Vizualizar Versão Completa : Smartphone traz pouca vantagem para operadoras, diz Yankee


felipe MP
13-12-2008, 01:42 PM
Na sua apresentação de previsões para 2009, na quinta-feira (11/12), o Yankee Group fez duas previsões para o mercado de operadoras e de smartphones.

A empresa de pesquisas de Boston apontou que a desaceleração da economia global pode causar uma redução na demanda de smartphones, como o iPhone da Apple e a linha N-series, da Nokia, que são oferecidos com altos preços de planos de dados e voz.

No lugar, fornecedores móveis de baixo custo como a Skype, a operadora espanhola Yoigo e a operadora Blyk, que oferece serviços gratuitos aos usuários, conquistarão os consumidores com seus planos de dados e voz comparavelmente mais baratos, apontou o Yankee Group.

A Yoigo aumentou sua base de clientes em 13% no terceiro trimestre de 2008, em comparação com a média de crescimento de 1% na Espanha, afirmou Declan Lonergan, vice-presidente da Anywhere Consumer, divisão de pesquisa do Yankee Group.

Outra previsão feita pela empresa de pesquisas aponta que operadoras irão alcançar receitas significativas em razão dos subsídios generosos de seus smartphones.

Após a AT&T anunciar no início desde ano que iria vender o iPhone 3G por 200 dólares, as operadoras Verizon e T-Mobile seguiram o exemplo e ofereceram o BlackBerry Storm e o HTC G1, respectivamente, por preços comparáveis.

É desnecessário dizer, mas este modelo simplesmente não continuará a longo prazo, principalmente porque irá beneficiar as fabricantes de dispositivos, como a Apple, Nokia e Research In Motion (RIM), em detrimento das grandes companhias de telecomunicações, relatou o Yankee Group.

“O modelo atual não é vantajoso para as operadoras”, afirmou Asvin Vellody, vice-presidente sênior de pesquisa do Yankee Group. “Toda a indústria precisa se unir para descobrir um modelo de negócios que funcione em todo o ecossistema”, completou.