Vizualizar Versão Completa : Quem diria que o arroz gerasse tantos empregos?


guinho w.a
21-02-2011, 12:35 PM
Produtores de Lagoa da Confusão, à 220 km de Palmas, já deram início a colheita do arroz irrigado, considerado o carro chefe da agricultura da região e responsável pela geração de mais de mil empregos diretos.

Com uma produção estimada de três milhões de sacas por ano, em uma área de 65 mil hectares, o cultivo de arroz irrigado no município chega aos 25 anos com saldo positivo. O secretário da Agricultura, Pecuária e do Desenvolvimento, Jaime Café, avalia que “ a produção do arroz irrigado foi a mola principal para fazer com que a cidade dobrasse em 10 anos a sua população e melhorasse a qualidade de vida”.

Outra vantagem que este tipo de cultura trouxe para o local foi a instalação de duas indústrias de beneficiamento do grão, o que aumenta a lucratividade do produtor em 20%, uma vez que o grão produzido na propriedade já saí ensacado para atender o mercado interno e externo. Segundo informou o presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, Marcos Moura, 90% do arroz produzido é exportado para os estados da região Norte e Nordeste, principalmente Pará, Maranhão e Piauí.

O Tocantins é considerado um dos cinco maiores estados produtores de arroz, e o prefeito de Lagoa da Confusão, Neto Lino, garante que hoje a cultura produzida no município tem a mesma qualidade dos outros Estados, graças aos investimentos do Governo Estadual em infra-estrutura.

Atualmente, são 120 produtores de arroz irrigado nos municípios de Formoso do Araguaia, Pium, Dueré, Cristalândia e Lagoa da Confusão.

A colheita do grão acontece nos meses de fevereiro, março e abril, já o plantio é realizado de 20 de outubro à 20 de dezembro. (Da Secom)


Fonte: jornalstylo.

jr.hard
21-02-2011, 12:58 PM
é heheh, paraense come muito arroz, rssrss.
agora vou comprar mais arroz ae, pra ajudar a galera da agriculturar ae, :D