso, criar uma aplicação para o iPhone não leva mais de três meses, com quatro ou cinco pessoas. Existe menos risco do que apostar milhões e anos em algo que talvez não dê certo."

Para manter o jogo sempre atual, a companhia criou o Tap Tap Thursdays, que lança nas quintas-feiras novas músicas de artistas como Michael Franti e a cantora pop Katy Perry. Decrem disse que essas músicas normalmente inspiram milhões de jogos - e ocasionalmente muitas vendas de música, porque os jogadores podem clicar para comprar a canção pela Apple. Em outubro, os jogadores de "Tap Tap Revenge" compraram 50 mil cópias da faixa "Hot N Cold" de Perry.

A popularidade do jogo levou a Tapulous a lançar versões pagas, por US$ 4,99, direcionadas a fãs de artistas ou gêneros específicos. No final de outubro, ela lançou uma edição do grupo Nine Inch Nails, seguida de uma versão de feriado chamada "Christmas With Weezer," para a qual o Weezer gravou algumas canções de Natal. Tapulous planeja lançar uma nova edição a cada mês, incluindo uma edição especial com a Dave Matthews Band.

"Tap Tap Revenge" segue o modelo de jogos como "Guitar Hero" e "Rock Band," que testam as habilidades dos jogadores de manter o ritmo com músicas populares. Esses jogos têm feito sucesso em consoles como Xbox 360 e as fortes vendas de música através deles deram esperança para a cambaleante indústria musical. Harmonix, o criador de "Rock Band," disse semana passada que seus jogadores compraram 30 milhões de músicas.

"O trem da alegria dos tempos antigos, em que as vendas de CD eram o que te protegiam como artista, já acabou," disse James L. McQuivey, analista especializado em tecnologia midiática da Forrester Research. "Os artistas percebem isso e tentam estar em vários lugares ao mesmo tempo."

O selo britânico EMI, procurando novas fontes de renda, colaborou com a Tapulous em uma versão chamada "Tap Tap Dance," que inclui faixas de Moby e Daft Punk. "Temos a forte sensação de que esses jogos podem ser os novos grandes 'Rock Band' ou 'Guitar Hero,'" disse Cynthia Sexton, vice-presidente mundial da EMI Music. Sexton disse que vê a expansão para os jogos e outros meios de divulgação como uma evolução natural da indústria musical, embora essa revelação não seja de fácil realização. "Por um momento, escondemos nossas cabeças sob a areia e pensamos que era o fim," disse. "Mas não. Na verdade é o começo."


Decrem disse que sua companhia viu a oportunidade nas vendas musicais. "Temos a sorte de estarmos sentados no meio de duas forças poderosas neste momento," disse. "O iPhone é um aparelho que está pegando fogo e os artistas estão procurando formas de se reinventar."

Embora não entre em detalhes, Decrem disse que a Tapulous está indo bem e a caminho de obter lucros, acrescentando que as aplicações pagas trouxeram "centenas de milhares de dólares" em vendas até agora. Mas a maior parte da receita da companhia vem de anúncios que aparecem com os jogos. Os artistas que permitem o uso de suas músicas nos jogos da Tapulous recebem uma "boa porção" do que sobra da venda do jogo após os 30% da Apple, disse Decrem.

A companhia recentemente levantou US$ 1 milhão de um grupo de investidores, que inclui os investidores iniciais do Google Rajeev Motwani e Andy Bechtolsheim, somado a US$ 1,8 milhão levantado anteriormente do mesmo grupo.

Outras companhias têm aproveitado a crescente popularidade do iPhone como forma de lançar jogos. Charles Golvin, analista da Forrester Research, disse que desenvolvedores estão lançando mais jogos e aplicações de entretenimento do que qualquer outro gênero. Agora, o truque para os desenvolvedores é distinguir seus produtos dos milhares de outros já disponíveis.

Embora a Tapulous desenvolva programas que não são jogos - "Twinkle," por exemplo, é uma forma de usar o serviço de mensagens Twitter no iPhone - ela planeja focar exclusivamente na expansão de sua coleção dos jogos "Tap Tap."

"Tap Tap Revenge" recentemente chamou a atenção de Alex Rigopulos, o co-criador de "Rock Band" e "Guitar Hero," que, segundo noticiado, considera desenvolver um aplicativo musical do iPhone para competir com a Tapulous. Decrem disse não estar preocupado. "Jogos musicais são um tema quente, então naturalmente haverá competição por espaço," disse. "Estou muito confiante de que conseguiremos manter o nosso."


creditos: UOL