Vizualizar Versão Completa : SP: 92% já desligaram celular por barulho na rua


felipe MP
01-12-2008, 05:20 PM
Em São Paulo, 92% das pessoas que responderam a uma pesquisa mundial da Motorola disseram que já tiveram que interromper uma ligação no celular porque o barulho tornava a conversa praticamente impossível Outros 98% afirmaram que, quando estão em local público, precisam aumentar o volume da voz ao conversar no telefone. De acordo com a pesquisa, a capacidade de ouvir e ser ouvido claramente no telefone móvel é uma das características mais importantes para a nova geração de usuários.

Interessada em avaliar o impacto da poluição sonora sobre as conversas ao celular, a Motorola entrevistou 7,5 mil pessoas, com idade entre 18 e 87 anos, entre julho e agosto deste ano. O estudo abrangeu as cidades de São Paulo, Nova York (EUA), Londres (Inglaterra), Paris (França), Roma (Itália), Beijing (China), Nova Délhi e Mumbai (Índia), Cidade do México (México), Bangcoc (Tailândia), Berlim (Alemanha) e Toronto (Canadá).
O estudo também objetivou detectar a importância, para os usuários, dos benefícios trazidos pela Crystal Talk, uma tecnologia exclusiva da Motorola para melhorar a qualidade e a experiência da comunicação.

O excesso de barulho atrapalha os usuários em todas as cidades pesquisadas, obrigando-os a desligar o celular: são 94% em Bangcoc, 85% em Pequim, 77% em Berlim, 89% em Nova Délhi, 72% em Londres, 93% na Cidade do México, 92% em Mumbai, 73% em Nova York, 79% em Roma e 72% em Toronto.

Paulistanos (93%) e moradores de Bangcoc (90%) consideram que o ruído na cidade aumentou significativamente nos últimos 10 anos. A pesquisa também mostrou que o transporte público é um dos locais mais difíceis para se manter uma ligação no celular para 35% dos paulistanos e 43% dos moradores de Beijing.

Para 59% dos entrevistados de Nova Délhi; 61% dos moradores da Cidade do México; 68% de Nova York; 31% de Paris e 37% de Roma, o trânsito pesado e locais públicos de grande circulação geram os barulhos mais irritantes.

A Motorola criou a tecnologia CrystalTalk para minimizar esses problemas. A solução, que chegou ao mercado em 2005, está disponível nos telefone GSM e UMTS da empresa, modelos de 2008 e 2009.

Segundo o diretor de Tecnologia Acústica e de Áudio da companhia, Joel Clark, a CrystalTalk "utiliza redução de ruído de microfone, melhorias na audição para adaptação aos ruídos e, em alguns produtos, um captador de voz duplo para melhorar a qualidade, a nitidez e a compreensão da fala no aparelho móvel quando o usuário está em um local barulhento".

CREDITOS:TERRA