Vizualizar Versão Completa : ONU/Economia: Emprego no sector da pesca em alerta vermelho


guinho w.a
21-02-2011, 12:33 PM
Caso a economia global não faça a sua transição rumo à sustentabilidade, o emprego em sectores como o da pesca estará, a curto prazo, em níveis historicamente baixos.
“O investimento, em alguns casos financiado pelo corte de subsídios nocivos, terá de se readaptar a alguns sectores de força de trabalho global para assegurar uma transição justa e socialmente aceitável”, afirma o relatório.

Consulte o relatório (http://www.unep.org/greeneconomy/)na íntegra.



De acordo com o estudo, subsídios estimados em cerca de 19,7 mil milhões de euros por ano geraram uma capacidade de pesca duas vezes superior à capacidade dos peixes se reproduzirem.

Por isso, o relatório sugere que o investimento na gestão fortalecida das pesca – incluindo a criação de áreas marinhas protegidas e a desactivação e redução da capacidade das frotas – pode recuperar os recursos pesqueiros do planeta.
Assim, um investimento sustentado por medidas políticas resultaria num aumento das capturas das actuais 80 milhões de toneladas para as 90 milhões de toneladas em 2050 – embora houvesse uma queda de 2011 a 2020.

E se as perdas de emprego a curto e médio prazo podem ser minimizadas concentrando os cortes num pequeno número de empresas pesqueiras de grande dimensão, prevê-se também que o número de empregos no sector pesqueiro volte a aumentar em 2050, à medida que as reservas esgotadas se recuperem.

Ao longo dos tempos, o número de empregos “novos e decentes” – que vão desde o sector das energias renováveis até ao da agricultura sustentável – compensarão aqueles perdidos na antiga economia de alto carbono, admite ainda o estudo.

Em relação ao sector energético, o relatório avisa que um investimento anual de cerca de 1,25% do PIB mundial em eficiência energética e energias renováveis poderia reduzir a procura global por energia primária em 9% em 2020 – e em 40% até 2050.

Por outro lado, a economia de capital e de gastos com combustível na geração de energia – sob o cenário da economia verde – seria de 550 mil milhões de euros entre 2020 e 2050.




Fonte: greensavers.pt