Motomodd > Regras e comunicados gerais > News Motomodd

Notícias

News Motomodd Novidades Sobre Tecnologia e GSM.

Resposta
 
Ferramentas do Tópico
  #1  
Antigo 29-11-2008, 11:32 AM
Avatar de felipe MP
Modder News
 
Registrado em: Sep 2008
Posts: 690
MUITO OBRIGADO: 1
Agradecido 1,014 Vezes em 502 Posts
Reputação: 25
felipe MP é uma jóia brutafelipe MP é uma jóia brutafelipe MP é uma jóia brutafelipe MP é uma jóia bruta
Padrão Como funciona o Wireless Application Protocol (WAP) do celular

Como funciona o Wireless Application Protocol (WAP) do celular


Você e milhões de pessoas no mundo todo usam a Internet todos os dias para se comunicar, acompanhar o mercado financeiro, ficar por dentro das notícias, conferir o tempo, fazer planos de viagem, conduzir negócios, fazer compras, se divertir e aprender.

Estar conectado se tornou tão importante que é difícil ficar longe do seu computador e da sua conexão de Internet, pois você pode perder uma mensagem de e-mail, uma atualização do mercado financeiro ou algumas notícias que precisa saber.

Com o seu negócio ou a sua vida pessoal tornando-se cada vez mais dependente da comunicação eletrônica via Internet, você pode estar pronto para o próximo passo e comprar um aparelho que permite o acesso à Internet móvel.


Telefone celular com Internet sem fio

É onde a Internet sem fio entra. Você provavelmente já viu notícias ou comerciais sobre os telefones celulares e os PDAs que permitem receber ou enviar e-mails.

Este parece ser o próximo passo lógico, mas existem algumas questões que surgem quando se pensa em comprar um aparelho de acesso a Internet móvel.

Serei capaz de navegar na Internet? Com que rapidez será possível obter a informação de que necessito? Você pode ter ouvido alguma coisa a respeito do Wireless Application Protocol (WAP) e imagina como ele funciona.

Neste artigo, você aprenderá o que é o WAP, porque ele é necessário e em quais aparelhos ele é usado.



A explosão do celular

Provavelmente, o fator mais importante no nascimento da Internet sem fio foi a proliferação dos telefones celulares digitais nos últimos anos.

A expansão da rede de celulares digitais e os serviços de comunicação pessoal (PCS - Personal Communication Services) criaram uma fundação sólida para os serviços de Internet sem fio. Estima-se que existam mais de 50 milhões de celulares com acesso sem fio em uso.

Em 1997, a Nokia, a Motorola, a Ericsson e a Phone.com se juntaram para criar o WAP porque eles acreditaram que um padrão universal era importante para o sucesso da implementação da Internet sem fio. Desde então, mais de 350 empresas se juntaram a elas noWAP Forum.


Fazer um site acessível através do aparelho sem fio é um grande desafio. Até agora, somente uma pequena porção dos mais de um bilhão de sites fornecem algum conteúdo para a Internet móvel. Como o uso dos dispositivos WAP está crescendo, espera-se que mais sites estarão interessados em criar conteúdo para a Internet móvel.

O WAP é projetado para funcionar em qualquer um dos serviços sem fio existentes, usando padrões como:

Short Message Service (SMS) (Serviço de Mensagens Curtas)

High-Speed Circuit-Switched Data (CSD) (Dados de Alta Velocidade em Circuitos Chaveados)

General Packet Radio Service (GPRS) (Serviço de Rádio Pacotes Geral)

Unstructured Supplementary Services Data (USSD) (Dados de Serviços Suplementares Não Estruturados)



Linguagem de marcação para aplicações sem fio (WML - Windows Markup Language)

O WAP usa a Linguagem de Marcação para Aplicações sem Fio (WML), que inclui a Linguagem de Marcação para Aparelho Portátil (HDML - Handheld Device Markut Language) desenvolvido pela Phone.com.

O WML tem as suas origens na Linguagem de Marcação Extensiva (XML - eXtension Markut Language). A linguagem de marcação é uma maneira de adicionar informação ao seu conteúdo, que informa ao aparelho que recebe o conteúdo o que fazer com isto.

A linguagem de marcação mais conhecida é a Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML - Hyper Text Markut Language). Diferente do HTML, o WML é considerado uma metalinguagem. Basicamente, isto significa que além do fornecimento de tags pré definidos, o WML permite que você projete os seus próprios componentes de linguagem de marcação. O WAP também permite o uso dos protocolos padrões da Internet, tal como o UDP, IP e XML.



Existem três razões principais pelas quais a Internet móvel precisa de um WAP:
  • velocidade de transferência
  • tamanho e capacidade de leitura
  • navegação
A maioria dos telefones celulares e PDAs com acesso à Internet tem taxas de transferência de dados de 14,4 Kbps ou menos. Compare isto com um modem, um modem a cabo ou uma conexão DSL de 56 Kbps.

A maioria dos sites hoje em dia esta repleta de gráficos que levariam muito tempo para serem baixados a 14,4 Kbps. O conteúdo da Internet móvel é baseado em texto, de forma a resolver este problema.

O tamanho relativamente pequeno do LCD de um telefone celular ou de um PDA apresenta um outro desafio. A maioria das páginas dos sites é projetada para uma resolução de 640X480 pixels, o que é perfeito se você estiver lendo em um computador de mesa ou um laptop.

Tais páginas simplesmente não cabem na tela de um aparelho sem fio, que talvez seja de 150x150 pixels. A maioria dos aparelhos sem fio usa telas monocromáticas. As páginas são mais difíceis de serem lidas quando a cor da fonte e do fundo se tornam tons similares de cinza.

Navegação é um outro assunto. Você acha o caminho por meio de uma página na web com pontos e cliques usando um mouse; mas se você está usando um aparelho sem fio, você geralmente usa uma mão para mudar as páginas.

O WAP leva cada uma destas limitações em conta e fornece um jeito de trabalhar com um aparelho sem fio comum.



Protocolo de aplicação sem fio



Isto é o que acontece quando você acessa um site usando um aparelho que usa WAP:
  • você liga o aparelho e abre um mini-navegador;
  • o aparelho envia um sinal de rádio, procurando pelo serviço;
  • uma conexão é feita com o seu provedor de serviços;
  • você seleciona o site que quer ver;
  • um pedido é enviado para uma porta de comunicação usando o WAP;
  • a porta de comunicação encontra a informação via HTTP do site;
  • a porta de comunicação codifica os dados HTTP como WML;
  • os dados WML codificados são enviados para o seu aparelho;
  • você vê a versão da Internet sem fio da página da web que você selecionou.
Para criar o conteúdo da Internet sem fio, o site cria uma versão especial no formato com poucas figuras. Os dados são enviados na forma HTTP por um servidor da web para uma porta de comunicação WAP.

Este sistema inclui o codificador do WAP, um compilador de script e adaptadores de protocolo para converter a informação HTTP em WML. A porta de comunicação então envia os dados convertidos para o cliente WAP no seu aparelho sem fio.

O que acontece entre a porta de comunicação e o cliente depende das características das diferentes partes da pilha do protocolo WAP. Vamos observar cada parte desse protocolo.



Pilha do protocolo WAP

  • WAE - o Wireless Application Environment (ambiente de aplicação sem fio) tem as ferramentas que os desenvolvedores de conteúdo da Internet sem fio usam. Elas incluem o WML e o WMLScript, que é uma linguagem de script usada em conjunto com o WML. O funcionamento dela é muito similar ao Javascript.
  • WSP - o Wireless Session Protocol (protocolo de sessão sem fio) determina se uma sessão entre o aparelho e a rede será orientada à conexão ou não orientada à conexão. O que isto significa é que o aparelho precisará ou não se comunicar em ambas as direções com a rede durante uma sessão. Em uma sessão orientada à conexão, os dados são passados em ambas as direções entre o aparelho e a rede; o WSP então envia o pacote para a Wireless Transaction Protocol layer (veja abaixo). Se a sessão é não orientada à conexão, normalmente usada quando a informação está sendo transmitida a todos ou está sendo seqüênciada da rede para o dispositivo, então, o WSP redireciona o pacote para a camada WDP .
  • WTP - o Wireless Transaction Protocol (protocolo de transação sem fio) age como um guarda de trânsito, mantendo os dados fluindo de uma maneira lógica e sem problemas. Ele também determina como classificar cada pedido de transação:
    • bidirecional confiável
    • unidirecional confiável
    • unidirecional não confiável
    As camadas do WSP e WTP correspondem ao Hypertext Transfer Protocol (HTTP) (Protocolo de Transferência Hipertexto) nos protocolos TCP/IP.
  • WTLS - o Wireless Transport Layer Security (segurança de camada de transporte sem fio) fornece muitas das mesmas características de segurança no Transport Layer Security (TLS) (Segurança da Camada de Transporte) (em inglês), parte do TCP/IP. Ele confere a integridade dos dados, fornece codificação e realiza a autenticação do servidor e do cliente.
  • WDP - o Wireless Datagram Protocol (protocolo de datagrama sem fio) funciona em conjunto com a camada de portadoras da rede (veja abaixo). O WDP torna fácil a adaptação do WAP a uma variedade de portadoras, pois tudo que precisa ser mudado é a informação mantida neste nível.
  • Portadoras de Rede - podem usar qualquer tecnologia existente que os provedores da tecnologia sem fio usam, contanto que a informação seja fornecida em nível WDP para a interface do WAP com a portadora.
Quando a informação é recebida pelo cliente WAP, ela é passada para o mini-navegador. Esta é uma aplicação pequena construída dentro do aparelho sem fio, que fornece a interface entre o usuário e a Internet sem fio.

Aqui está uma amostra da página inicial de um mini-navegador comum:


O mini-navegador oferece funcionalidade de fluxo contínuo

O mini-navegador não oferece nada além de navegação básica. A Internet sem fio ainda está longe de ser uma verdadeira alternativa para a Internet normal.

Ela está direcionada no momento para as pessoas que precisam se conectar em qualquer lugar.

O WAP Fórum está trabalhando continuamente nas especificações dos padrões do WAP para assegurar que ele se desenvolva de uma maneira útil e conveniente.


Espero que tenham achado legal esse topico.

Última edição por felipe MP; 29-11-2008 às 11:36 AM.
Responder com Citação
Os membros abaixo disseram "MUITO OBRIGADO" a : felipe MP por terem gostado deste Post :
Nosyel (23-07-2009)
Resposta

Favoritos


Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)
 
Ferramentas do Tópico

Regras para Posts
Você não pode postar novos tópicos
Você não pode postar respostas
Você não pode postar anexos
Você não pode editar seus posts

Código [IMG] Sim
Código HTML Não
Trackbacks are Não
Pingbacks are Não
Refbacks are Não

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
Configure a WAP do seu celular (Oi, Claro, TIM) guinho w.a Tutoriais Motorola 27 07-02-2011 09:53 AM
[Tutorial Z3] - Mapa de SEEM completo Z3 guinho w.a K1/K3/Z3/Z6 16 23-01-2011 11:53 AM
Emulador de PS2 para PC (PSX2) guinho w.a PC Games 17 13-12-2010 10:43 AM
ajuda de como por icones no celular. felipe MP v3re/v3t 29 27-03-2009 10:30 PM
Como agir ao celular ser roubado guinho w.a Tutoriais Motorola 1 13-09-2008 02:46 PM


Horários baseados na GMT -3. Agora são 05:01 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.6
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd. :: Translated by vB-Brasil
Revisado / Administrado por Guinho W.A Motomodd® - Todos os direitos Reservados