Vizualizar Versão Completa : Pagamento via celular chega ao consumidor comum em 2009


felipe MP
09-12-2008, 09:07 PM
O segmento de "mobile payment" (pagamento móvel, feito por meio de celulares) deve ser uma tendência junto ao usuário comum no Brasil, a partir de 2009.

Atualmente, ele é utilizado apenas por empresas para administração de pagamentos corporativos relativos às despesas de táxi, e foi posto em testes por um período de 180 dias para obtenção de créditos nesta segunda-feira (8) para estacionamento na Zona Azul, em São Paulo.

Por um sistema semelhante, já é possível comprar ou presentear usuários com artigos da Livraria Cultura, em São Paulo.

Implementado em agosto deste ano pela empresa Mcash, o sistema funciona por meio da compra de créditos nas sedes ou na internet, que chegam ao celular da pessoa presenteada, e na seqüência, podem ser trocados em qualquer loja da livraria.

A previsão das empresas é que a ferramenta se estenda também a outros serviços, como vestuário, lojas de departamentos e supermercados, já no primeiro trimestre do ano que vem.

Em doze capitais no país, mais cidades do interior de São Paulo e do Rio de Janeiro --e com previsão de expansão para todas as capitais ainda no primeiro trimestre--, a companhia Wappa Serviços oferece tecnologia para pagamento de corridas de táxi por SMS, apenas para empresas.

A previsão da empresa é que o serviço chegue ao usuário comum em março de 2009.

O sistema é integrado e funciona via internet, a partir dos cadastros de centrais de táxi e da base de funcionários da corporação. Dentro do carro, o usuário digita seqüências numéricas e senhas relativas ao serviço, assim como o valor a ser debitado. A autorização da transação chega via SMS, tanto ao taxista quanto ao cliente --a empresa e a central de táxis também recebem a confirmação instantânea via internet.

A tecnologia vem em concorrência direta ao sistema de pagamento por meio de cartões de crédito ou débito, que é pouco difundido em táxis de São Paulo, mas tem adoção plena em outras capitais, como Curitiba. A vantagem do "mobile payment" em relação ao pagamento via cartões é a supressão de custos do sistema para o taxista.

"Em São Paulo, o sistema de cartões não pegou porque o taxista é mais conservador e não vê vantagens em ter o sistema de pagamento por cartões no táxi. Ele tem ônus, mesmo não fazendo corridas. Com o sistema de 'mobile payment', o taxista não paga por estar cadastrado", aponta o diretor executivo da Wappa Serviços, Paulo Antonio de Pinho. "A percentagem de cobrança só é tirada caso se efetue a corrida. Não há custo quando não há passageiro".

A previsão da Wappa é que o serviço de "mobile payment" seja expandido para os segmentos alimentício e de abastecimento, ainda no primeiro trimestre.

Já o presidente da Mcash, Gastão Mattos, entende que o serviço já implantado na Livraria Cultura traz mais uma facilidade para o cotidiano, e também para as festas de Natal. "É simples e cômodo. Basta saber o número do celular da pessoa presenteada.

As confirmações são feitas por sistema de voz para o usuário para confirmar a compra do presente", explica.

Mattos afirma ainda que a plataforma deve ser estendida a pagamentos de lojas de departamentos, eletrônicos e até mesmo supermercados.
A Mcash também possui o serviço de pagamento de táxi para corporações, mas não pretende estendê-los ao usuário comum. "Não é nossa estratégia para pessoas físicas. Nesse sentido, não temos nada concreto", afirma o presidente da empresa.


Zona Azul

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implementou, na segunda feira (8), um sistema piloto de pagamento por celular das vagas da Zona Azul nos Jardins e na Cidade Jardim, em São Paulo.

Segundo o site da CET, todos os motoristas cadastrados na Zona Azul Facil, que abrange a Cidade Jardim, poderão ativar e desativar o serviço de estacionamento por meio do celular.

Ao ligar para o número 3065-5252, digita-se a área, o setor e o número da vaga (informados por uma placa no local). A cobrança é feita digitalmente, em intervalos de trinta minutos.

Como a permanência máxima em uma vaga da Zona Azul é de duas horas, o sistema cessará automaticamente caso não seja encerrado pelo usuário nesse período, e o penaliza com a subtração de quatro créditos. É possível comprar um pacote de 20 créditos de 30 minutos a R$ 18.

Na região dos Jardins, o usuário terá que baixar um software no celular para a inserção de créditos, que serão revendidos por Cartões de Recarga, disponíveis em uma rede de revendedores na região.

O uso é feito pelo software, ou por um SMS com um número da placa, o código da área e do setor. O cartão de recarga com dez horas também custa R$ 18.

WIL-13
10-12-2008, 02:27 AM
Hummmmmmmmmmmm ñ sei ñ se isso vai da certo aqui...

Tá parecendo meio ariscado eu acho num sei...

Vai depender muito da segurança que vai ser proporcionada ao usúario desta Tecnologia aqui no BRASIL...

Sabe como é né (BRASIL)??? Rio de Janeiro e São Paulo vixiiiiiiiiiiiiii...