Vizualizar Versão Completa : Hackers fazem N810 rodar Android


felipe MP
09-12-2008, 10:43 AM
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/n98.jpg (http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/n98.jpg)

Desenvolvedores de uma consultoria Linux conseguiram fazer o dispositivo da Nokia N810 rodar o Android 1.0

Especialistas da empresa NthCode publicaram um vídeo e um tutorial que mostram como instalar a versão 1.0 do Android no internet tablet da Nokia.

De acordo com o CEO da consultoria, Peter McDermott, o trabalho exigiu horas de estudos, mas foi eficaz em fazer o aparelho da Nokia exibir suas principais funções, como se conectar a redes Wi-Fi, trocar arquivos por Bluetooth e fazer chamadas VoIP rodando o Android.

McDermott explica que seu time já tinha tentado instalar uma versão pré-release do Android no N810, com sucesso apenas parcial já que algumas funções do telefone não trabalharam corretamente. Com a versão 1.0, no entanto, foi possível avançar mais.

Atualmente, existem dois modelos de smartphone com Android, o G1, da HTC, e um novo modelo da integradora australiana Koga.

No primeiro semestre de 2009, a própria HTC deve revelar um segundo modelo com Android. A Motorola é outra fabricante que trabalha para estrear um celular com o sistema operacional em código aberto apoiado pelo Google.

Apesar do sucesso de rodar Android num smartphone Nokia, a companhia finlandesa não tem interesse em aderir à plataforma, já que apóia exclusivamente o sistema operacional móvel Symbian.