Vizualizar Versão Completa : Sobre o processador do iPhone 4S


jr.hard
12-08-2012, 11:53 AM
Processador do iPhone 4S é mais fraco que o do iPad 2 mas continua sendo mais rápido que todos os smartphones com Android

http://www.motomodd.net/attachment.php?attachmentid=9721&stc=1&d=1344783033

O iPhone 4S será um lembrete para todos os fabricantes(alô Samsung) de que a velocidade do clock da CPU não é tudo.

Mesmo que o iPhone 4S tenha um processador dual-core A5 como igual ao do iPad 2, a Apple aparentemente reduziu a velocidade do seu chip para 1 gigahertz com cerca de 800MHz, segundo os relatórios da Anandtech. Mas isso não impede que o iPhone 4S deixe outros smartphones comendo poeira – muitos dos quais possuem processadores com bem mais de 1 GHz – em testes de benchmark. A Apple provavelmente reduziu a velocidade do processador para conservar a vida da bateria, e diga-se de passagem que foi uma estratégia excelente, pois smartphones hoje em dia pouco usam toda a potência do processador.

No teste de benchmark usando JavaScript da SunSpider, o iPhone 4S é quase duas vezes mais rápido que o iPhone 4, alcançando uma pontuação de 2222ms contra 3921ms (quanto menos melhor). Ele só é superado pelo Samsung Galaxy Tab 8.9 – mas você não pode esquecer de levar em conta que ele é um tablet.

Já no teste da BrowserMark, que fez um benchmark para navegadores de dispositivos móveis, o iPhone 4S levou a melhor alcançando uma pontuação de 89.567, enquanto o Samsung Galaxy S II só atingiu 55.144. Já para testar o processamento bruto dos smartphones mais poderosos do mercado, o aplicativo usado foi o Geekbench e descobriram que o iPhone 4S é cerca de duas vezes mais rápido. Veja a imagem abaixo.

http://www.motomodd.net/attachment.php?attachmentid=9723&stc=1&d=1344783033

Quando se trata de jogos, o iPhone 4S também supera qualquer expectativa, alcançando velocidades de FPS que são o dobro da do Samsung Galaxy S II, confira a imagem abaixo.

http://www.motomodd.net/attachment.php?attachmentid=9722&stc=1&d=1344783033

Isso tudo serve pra provar que o clock do processador não significa um rendimento maior. Já que a Apple está concorrendo arduamente com o Android e ela não pode ser lesada pelos smartphones e tablets com hardware mais poderoso, ela explora seus pontos fortes em software para evitar penalidades de desempenho tangíveis. A Apple tradicionalmente tem feito isso muito bem e repetiu a dose com o iPhone 4S.

De modo geral o iPhone 4S pode parecer ser apenas uma ligeira atualização do iPhone 4, mas seu novo processador faz dele uma máquina completamente diferente.

E você leitor? O que acha do desempenho dos processadores da Apple em relação aos de dispositivos Android?

Texto escrito por Marcell Almeida.
Fonte: gadgetblog.

Aleexx2
13-08-2012, 09:17 AM
Ótima matéria.