Motomodd > Ragnarok Online > Tutoriais Ragnarok

Notícias

Tutoriais Ragnarok Aprenda mais sobre Ragnarok nesta área, tutoriais, dicas, e muito mais você só encontra aqui!

 
 
Ferramentas do Tópico
  #1  
Antigo 22-05-2009, 08:59 PM
Avatar de Nosyel
Membro Senior
 
Registrado em: Jul 2008
Localização: Brasília - DF
Posts: 2,434
MUITO OBRIGADO: 1,942
Agradecido 498 Vezes em 104 Posts
Reputação: 46
Nosyel é explendido para se observarNosyel é explendido para se observarNosyel é explendido para se observarNosyel é explendido para se observarNosyel é explendido para se observarNosyel é explendido para se observar
Post [Tutorial] Criando e configurando servidor SQL - Guia completo.


Índice:
Citação:
1. Introdução
2. Programas necessários
3. Instalação dos programas necessários
4. Configurando o banco de dados SQL
5. Criando contas de GM
6. Criando conta com o No-IP
7. Criando redirecionador com No-IP
8. Iniciando o No-IP
9. Configuração básica do emulador



==

1. Introdução

Olá pessoal, estou aqui para apresentar o meu primeiro Tutorial de criação de servidor Ragnarok usando Emulador Cronus, como meu primeiro tutorial, gostaria de ensinar a todos como criar do zero um servidor do tipo SQL. Iremos começar apenas com a instalação dos programas necessários e configuração do banco de dados e do redirecionador de IP (No-IP). Depois irei adicionar as configurações básicas do servidor e futuramente as configurações avançadas. Pretendo adicionar também um Mini-Guia sobre Hexeds e criação do seu Patch (Pasta data e hexed).

Sem mais delongas, vamos ao tutorial!



2. Programas necessários

Cronus SQL (Aconselho uma compilação atualizada, aqui esta o link das [Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]).
EasyPHP 2.0 (Irei usar a versão [Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ] neste Tutorial).
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ] (Site oficial do [Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]).


3. Instalação dos programas necessários

Instalação do EasyPHP:




Instalação do No-IP:



Instalação do Cronus SQL:

Não precisa instalar nada, apenas extráia os arquivos para alguma pasta.


4. Configurando o banco de dados SQL

Não é tão difícil essa parte. Abra o EasyPHP e clique no "e" do lado de onde está escrito "Apache" e clique em Administração.
Depois disso, irá abrir uma página da Internet, em seguida clique em "Manage Database".
Outra página da Internet se abrirá. É aqui que você irá fazer todas as configurações do Banco de Dados. Onde está escrito "Cria novo banco de dados" digite no primeiro campo: ragnarok e o segundo deixe como está.
Após isto, clique no botão "SQL" na parte superior da tela. Nesta parte vamos importar as tabelas necessárias para o emulador rodar perfeitamente.
Clique no botão "Arquivo" e navegue até a pasta do seu Cronus SQL e entre na pasta "sql-files". Lá selecione o arquivo "main.sql" e clique em Executar.
Repita o processo com os arquivos: "item_db.sql, item_db2.sql, mob_db.sql, mob_db2.sql e logs.sql". Veja a imagem abaixo, creio que irá ajudar nesse passo.



Agora precisamos criar um usuário no banco de dados para o servidor poder se conectar à ele. Para fazer isto é bem simples.
Clique em "Privilégios" e depois em "Adicionar um novo usuário". No campo "Nome do usuário" digite: ragnarok, em "Servidor" escolha a opção: local e automaticamente o campo será preenchido com: localhost. A senha escolha: ragnarok. Veja a imagem abaixo, ela irá auxiliá-lo(a) melhor:




Após preencher os campos, selecione "Marcar All" e clique em "Executar", no final da página.
Nota: Claro que este é o usuário e senha padrão, então aconselho trocar. Mas o emulador está configurado para este usuário e senha, então se você deixar assim, não precisará configurar nada. Seu emulador já conseguirá conectar normalmente ao servidor.



5. Criando contas de GM

Esta é uma parte muito importante, vou ensiná-los(as) a criar uma conta de GM. Para isto, selecione o banco de dados 'ragnarok' que criamos e clique no "quadradinho" da tabela "login". Após isto, clique em "Inserir", no topo da página. Lá, basta preencher os campos e clicar em Executar. Veja a imagem:



No primeiro campo, sempre comece com o número "2000000". E então basta ir aumentando o número, caso queira criar mais contas de GM.


6. Criando conta com o No-IP

Esta parte é muito simples. Basta entrar no Site(o link esta logo acima na introdução) e clicar em "Create Account" e preencher os campos. Veja a imagem:



Após preencher os campos, clique em "I Accept, Create my Account". Agora vá até a Caixa de Entrada de seu E-mail para clicar no link de confirmação e pronto!


7. Criando redirecionador com No-IP

Esta é ainda mais fácil, vá ao Site do No-IP e entre com sua conta. Clique em "Add a Host" e no campo "Hostname" digite qualquer coisa, pode ser o nome do seu servidor ou qualquer outra coisa que você quiser e clique em "Create Host". Veja a imagem abaixo para auxiliá-lo(a):



8. Iniciando o No-IP

Abra o No-IP, entre com sua conta normalmente. Irá aparecer o host que você acabou de criar, clique no "quadradinho" para selecioná-lo até a expressão da carinha mudar para uma carinha feliz ou envergonhada. Feche o No-IP, certificando que ele estará minimizado na bandeja do sistema e pronto, No-IP iniciado com sucesso! Veja a imagem abaixo:



9. Configuração básica do emulador

Navegue até a pasta do seu Cronus SQL e entre na pasta "conf". Lá, abra o arquivo "atcommand_athena.conf".
Neste arquivo é definido os comandos de Players, Vips, GMs e etc.


Explicando como configurar:

Citação:
command_symbol: @
Aqui é o símbolo que irá preceder o comando. No caso, @item, @duel, @zeny e etc. Sempre será '@' antes do comando.
Para mudar o nível de GM que pode acessar o comando, basta trocar o número.


Ex:

Citação:
item: 60,60
Azul: Nível de GM para utilizar o comando @item. Está lembrado que definimos, na nossa conta de GM que criamos logo acima, o level para 99? Isto quer dizer que esta conta que criamos poderá usar o comando @item, pois aqui definimos o número "60", a conta que for de level 60 ou maior poderá usar. Se trocarmos para "0", por exemplo, os players normais poderão usar o comando @item, uma vez que o level 0 é Player normal.

Vermelho: Aqui fica definido os comandos para personagens, no caso o #item. No qual dará um item a um determinado jogador. É o mesmo caso do número em azul. A conta que for de level 60 ou maior poderá usar.

==

Agora abra o arquivo "char_athena.conf". A maioria das coisas aqui está em português, então é só dar uma lida no arquivo. As configurações mais importantes são:

Citação:
userid: s1
passwd: p1
Se você for um(a) garoto(a) esperto(a), deve ter percebido que na tabela login já existia uma conta com o usuário "s1" e senha "p1". O servidor utiliza esta conta para se conectar ao banco de dados. Este é o padrão, aconselho trocar depois por outra senha de sua preferência ou coloque apenas s2/p2.

Citação:
server_name: Cronus
Nome do seu servidor, que irá aparecer após a tela de Login, in-game. No caso está definido para "Cronus".

Citação:
//login_ip: 127.0.0.1
IP do login-server. Aconselho deixar 127.0.0.1 ou o seu host criado com o No-IP ou o ip interno de sua máquina, mais para frente ensinarei como descobrir seus IP's . E não se esqueça de descomentar a linha, tirando as //.

Citação:
login_port: 6900
O servidor de personagens irá se conectar ao servidor de Login através desta porta. Esta é o padrão, aconselho mudar, apesar de não adiantar muita coisa.

Citação:
// char_ip:127.0.0.1
IP do char-server. Mesmo do IP do login-server. Deixe 127.0.0.1 ou o host criado com o No-IP ou seu ip interno. E descomente a linha também.

Citação:
char_port: 6121
Porta do servidor de personagens. Mesmo caso da porta do servidor de login.

Faça o mesmo esquema dos IPs e portas nos arquivos "map_athena.conf e login_athena.conf". O resto basta ir lendo os arquivos para entender.


==

Depois eu edito o post colocando informações sobre a pasta battle. Mas adianto aqui que os arquivos lá, em sua maioria, estão em Português. Basta dar uma lida... É lá que será configurada as rates do servidor, nível máximo, status máximos, palletes de cores de roupa e cabelo, enfim, a configuração geral do servidor.

Abraços e até a edição do post!
Comentem sobre o que poderia ser colocado aqui que eu adicionarei. Fale sobre erros de Português também, não tive tempo para verificar, então se acharem algum, me mandem PM.

E este é meu primeiro tutorial, então se não estiver muito bem explicado me avisem para adicionar mais informações.

Obrigado a todos e grande abraço.


Créditos: Nosyel [Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]

Última edição por Nosyel; 23-05-2009 às 02:12 AM.
O Seguinte 18 Usuário(s) disseram "MUITO OBRIGADO" para Nosyel Por terem gostado deste post :
-Jeffer (14-01-2010), chestander (26-07-2009), cowboy furioso (24-05-2009), Drum And Bass (25-02-2011), Grauber (16-06-2009), guilhermepoli (24-08-2009), Hirani (20-09-2009), IceBot (14-06-2009), InFeCtEd (23-05-2009), jeeehcostaa (04-04-2012), johnscott (24-04-2010), Leandro559 (15-08-2009), Matt2 (22-05-2009), numb (22-05-2009), sergiolm12 (16-08-2010), smokelicioso (10-02-2012), tpcs_90 (23-05-2009), wantedgames (09-10-2009)
  #2  
Antigo 22-05-2009, 09:10 PM
Avatar de SUPREMO
Usuário Banido
 
Registrado em: May 2009
Posts: 41
MUITO OBRIGADO: 14
Agradecido 146 Vezes em 20 Posts
Reputação: 0
SUPREMO irá se tornar famoso o suficiente em breveSUPREMO irá se tornar famoso o suficiente em breve
Padrão Re: [Tutorial]Criação e configuração de servidores SQL Guia completo.

Otimo!
  #3  
Antigo 22-05-2009, 09:20 PM
Avatar de guinho w.a
Super Administrador
 
Registrado em: May 2008
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Posts: 25,476
MUITO OBRIGADO: 7,148
Agradecido 7,244 Vezes em 3,175 Posts
Reputação: 50
guinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputa
Padrão Re: [Tutorial]Criação e configuração de servidores SQL Guia completo.

Muito bom.
Fixado
__________________
ATENÇÃO PESSOAL:
Usem a [Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]antes de postar sua duvida ou criar um tópico, clique [Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]para pesquisar.
Faça Upload de suas fotos, envie seus arquivos gratuitamente, clique [Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ].
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
Por favor galera, ao criarem um tópico ou post, criar na área correta, que corresponde ao seu problema ou celular.
Não tiro duvidas por Mensagem Privada ou Mensagem de Visitante (Use o forum para suporte). Obrigado.

[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]





  #4  
Antigo 23-05-2009, 06:00 PM
Avatar de numb
Membro Participativo
 
Registrado em: Aug 2008
Posts: 70
MUITO OBRIGADO: 32
Agradecido 96 Vezes em 14 Posts
Reputação: 18
numb possui uma aura espetacular em sua voltanumb possui uma aura espetacular em sua voltanumb possui uma aura espetacular em sua volta
Padrão Re: [Tutorial]Criação e configuração de servidores SQL Guia completo.

Ótimo tuto ;D
  #5  
Antigo 14-06-2009, 01:10 AM
Avatar de IceBot
Membro
 
Registrado em: Jun 2009
Posts: 26
MUITO OBRIGADO: 18
Agradecido 1 Vez em 1 Post
Reputação: 0
IceBot é um desconhecido a essa altura
Padrão Re: [Tutorial] Criando e configurando servidor SQL - Guia completo.

ae mano fiz tudo certinho q se mandou deu certo e talz mas agora como eu entro no meu serv
  #6  
Antigo 14-06-2009, 02:06 AM
Avatar de Nosyel
Membro Senior
 
Registrado em: Jul 2008
Localização: Brasília - DF
Posts: 2,434
MUITO OBRIGADO: 1,942
Agradecido 498 Vezes em 104 Posts
Reputação: 46
Nosyel é explendido para se observarNosyel é explendido para se observarNosyel é explendido para se observarNosyel é explendido para se observarNosyel é explendido para se observarNosyel é explendido para se observar
Padrão Re: [Tutorial] Criando e configurando servidor SQL - Guia completo.

Olá amigo, vc deve fazer um patch para vc, aqui mesmo no fórum tem os tutorias para vc fazer o seu patch completo com hexed e tudo, esta tudinho aqui na seção de tutoriais, após fazer o seu patch, basta ligar seu servidor e logar pelo seu hexed, faça uma conta usando _M para conta masculina e _F para contas femininas, isso ai é o básico após isso é so se divertir, e lembre-se o seu servidor não morde por isso sinta-se livre para edita-lo, abraços e seja bem vindo qualquer coisa estarei por aqui
Os membros abaixo disseram "MUITO OBRIGADO" a : Nosyel por terem gostado deste Post :
pkozin (24-04-2011)
 

Favoritos

Tags
configuração, criação, ragnarok, servidor, tutorial


Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)
 
Ferramentas do Tópico

Regras para Posts
Você não pode postar novos tópicos
Você não pode postar respostas
Você não pode postar anexos
Você não pode editar seus posts

Código [IMG] Sim
Código HTML Não
Trackbacks are Não
Pingbacks are Não
Refbacks are Não

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
[Tutorial] Criando 2 servidores no mesmo login., 2 ou mais servidores na mesma pc. SUPREMO Tutoriais Line Age 3 17-10-2009 11:19 PM
[Tutorial] Criando servidor de Lineage 2. Nosyel Tutoriais Line Age 12 25-07-2009 07:30 PM
[TUTORIAL] NPC BUFFER, editando e criando npc buffer com script e template SUPREMO Tutoriais Line Age 0 01-06-2009 03:31 PM
Confira o guia completo e definitivo do Palm Pre tpcs_90 News Motomodd 0 25-05-2009 02:03 PM
Guia de Stamina Rappelz V!! Nosyel PC Games 0 12-10-2008 09:59 PM


Horários baseados na GMT -3. Agora são 03:11 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.6
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd. :: Translated by vB-Brasil
Revisado / Administrado por Guinho W.A Motomodd® - Todos os direitos Reservados