Vizualizar Versão Completa : TIM Brasil anuncia reestruturação esta semana


felipe MP
16-12-2008, 09:26 AM
A TIM Brasil passará por uma reestruturação cujo anúncio será feito, oficialmente, esta semana. Executivos da Telecom Itália, controladora da operadora, virão ao Brasil para comunicar as mudanças.

Há rumores de que o presidente da TIM Brasil, Mário Cesar Pereira de Araújo, permaneceria na empresa, mas deixaria o cargo. Ele seria substituído pelo italiano Luca Luciani, que desde 2007 responde pela operação móvel da Telecom Itália naquele país. A informação sobre o troca-troca de executivos é do jornal Folha de São Paulo.

No dia 03/12, a diretoria da Telecom Itália apresentou o plano de negócios da companhia para o triênio 2009/2010/2011. No documento, a operação brasileira aparece com destaque, apresentada como um dos focos da empresa para o período. Outro interesse da companhia italiana é o mercado doméstico.
De acordo com comunicado da Telecom Itália para a analistas e imprensa, o Brasil "é um sólido mercado emergente onde a Telecom Itália está interessada em reforçar sua presença, alavancando o potencial da telefonia móvel como um promotor do aumento da banda larga, além de explorar oportunidades criadas pela migração da telefonia fixa para a móvel".

O texto informa que a empresa continuará a investir em inovação para garantir que a marca TIM se torne o padrão para produtos convergentes. A Telecom Italia prevê que o mercado brasileiro tenha 2,5 milhões de assinantes de banda larga móvel em 2011 e a empresa estima um market share de aproximadamente 25% neste setor.

O mercado de telefonia fixa é visto como uma oportunidade para a TIM Brasil, que, por ser uma operadora puramente móvel, não corre risco de canibalização de sua base de fixa.

No plano estratégico, a empresa italiana estabeleceu as seguintes metas para sua operação brasileira: receita de aproximadamente 15,3 bilhões de reais em 2009, com crescimento anual médio de 8% entre 2008 e 2011; EBITDA de aproximadamente 3,6 bilhões de reais em 2009, com margem EBITDA de 27,5% em 2011; Capex de cerca de 2,8 bilhões de reais em 2009, correspondendo a 13,5% da receita em 2011.

No terceiro trimestre de 2008, a TIM Brasil teve lucro de 22,5 milhões de reais. No segundo trimestre do ano, a companhia registrou prejuizo de 34,1 milhões de reais e deu início a mudanças na sua diretoria, com a saída do diretor financeiro e de relações com investidores e do diretor de recursos humanos.

Mário César Pereira de Araújo, passou a acumular a presidência e a diretoria financeira e de relações com investidores. Antes de ingressar na TIM, empresa da qual é presidente desde 2003, Araújo foi presidente da Tele-Centro Oeste Celular (TCO), comprada pela Vivo posteriormente.